O Inconsciente Explicado Ao Meu Neto

O Inconsciente Explicado Ao Meu Neto Elisabeth Roudinesco

Resenhas -

jdsdnt 14/03/2024

Explicado a uma criança
Um livro bom, simples e de rápida leitura; não é introdutório nem nada, perfeito para ler para uma criança.

Eduarda.Peeters 01/03/2024

Leitura rápida e fluída. é bom para explicar de forma didática e com exemplos o conceito de inconsciente. senti que a autora se perdeu em algumas explicações mas gostei do livro como um todo, li em 1h

gi leite 13/02/2024

O livro é importante para nós iniciantes no estudo da psicanalise se propõe a explicar um conceito fundamental para quem se interessa pela área: o inconsciente. Confesso que em partes achei um pouck maçante a leitura, porém o conceito é destrinchado e fica claro na medida do possível para os iniciantes. É um ótimo livro introdutório e a conexão com elementos com a cultura pop é fundamental para ilustrar e trazer clareza a cada questão abordada. O sistema de perguntas e respostas também é muito interessante.

@Marverosa 27/06/2023

Bem mediano
Esperava bem mais. O livro não tem uma sequência lógica, lança conceitos e opiniões de psicanálise. O neto parece ter idade de adulto pra conversa, o recurso forçado e muito peso de
Mão do autor na obra.
Não gostei. Vale a pena por algumas referências captadas.

Candido Neto 25/03/2023

Previsível
Esperava mais, apesar do título.
Rápido, fluido e claro, conciso.
Serviu pra ratificar o que eu já sabia, meus conceitos depois de tanto tempo ainda são vigentes e bem fundamentados.

Luiza Carvalho 09/03/2023

Foi uma recomendação da minha terapeuta (kkkkk risos) e eu realmente gostei mt da leitura
o q mais me pegou foi quando ela fala dos estudos de freud sobre a infância (até os 4 anos) juro, alugou um triplex na minha cabeça

Paulo Augusto 23/02/2023

O que é o inconsciente?
Confesso que li e me ajudou a clarear algumas ideias. Porém se fosse da área de psicologia, acredito que ia ser mais significativa a leitura. O livro traz uma série de livros, filmes e situações para ajudar na compreensão do ponto de vista da autora. Uma rápida e boa leitura para quem não é da área.

DebyCCruz 23/01/2023

É um livro que por si só é didático mas senti que é bastante repetitivo, porém interessante para entender de forma simples.

Rafa 09/01/2023

Uma leitura leve e incrível
Elisabeth Roudinesco é uma referência em psicanálise, seus escritos são verdadeiras obras primas. Neste livro não poderia ser diferente, o texto com uma escrita tão leve, com as palavras sutis... palavras estas que literalmente fazem parte de uma conversa explicativa, mas ao mesmo tempo descontraída com uma criança que quer entender mais do mundo. Amei!!

carol cadelinha da jude 30/11/2022

O inconsciente explicado ao meu neto
eu achei um livro muito bom, é uma leitura pequena e flui bem, as explicações são muito boas e a linguagem muito fácil de entender

Camila 14/11/2022

li este livro por indicação de uma professora para o meu TCC e agora entendo o motivo dessa escolha: simplicidade. a psicanálise é ilustrada de forma simples e direta, com frases de fácil compreensão. muito diferente dos escritos que temos acesso do tema. gostei muito e acredito que vale a leitura para todos que tem interesse no assunto!

Bruna 05/10/2022

O livro é bem introdutório sobre o tema, mas acho que se perde em alguns exemplos e os caminhos que escolheu não encaro como os melhores. Vale a leitura, mas no fim ele termina e pronto sem desenvolver um desfecho ao tema, simplesmente: fim, dando essa sensação de que acabou ?do nada?.

EstherWars 20/09/2022

Uma breve apresentação da psicanálise
O livro inicia como uma conversa entre a célebre historiadora e psicanalista Roudinesco e alguns jovens adolescentes. Há algumas provocações em relação ao saber do inconsciente que são interessantes.
O livro mostra uma diferença cultural bastante acentuada entre pré-adolescentes franceses comparando aos brasileiros. Em exemplo: o conhecimento já acumulado da escola, o pensamento crítico já em estágio notório de desenvolvimento, o interesse pelas questões primordiais... me indaguei bastante sobre essas conversas transcritas terem realmente acontecido, sobretudo ao sentir que as questões não estavam bem alinhavadas com o rumo da conversa. (O que pode muito bem ser apenas uma destoante estética de narrativa atribuída à tradução).

De forma breve, o livro serve para suscitar algumas primeiras perguntas acerca do inconsciente. Nada novo para quem já é minimamente versado na psicanálise.

[[[[Acho que me frustrei com o livro pois esperava algo bem diferente... algo como "psicanálise para dummies", mas nas palavras afetuosas da Roudinesco.]]]]

Ane 20/06/2022

Leitura rápida e fluida. Muito interessante para entender, de forma simples e direta, alguns conceitos relacionados à psicanálise.

juliana 14/06/2022

elisabeth roudinesco sempre trazendo a psicanálise a luz de uma forma de sensacional. acessível, simples e ao mesmo tempo, encantador.