O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

Angelina 31/05/2024

Um clássico da literatura naturalista
O cortiço é um romance naturalista escrito pelo maranhense Aluísio Azevedo. O livro retrata a interação entre imigrantes europeus, nativos brasileiros brancos e afrodescendente.

Nessa obra vemos a principal característica do naturalismo: A animalização do homem. A todo momento são feito comparações e comentários que assemelham os personagens a animais.

Algo que me mostrou fortemente o determinismo (fórmula bastante aplicada aos textos naturalistas) foi o que acontece com a personagem Pombinha mais para o final do livro. Ela apesar de ser uma menina que tinha tudo para dar certo acaba se tornando uma prostituta, mostrando que ela se tornou fruto do meio em que viveu.
Outro momento em que isso acontece é quando Piedade culpa o cortiço por ter mudado o seu marido que se encontrou mudado após o contato com o mesmo. Todavia a mesma (Piedade) não fugiu dos males do cortiço.

Vemos claramente uma linguagem objetiva, temática de adultério, antirromantismo e a decaída da imagem feminina onda ela passa a ser vista como adúltera.

O cortiço é definitivamente um clássico da literatura brasileira naturalista.

O avaliei com ???? mais por uma questão pessoal, já que não curto muito livros tão clássicos assim.

Mas o avaliando como uma obra naturalista ele é definitivamente ????? // um exemplar perfeito

Melry.Carla 14/05/2024

O cortiço
Li essa obra quando estava no ensino médio, lembro de ter gostado. Ler outra vez e agora muito mais madura, a interpretação é muito melhor.
O enredo retrata muitas mazelas sociais, assuntos que ainda eram tabus para a época, como homossexualidade, alcoolismo e prostituição.
Partes engraçadas, mas também há muito que se refletir.
Uma leitura que vale a pena.

Maria 07/05/2024

Melhor literatura nacional que li até agora
O livro em si foi muito bom e melhor do que imaginei, os pontos que ele perdeu em relação a minha avaliação foram apenas em relação que em alguns momentos a leitura foi bem arrastada, mas é uma boa leitura, me diverti bastante e ri muito com certas parte KKKKKKKKK e gostei bastante que ele retrata bem o contexto de como é a vida nos Cortiços. Bem interessante

Yasmim439 26/04/2024

O cortiço
"pobre gente miserável, que mal podia matar a fome com o que ganhava. Ainda assim não havia entre eles um só triste."

-pag 62

gui.miqln 24/04/2024

Indispensável; um grande amontoado de diversos sentimentos.
"O cortiço" foi o meu primeiro contato com clássicos brasileiros, através de indicação de um dos meus professores. Quando dei início a leitura eu conseguia imaginar de tudo, tudo mesmo, mas quem diria que a mesma tomaria tal rumo. É um livro que realmente exige um grande tempo de seus leitores, no meu caso não foi apenas o tempo, mas sim a paciência; pois, através do mesmo, pude notar de fato o quão descritivas as obras naturalistas são.

"As pessoas às vezes comportam-se como animais". Serei sincero ao dizer que, a princípio, a leitura não me conquistou. Quando fazia os "históricos de leitura" aqui no Skoob eu não economizava críticas negativas ao livro e até mesmo à escrita do escritor. Eram tantas descrições, tantos detalhes excessivos introduzidos dentro da obra ? mesmo estando na metade do livro ?, que já estava cogitando em abandonar a leitura, mas decidi continuar, levando em consideração que foi indicação do meu professor, e digo a vocês: melhor decisão já feita. A partir dos 70% do livro, ele se demonstra uma obra espetacular, continuei lendo cerca de um a dois capítulos por dia; mas não cheguei a priorizar tanto a leitura do mesmo, e, apesar disso, ele conseguiu alcançar grande parte das minhas expectativas.

A ganância, ambição e a incompreensão de certos personagens dentro do livro dói muito. Certos não, mas a maioria. Um dos fatores para eu não estar gostando de início foi isso, não há um personagem dentro desta trama no qual seu leitor consiga se conectar, é uma perversão inimaginável que, quanto mais você lê, pior se torna. Após lerem esse treco, leiam novamente a frase acima que está entre aspas, a mesma fará mais sentido após tudo isso descrito por mim.

Para o aclamado "O Cortiço" eu finalizo com a nota 6,5/10. Reconheço a grandiosidade da obra após lê-la, mas a sua narrativa tão descritiva não me cativou, mesmo tendo ciência de que essa é uma das características naturalistas. Entretanto, tenho certeza que numa releitura da obra a nota aumentaria, pois não sofreria o choque de tantos personagens introduzidos de uma maneira tão vaga e insossa como foi de primeira. Eram tantos personagens que há estava ficando confuso, e de fato ficou. Porém, como eu disse: agora estando habituado ao livro, tenho certeza de que numa futura releitura a nota aumente, nem que seja apenas para fechar esse 6,5 como um 7. Recomendo a leitura.

