O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

Isa 23/03/2021

Muito bom...
Desgraça, confusão, preconceito, injustiça, realidade e a "animalização" do ser humano (que, por natureza, é animal, de qualquer maneira). Tudo isso pode representar "O cortiço".
Gostei muito e aprendi muitas coisas relativas ao Brasil da época e também conheci diversas realidades. É muito enriquecedor conhecer realidades diferentes da minha, faz com que seja mais grata e compreensiva.
Gostei das características do naturalismo. Antes de O cortiço, li O guarani, que é uma obra do Romantismo, movimento muito contrário ao naturalismo. Gostei mais de toda a realidade apresentada pelo naturalismo (extremo do realismo), do que da idealização, no Romantismo.
Guilherme.Maia 23/03/2021minha estante
Que resenha boa, amei!

Isa 23/03/2021minha estante
Obrigada! Você já leu "O cortiço"?

Milena300 23/03/2021minha estante
os clássicos brasileiros, apesar de muita gente torcer o nariz, são excelentes. Amo mto todos eles. Passei minha adolescência lendo-os kkk fui entrar em outros autores, de fato, algum tempo depois de sair da escola e já ir pra faculdade.

Milena300 23/03/2021minha estante
eu (geração pre-modernista e anterior à ela, até o romantismo) e meu irmão mais novo (geração mais mordernista)

Isa 23/03/2021minha estante
Com certeza, eu não sei o porquê de verem tão mal a literatura brasileira! Li poucos clássicos do Brasil, mas, os que li, gostei muito!

Isa 23/03/2021minha estante
Estou com 13 clássicos brasileiros aqui para ler durante este ano, todos parecem muito bons!

marialuiza1 03/09/2022

primeiro clássico brasileiro
gente do céu, esse livro é uma loucura!
por ser o primeiro livro de prosa clássico que eu li, achei MUITO bom mesmo!
confesso que eu lia, lia, lia mais um pouco e não passava de 10 páginas, achei meio cansativo.
mas em questão de dificuldade não me preocupei, acompanhei junto com o áudio livro e achei 10000x mais fácil, entendi tuuudo.
a história mostra as mazelas da sociedade e as dificuldades das pessoas pobres no fim do século XIX, são retratados muitos tabus e tem várias reviravoltas!
recomendo

Jéssica 07/04/2023

Realidade nua crua
Naturalismo não é meu gênero favorito mas, "O Cortiço" é fenomenal. É incrível como as palavras podem causar tantas sensações. Lendo o livro, me sentia realmente dentro daquelas intrigas, sentindo todas aquelas aflições e todas as sensações físicas, o calor, os cheiros (bons e ruins) e a vida sofrida daquela gente que só sobrevivia. O Cortiço em si é um personagem que vai mudando conforme os "ventos da mudança", enquanto a velha desigualdade social e econômica é a mesma. Os demais personagens são cativantes, não no sentido de serem boas e virtuosas pessoas, mas, pelo contrário, por serem pessoas reais e, por vezes odiosas até. Leitura necessária para entender "na pele" o processo histórico do nosso país.

Daniel Nunes 19/09/2020

um clássico que te leva ao Brasil do seculo 19 que faz o leitor se apaixonar por alguns personagens e odiar outros.

Rodriguinho @literario.rojo 28/01/2022

“E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo uma coisa, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.” (pág. 19)

E nascia o cortiço do ambicioso português João Romão que morava no bairro do Botafogo no Rio de Janeiro no final do século 19, é dono de uma venda, uma pedreira e do cortiço, o português desde jovem trabalhou para acumular capital e adquirir bens, o mesmo se relaciona com Bertoleza, uma escrava fugida que no qual João forja uma carta de alforria fazendo-a acreditar na sua liberdade. João tinha uma disputa com outro comerciante português que tinha um sobrado em frente ao cortiço e o mesmo representa a ascensão da burguesia, no qual ele só tem status devido seu casamento com a prestigiosa Estela.

Outros personagens que dão forma ao cortiço para a história e entre eles destacamos Rita Baiana, negra que o autor descreve sendo sensual e que encanta a todos com sua dança, e ela namora o negro Firmo, mestre de capoeira que curte um bom samba.
A rotina do cortiço se altera com a chegada do português Jerônimo e sua família e o mesmo se apaixona perdidamente por Rita e toda confusão segue se desenrolando.

O grande personagem nesse enredo todo é o Cortiço que vai sofrendo as transformações com o decorrer do tempo e os personagens que ali vivem são comparados a animais pelo autor. Uma obra recheada de desgraça, confusão, injustiças, preconceitos, sociedade degrada, realidade nua e crua de uma obra do período do Naturalismo de grande importância para a literatura brasileira.

nath191 11/11/2021

Surpresa
Acredito que não vou ser capaz de escrever uma resenha que faça jus a esse livro, mas vamos lá.

Primeiro a escrita: Muito mais simples do que imaginava.
Já li livros contemporâneos mais difíceis que esse.
Super envolvente, alguma horas não tava acontecendo de demais, mas ainda assim eu estava empolgada simplesmente pela leitura.

