VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

Geisa52 03/06/2024

Ótimo livro nacional
Sem palavras para a trama desse livro,cada capítulo é uma história referente a cidade de Três Rios, de fácil leitura porém seria melhor ser menos contos e se aprofundar mais em alguns e cogitei fielmente em virar vegana ?

Michel.Stefanini 22/05/2024

VHS-cb180
Esse livro vai nos trazer dezoito contos com histórias relacionadas, a macabra cidade de três rios e a fire star locadora.
Cada conto com sua peculiaridade e um terror diferenciado, não podemos esquecer que cada conto contem uma música tema.
Uma história mais macabra que a outra.. e percebemos a qualidade dos contos pela profundidade que vc entra na história.

Super recomendo VHS pois ele é um tipo de livro único e diferente!!

Dandara 12/05/2024

VHS
VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, é a minha segunda leitura do autor César Bravo, sendo a primeira de contos. Diferente de algumas resenhas a respeito do livro, achei as histórias realmente "de sangue", de um terror, principalmente psíquico. Tal sensação por ser explicada, talvez, por eu ser iniciante nesse gênero. O fato é que gostei muito da leitura, são contos se leitura rápida e que te incitam a chegar ao final para se deparar com o desfecho. Recomendo!

Raikov 12/05/2024

Finalmente terminei o último livro da Darkside que faltava na minha lista e devo dizer, foi talvez a maior decepção do ano.

O livro é uma coletânea de contos relacionados, acho que se fosse determinar um protagonista seria a cidade de Três Rios no noroeste paulista. A cidade é amaldiçoada por natureza, até o próprio coisa ruim já colocou seus pés naquele solo.

Os contos são brutais e muitas vezes, tensos. O Sr Bravo escreve com uma exímia maestria, até os palavrões(aqueles que eu sempre reclamo quando leio) parecem ter se encaixado muito bem ao enredo. O que mais me chamou a atenção foi o Branco como algodão que trata sobre um detetive investigando a Loira do Banheiro uma lenda tipicamente brasileira.

Diferente de outras coletâneas de contos que li, nenhum aqui chega a ser realmente ruim. Mediano talvez, mal explorado também, mas ruim, ruim, realmente não tem.

O acabamento gráfico é perfeito, tem recorte de jornais, propagandas, tudo interligado com os contos lidos. Tem até o mapa da região e de cidades próximas, assim não deixa o leitor perdido. Sem contar é claro, a capa, que realmente parece uma fita VHS.

Mas Raikov, se você adorou o livro e disse que os contos são bons, qual é o real problema? O nome do problema é proposta.

O livro se vende como uma história onde o VHS será um elemento central. O primeiro conto deixa tudo pronto para uma coletânea de contos interligados sob essa estética.

Depois do primeiro conto sobre a locadora de fitas, nada mais é mencionado. Parece que o autor só esqueceu que o livro focaria nessas fitas amaldiçoadas. É uma promessa que não é cumprida. Quase nenhum dos contos tem relação com a locadora, não existe uma conclusão para o primeiro conto e nem faz sentido aquelas histórias estarem contidas em fitas VHS, pois a gravação não aparece.
Eu fiquei esperando um capítulo final onde tudo seria interligado e que as fitas amaldiçoadas vistas no primeiros capítulo teriam uma explicação, mas no fim nada.

Como os contos literalmente, destroem a proposta do livro e deixando mais perguntas que respostas. Eu dou nota 7/10. O livro é bom muito bom, mas deixa muitas lacunas abertas e não se atem a principal proposta do livro.