Wolsey 22/04/2024

Atual há quase dois séculos.
História excelente, contada magistralmente, que leva o leitor em expectativa até a última linha sem sacrifício.
A riqueza e a variedade dos personagens encanta, assim como a caracterização dos ambientes e situações bizarras, tragicômicas e hilariantes, incrivelmente realistas.
Maravilhoso!

cachs_cacheados 12/04/2024

É tanta desgraça ao mesmo tempo que eu fico perdida nas picuinha desse povo
Confusao atras de confusao, picuinha atras de picuinha, simplesmente perfeito, amei esse livro, a leitura é fluida, o aluisio descreve tao bem as cenas que realmente parece um filme, eu sinto que isso faz que a gente nao se esqueça do livro. Os personagens incriveis, pombinha foi a que mais me chocou ne (por motivos obvios). Ja tenho repertorio pra redaçãoooooooo uhuuuu

isadormiu 07/04/2024

Que livro lindo!
Ao início do livro eu achei ele chato, esquisito, detalhista ao extremo?mas ao decorrer da obra fui me adaptando à escrita.
Gostei muito do livro por trazer uma realidade que não é vista muitas vezes. O João Romão é um exemplo de meritocracia, mas também de como o ser humano pode ser mau. No livro ocorre uma zoomorfização dos personagens que me deixou desconfortável, mas mesmo assim, tem uma essência única, eu nunca tinha lido algo assim, gostei demais! E que final ein? é de cair nos peixes.

Maga 31/03/2024

Homens ou animais? Ou os dois estão intrínseco um ao outro?
Um Livro com uma crítica social fortíssima. Traz personagens inescrupulosos dispostos a fazer tudo para o ganho próprio.
O personagem principal João Romão, é um homem avarento, ambicioso, egoísta e sem escrúpulos. O autor o descreve com uma riqueza de detalhes que assombra o leitor, em imaginar que exista alguém tão amante de si mesmo.
Fiquei chocada com o desenvolvimento da história, me perguntei inúmeras vezes como pode existir pessoas capazes de fazer tanto quanto os personagens fictícios desta obra.

Sentir muita compaixão por alguns personagens, que viveram tão infelizes, e tiveram um fim tão trágico. Sentir muito por tantas pessoas sofridas e sem perspectiva de melhoria. Chorei, por quê doeu saber que infelizmente essa realidade cruel perdura ainda nos dias de hoje.

As mazelas e desigualdades sociais estão vivas e presentes no cotidiano de uma grande parte da população brasileira e mundial. A disparidade socioeconômica é algo palpável e eminente no nosso dia a dia.

Se faz necessário uma humanização das pessoas para que diminua o abismo da injustiça social.

Esperava um desfecho um pouco humanizado, mas confesso, que o livro cumpriu seu papel de mostrar a vulnerabilidade socioeconômica, e a face inescrupulosa da sociedade brasileira.

RenanSantana1 12/03/2024

Denso
Nas 224 páginas acompanhamos a trajetória de pessoas que compartilham suas vidas em um cortiço em Botafogo, Rio de Janeiro.
Aluísio narra a história dessas personagens da maneira mais visceral possível. O final é dos mais tristes.

camilapiassa 29/02/2024

Impressionante!
Fiquei impressionada com inúmeras coisas? Não é uma leitura fácil e fluída, é densa e complexa, principalmente pela linguagem da época. Os temas tratados também são sensíveis e me deixaram reflexiva em muitos momentos.

Posso dizer que terminei essa leitura diferente de quando comecei, ela colocou muitas coisas em perspectiva pra mim e foi muito interessante mais do que saber sentir como era a vida nos anos 1800.

Eduardo1927 25/02/2024

Poço sem fundo
Sem palavras para esse livro. o que sinto é uma mistura de raiva e revolta

acompanhar essa história foi como estar preso em uma sala escura cheia de pessoas e ser obrigado a tirar em alguma direção. é desesperador imaginar tantos cenários onde só existe injustiça, preconceito e desesperança

Samuel861 11/02/2024

O reflexo de uma sociedade.
Aluísio Azevedo apresenta realidades sociais de sua época, desvendando os comportamentos de uma sociedade animalizada e complexa de maneira espetacular.
Alguns assuntos e personagens poderiam ter sido mais explorados, mas sem dúvida o livro faz juz aos clássicos da literatura brasileira.

duda 09/02/2024

É mágica a forma como a narrativa te prende do início ao fim. Um clássico da literatura brasileira que conseguiu mostrar a realidade da crueldade humana, desejos que resultam em egoísmo. É emocionante como as novelas antigas da Globo e cada detalhe é colocado de maneira que não é por acaso. Perfeito! Sinto orgulho pois o autor é maranhense como eu!