Segundo, o contexto: o realismo/naturalismo é a minha escola literária favorita e obras como O Cortiço são o motivo disso.
O lema desse livro é: se o ser humano pode fazer algo para prejudicar o próximo, ele VAI prejudicar. Essa abordagem que difama o homem, trata-o como animal e vítima de seus instintos é fenomenal.

Terceiro, assuntos abordados: O Cortiço se trata literalmente do surgimento e da vida dentro do Cortiço São Romão.
Após compreendermos como esse cortiço se ergueu, a partir da ambição de Romão, passamos a acompanhar a vida de alguns moradores como a Rita Baiana, Albino, Bruno e a esposa(cujo nome não me recordo), Jerônimo e Piedade, Isabel e sua filha Pombinha, Das dores, Machona, Bruxa, Alexandre e outros.
Em resumo, temos disputadas entre brasileiros e portugueses, traições, fornicação, prostituição, homicídio, estupro e muitas outras coisas(por isso eu digo sobre o lema)
É um compilado com o que há de pior na sociedade.
Porém, o que faz desse livro uma obra de arte, é que não é um exagero (Como as obras românticas), foca nesses assuntos mas retratando exclusivamente a realidade da sociedade. Tudo o que é relatado ali poderia ser dito há 200 anos, pode ser dito hoje e continuará assim por muito tempo ainda. O Cortiço é um clássico exatamente por ser atemporal e muito provavelmente é também universal.

Se algum momento da sua vida tiver a chance de lê-lo, aproveite porque vale a pena.
Pablo Paz 06/11/2023minha estante
Muito boa, essa resenha!

Bia 07/08/2021

Imaginei que fosse demorar bastante pra ler, mas apesar disso eu gostei muito do livro e não achei que fosse ficar tão triste com esse final.

Antonio.Junior 06/11/2021

"...como larvas no esterco."
Me reconciliei com o autor. Já havia lido antes O Mulato, obra Naturalista, mas que ainda mantinha um dos pés no Romantismo, que devo dizer, não me surpreendeu muito na época em que li. Porém com este livro foi diferente, vemos um Aluísio de Azevedo muito mais maduro, com uma escrita muito mais característica e engajada. A estética Naturalista está em seu auge aqui. Um retrato verdadeiro da sociedade brasileira marginalizada, das hipocrisias da burguesia, da crueldade e da miséria humana.

guto64 06/06/2022

obra real, natural e realista
O Cortiço é um clássico da literatura brasileira, uma obra por muitos classificada como naturalista e por muitos outros realista é muito interessante. Eu o li para a escola, mas encantei-me com a obra! é um dos livros preferidos do meu professor preferido, e ele queria muito que eu o lesse. Lá na escola ele faz um projeto de em que todos mês ele manda um livro e nós o apresentamos para a sala, e então como ele que muito que eu lesse essa obra, ele me mandou ler este livro!

O livro apresenta problemas do século XIX (quando foi escrito), mas que muitos perduram até hoje, como o adultério (exemplo: Piedade e Jerônimo, que o homem traiu sua esposa com Rita Baiana, e também temos o exemplo de Leocádia que traiu seu esposo, o Bruno com o Henrique).

O livro também trata a questão da homossexualidade, tratemos com exemplo, o Albino, lavadeiro lá do Cortiço de São Romão.

Também temos a família da Marciana, que, após sua filha engravidar do caixeiro da taverna de João Romão, surtou e fez um escândalo no pátio do cortiço, foi expulsa de lá junto com a filha.

Kaprãn 06/04/2022

Atual
Esse livro foi o marco do realismo aqui no Brasil e é tão real que até hoje continua atual. Sem máscaras Aluizio escancara todas as mazelas da sociedade, como se fossem animais.

Escritor.Lucas 13/10/2021

Extremamente atual
Clássico da literatura nacional, publicado originalmente em 1890. A naturalidade que o autor descreve as desgraças do cotidiano, faz com o que o livro pareça ter sido publicado no século 21. Nem preciso recomendar

Kailane 19/01/2023

Esse foi o meu primeiro romance naturalista, e apesar do choque no início da leitura eu me diverti bastante com os personagens, gosto do jeito que o livro retrata os problemas da época que acabam sendo os mesmos até hoje nesse país ao dar um passo pra frente volta dois pra trás...

Haru 30/06/2021

Excelente livro
Realmente, ler O cortiço significa imergir dentro de uma realidade tão próxima e distante de nós ao mesmo tempo. O cortiço joga em nossa face toda a hipocresia humana, mostrando a miséria, a mentira etc. Ademais, ler este livro significa visitar a verdadeira família brasileira kkkk amei, amei.

lenardolucasa 07/04/2021

Não funcionou como esperava
O livro tem uma trama muito boa, personagens bem marcantes, é notável a brasilidade na obra, falando da história como um todo ela é muito boa, mas infelizmente a maneira como foi escrita não me agradou, tive que ler a mesma página várias vezes, e acabou sendo uma leitura arrastada, imagino que esse livro deva se beneficiar de uma releitura.