Pós-verdade e Fake News: Reflexões Sobre a Guerra de Narrativas

Pós-verdade e Fake News: Reflexões Sobre a Guerra de Narrativas Mariana Barbosa

Resenhas -

li_mfr 03/04/2023

Pós-verdade
Hoje é difícil o dia em que logo nas primeiras horas da manhã não nos deparamos com notícias falsas. Notícias, que para além de falsas, são disseminadas com o propósito de "... enganar, e enganar para um lado específico..." e geralmente com objetivos escusos.
Este livro é muito importante ao nos fazer pensar sobre como estamos a mercê de trilharmos um caminho espinhoso e talvez sem volta diante de tanto engodo e manipulação.
Um livro com diversos artigos maravilhosos, que nos fazem compreender melhor essa loucura que vivemos ultimamente e que nos faz ter mais vontade de aprendermos para ao menos tentarmos sermos as vozes dissonantes em um mundo que a informação mais fácil é a preferida e que a grande maioria das pessoas não estão dispostas a procurar pela verdade.

Marco 29/05/2021

Pós verdade
O livro cumpre bem sua proposta de nos inteirar de forma sucinta e direta ao assunto exposto, é uma leitura agradável e uma boa introdução ao tema

Cristiano.Goes 13/02/2021

POS VERDADE
Esta nova palavra é sinal dos novos tempos. Os autores nos trazem diversas reflexões sobre o mundo da pós verdade, das fake news, do mundo digital, do avanço do autoritarismo. Recomendo a leitura neste mundo caótico atual.

Neto.Furtado 26/08/2020

O tormento das Fake News e o meu TCC
Livro indicado pelo Joel Pinheiro, no qual é autor de um dos artigos deste livro. Obrigado Joel.

O livro procura compreender este fenômeno, que embora não seja recente, possui uma nova forma destoando das "notícias falsas" de outrora. Se antes a "mídia mainstream" era quem determinava o padrão das informações, hoje com a internet e um Smartphone, qualquer um pode ser um jornalista. Tal revolução é comparada com as inovações que a imprensa de Gutemberg trouxe a nossa civilização. Se por um lado observamos - e absorvermos - a democratização da informação, por outro somos castigados por debates no Facebook fundados em fake news.

O livro ilustra também os efeitos psicológicos das fake news, o viés de confirmação, o efeito manada; seus efeitos políticos e econômicos e como o governo, empresas e indivíduos podem agir para evitar a disseminação das fake news. Quanto ao governo, requer um cuidado especial, uma moderação. Afinal, como bem retrata a teoria da escolha pública, um remédio pode ser pior que doença em si. Qual é o limite - se é que possui um - da liberdade de expressão? e a liberdade de imprensa?

Destaco especialmente os conceitos utilizados para identificarem as fake news e seus pilares. Fake News é uma notícia falsa. Esse conceito não ilustra a vasta área cinzenta do que realmente é fake news. Uma notícia enviesada é fake news? E sensacionalista? E quando um meme é confundido com uma notícia? Ou então quando um jornalista comete algum erro, é fake news?

A recomendação ao legislador, apesar de não estar tacitamente no livro, é que o projeto não pode focar-se nos conteúdos das mensagens. Esqueça "o discurso de ódio". O legislador deve investir seus esforços na forma em que a mensagem é divulgada, assim como manter um diálogo com a sociedade civil e as empresas de comunicação. Só assim afastaremos o temor de um cerceamento da liberdade e combateremos os males das fake news.