Pedro.shintani 27/04/2024

Terror, sangue, torniquete e são paulo
Vhs é a minha primeira leitura do cesar bravo e posso dizer também que é a minha primeira leitura de um livro nacional
O livro reúne contos que vão mudando de estilo de terror, como fantasmas, assombrações, maldições, pernas quebradas e sangue para todo o lugar.
Ésse é um livro que vai fazer o leitor querer ler mais e mais para saber o que acontece na cidadezinha maldita que cesar bravo criou.
Três rios, situada no estado de São Paulo é pra cesar bravo como castle rock é pra stephen king.
Uma leitura sangrente que vai deixar até os mais corajosos com medo de dormir à noite com a luz apagada

Raissa 21/04/2024

Terror nacional? Adoro!
Essa foi a minha primeira experiência com o autor e acabei gostando bastante de algumas histórias. O motivo de não ter dado uma nota mais alta foi porque credito que criei muitas expectativas em relação ao estilo de terror do livro; o autor em si consegue escrever coisas pesadas e viscerais, mas por se tratar de um livro de contos ele vai intercalando vários estilos diferentes (e isso inclui muito o gênero "suspense"), o que acabou quebrando o meu clima de achar que o livro todo seria voltado pra algo mais "grotesco". Enfim, mesmo com isso eu acabei gostando da escrita do autor e sei que futuramente vou procurar outras obras do mesmo ??

hmhenrique 23/03/2024

Viciante
Extremamente viciante e praticamente impossível de parar de ler. A leitura segue muito fluida apresentando contos fabulosos que prendem muito nossa atenção e muitos chegam a chocar com o encerramento.

A forma como César constrói a narrativa da cidade é incrível e cheia de suspense e emoção.

Muito orgulho de ter um autor como o César no nosso Brasil, apresentando livros incríveis para nós amantes do mistério/ terror.

Partiu ler o DVD e seguir impressionado com a narrativa de César Bravo.

Recomendo demais!!!

ORION 12/03/2024

Não se engane pela nota, eu gostei do livro.

O que me impediu de dar 4 estrelas? Alguns contos me pareceram crus... Não na escrita – Essa que, de nenhuma forma é um problema, sendo o ponto mais forte do livro no geral, mesmo as histórias que não gostei tanto, têm uma imersividade muito forte, me fazendo até algumas vezes, esquecer das obrigações e só parar de ler após o ponto final – mas sim no desenvolvimento. Contos como "Jezebel" me deram a impressão de serem curtos além da conta, fazendo sentir falta de uma conclusão mais satisfatória.

É um estilo de escrita. E não é ruim, Só não funcionou tão bem comigo.

Meu top 5:

09. Torniquete;
05. Bicho Papão;
11. Lugar Algum;
02. Chuva Forte;
16. Whey Protein.

Ler essa coletânea de contos foi uma experiência incrível e não atoa já estou com a continuação, "DVD", para ler em breve.

@mchka 25/02/2024

Grata surpresa no final
Comecei o livro e acabei não gostando muito dos primeiros contos, mas depois comecei a perceber que tinham ligações por toda a história e os contos começaram a ficar mais desenvolvidos. Passei a apreciar mais, o final foi mais do que imaginei!!

Alexandre 14/02/2024

Reflexões macabras
César Bravo é um autor brasileiro, publicado pela editora Darkside e sua obra representa um trabalho ímpar, com um estilo e histórias ímpares. Para quem gosta de terror, horror e ambientes anos 80, esse é o seu caminho.

Eustaquio3 13/02/2024

Sensacional
(esqueci completamente de atualizar minhas leituras no app, mas importante é o hábito constante da leitura, então vamos lá )

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue é o primeiro livros de contos que me arrisco a ler e não poderia ser melhor, em uma das temáticas que eu mais amo.

O autor carrega consigo uma identidade e um cuidado na escrita, para que suas estórias ocorram em cenário nacional, o que eu acho demais, tudo se passa em um interior de um estado que após o segundo livro lido do autor, sempre verei como macabro. hahaha

Maioria dos contos são de tirar o fôlego, pela descrição minuciosa, o suspense e no fim? Muito sangue.

Contos que particularmente mereciam um livro próprio, e caso leia atentamente, as referências presentes entre os contos e dão uma espécie de união agradável ao livro.

Outros contos não me prenderam tanto quanto eu esperava, mas no geral, VHS mantém o apreço e admiração que sinto pelo nome Cesar Bravo.

antonio.autor 13/02/2024

Três Rios NÃO é uma cidade (pequena)
"Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas".

A primeira frase da sinopse que fica atrás do livro já fisgou a minha atenção. Por ter crescido em uma cidade pequena fiquei esperando por certos elementos que são comuns nessas cidades, mas não tem nada disso em VHS.

Não tem aquela atmosfera de que todo mundo se conhece, de um tomando conta da vida do outros. As brigas políticas com os mesmos políticos de sempre. Ou as super personalidades que se atravessarem a fronteira ninguém conhece.

Inclusive, naquelas informações sobre a cidade no início do livro diz que ela tem uns 300 mil habitantes e, em um dos contos, um personagem fala que a cidade é grande.

Não sei se foi erro de quem fez a sinopse ou o escritor se esqueceu da própria proposta. De qualquer modo, a cada conto o problema fica pior, porque as ligações entre os contos é muito fraca. Alguns nem tem ligação entre si. Também não há elementos que caracterizem a cidade. São 19 contos e tudo que há para dizer de Três Rios é que é estranha.

No fim, Três Rios não parece ser uma cidade, tirando os contos do matadouro, o resto poderia se passar em qualquer outro lugar.

Tá bom, já entendi o seu ponto Antônio, mas os conto em si são bons?

Queria muito dizer que sim, mas só gostei de uns quatro, apesar de serem muito bem escritos, achei as tramas sem sal. Talvez quando César Bravo publicar um romance eu leia, ele escreve bem, porém não tô animado para mais contos dele.

kaká 12/02/2024

VHS é o segundo livro de César Bravo que leio, e digo que ele chega a superar 1618, o qual também gostei bastante.

De início não tinha me tocado que se tratava de uma junção de contos ao invés de um romance só, mas gostei bastante. Arrisco a dizer, inclusive, que apesar de meu pouco conhecimento das obras do autor, a escrita de Bravo (que é sensacional) se dá melhor nesse formato.

Apesar de serem contos separados, cada qual com sua individualidade, todos estão conectados, de certa forma, por transcorrerem na região de Três Rios. A forma como alguns nomes e fatos são mencionados, seja em artes ou citados nos contos, e depois são retomados e aprofundados em outras partes do livro, é incrível. A edição também é muito bonita e parece ajudar a contar a trama geral, especialmente através das reportagens, documentos e fotos apresentados ao início (especialmente) e ao decorrer do livro.

Mas o que faz VHS ser, verdadeiramente, o que é, é a habilidade de Bravo de criar e contar suas verdadeiras histórias de sangue. Várias narrativas vão permanecer no meu imaginário por bastante tempo, as quais eu destaco Chuva Forte, Quando as Mariposas Voam, Branco Como Algodão, Torniquete e Zona de Abate - Matadouro 7 como sendo as minhas favoritas (menção honrosa a Três Que Capturaram o Diabo e HSBF6-X).

Rafa / @rafael.biasotto 31/01/2024

Uma bela obra nacional.
Após algum tempo lendo apenas Stephen King, terminei essa maravilha do César Bravo que foi minha primeira leitura nacional.

Quero ler os outros livros dele pra saber mais dessa cidade bizarra chamada Três Rios.

Cada conto é uma viagem diferente, que aos poucos vão se intercalando com outros e assim ficamos conhecendo mais sobre a cidade e seus moradores.

Isabela934 23/01/2024

Bravo, O Brabo
Definitivamente eu amo a escrita do Bravo. Esse é o terceiro contato que tenho e tenho que dizer que o que me decepcionou foram os altos e baixos entre os contos, confesso que ficava desanimada quando eu lia um conto meio "nhé", enquanto tinha contos absurdos, fortes, que davam até gatilhos, outros eram tão fracos que não pareciam ser do Bravo, mas faz parte, o livro termina com chave de ouro o que compensa demais.
Os contos que mais gostei foram:
3- Quando as mariposas voam

5- Bicho papão