A história de Greta

A história de Greta Valentina Camerini

Resenhas - A história de Greta

Alex L.S. 09/08/2023

Greta Thumberg
O livro é curto, básico e fácil de ler. Acessível para compreensão de qualquer um que tem curiosidade sobre a ativista Greta, a garota sueca que começou uma greve contra o aceleramento do aquecimento global, por parte dos grandes representantes do mundo todo, que não se preocupam com a nova geração.

judeaquino - @juentreestantes 28/03/2023

Apesar de curto, tem um conteúdo bem bacaninha!
Ótima oportunidade de conhecer essa menina que desde antes de 17 anos já participava e organizava iniciativas de impacto positivo ao meio ambiente.

• “É impossível resolver uma crise sem tratá-la como tal”.

A linguagem do livro é bem fácil, direcionada ao público infanto-juvenil principalmente. Apesar disso, no que se refere às informações sobre a história dela, ele não deixa nada a desejar. Terminamos sabendo mais do que imaginamos no início.

Com certeza o que mais me marcou foi o modo como a autora trata e explica a Síndrome de Asperger, transtorno que acompanha Greta desde a infância (citei algumas frases nos "Trechos").

A arte do livro é linda, desde a capa às ilustrações internas (incluí algumas fotos da parte de dentro). Achei bacana ter, no final, um Glossário, uma Cronologia e uma Lista de atitudes para apoiar o meio ambiente.

A leitura é rápida, dá pra ler em 2h. É ideal para aqueles amigos/parentes entre 10-15 anos que gostam de livro ou desse assunto. Enfim, apesar de ser 100% infanto-juvenil achei super legal pra conhecer mais sobre ela!

ALGUNS TRECHOS:
• "Será que o mais certo não seria os países com as economias mais desenvolvidas reduzirem seu impacto no meio ambiente para permitir que os outros continuem a construir estradas, hospitais e tudo o que as pessoas precisam para viver melhor?"

• "Quem sofre da Síndrome de Asperger costuma se interessar por um assunto e pensar nele o tempo todo, sem conseguir tirá-lo da cabeça. Era exatamente o que estava acontecendo com ela."

• "A mente de Greta também tem outra característica especial: ela consegue se entregar de corpo e alma ao que desperta sua curiosidade. Essa síndrome torna as pessoas determinadas e capazes de uma dedicação extraordinária"
______________________

VEM FALAR DE LIVROS COMIGO NO INSTA =) >>> @juentreestantes

site: To no insta @juentreestantes

Maya 23/02/2023

?Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença.?
É impressionante o que um adolescente consegue fazer com força de vontade.
Greta em sua bicicleta e um cartaz ajudou o mundo em poucos meses, fez as pessoas perceberem como está nossa situação atual, abrirem os olhos.
Não dá para negar que essa foi uma história comovente. Que conseguimos nos inspirar só por ler.
Esse livro abre os olhos das pessoas, eu não sabia tanto sobre o aquecimento global, tanto quanto sei agora. Fiz um projeto sobre no fim do ano passado, me interessei bastante. Peguei esse livro da biblioteca da minha escola, espero poder comprá-lo, preciso dele. Preciso vê-lo todo dia para ver como eu quero ser, como eu quero agir.

amanda ! 30/01/2023

DEPOIS DE 3/4 ANOS (LITERALMENTE) EU TERMINEI
Sim demorei ANOS para terminar um livro de 128 páginas.
É um livro que eu acho que todos deveriam ler para ter uma certa noção da poluição do nosso planeta.
Por mais que eu tenha achado meio tedioso (por biografias não serem meu tipo) mas acho que é bem - consientizador?

Bruno236 25/12/2022

Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença
Após assistir a um filme documentário na escola, sobre a poluição dos oceanos, Greta Thunberg fica totalmente arrasada e assustada, de forma peculiar em relação aos seus colegas de classe, então ela começa a estudar e pesquisar sobre o meio ambiente com extremo foco, característica da síndrome de Asperger, em que as pessoas conseguem ter extremo foco e dedicação por algum assunto específico. O que poderia ser um problema, Greta transforma em uma arma, na qual ela irá usar para poder mudar o cenário ambiental tão assustador. Então Greta junto a um cartaz ?greve escolar pelo clima?, protesta sozinha sentada em frente ao parlamento sueco. Um gesto tão simples coloca Greta aos 16 anos de idade à discursar na ONU em frente a lideranças mundiais em defesa do meio ambiente, e a ser indicada ao prêmio nobel.
Sou suspeito para resenhar sobre o livro pois sou fã de Greta, o livro é uma pequena biografia da ativista climática, acho incrível como Greta não se esconde e usa de benefício das suas síndromes para defender o meio ambiente de forma tão intensa. Me impressiono até hoje quando assisto ao seu discurso na ONU, tenho até salvo em meu celular.

sofia 18/12/2022

Um livro realmente necessário
Até q eu gostei do livro, não foi o melhor q eu já li na minha vida, mas ele é muito necessário para as pessoas entenderam o quanto o planeta é importante e a importância de cuidar dele. Ele tem uma escrita fácil de entender, ao mesmo tempo q é bem coloquial usa termos bem formais; o único detalhe é q ele tem explica toda a história de Greta como se o leitor fosse uma criança de 12 anos, preferia q fossem usados termos mais cientificos.

Daniela742 07/12/2022

O livro não tem intenções políticas e sim uma narração sobre uma garota que resolveu brigar por nós.

Nathalia222 22/10/2022

A menina que tomou atitude
O livro explica uma situação atual histórica, de forma simples e didática. Devia ser adicionado as listas escolares

ns.kochi 29/05/2022

Nada demais
É um livro de conteúdo voltado mais para o público infantil mesmo, bem o tipo de livro que a gente lê na escola durante o ensino fundamental.
Não tem nada muito aprofundado sobre o assunto da mudança climática, é bem uma breve biografia da vida da Greta mesmo. Não traz mais que pequenos trechos dos discursos dela.
Não está fora do que o livro prometia, mas esperava mais, sei lá.

Isadora.Oliveira 27/05/2022

A história de Greta
Gostei bastante do livro, na verdade fiquei bastante incomodada com o fato de que ninguém fez nada até agora. As pessoas fingem não perceber o mundo se fudendo né. A revolta de Greta ao mesmo tempo que já era uma minha, é algo muito importante, deveria ser vergonhoso para os adultos, crianças e adolescentes fazerem mais pelo planeta do que eles.
Sempre bom lembrar que mesmo pouco fazemos a diferença, mas que não adianta nada se a indústria ainda estiver poluindo rios, oceanos, o ar. Enfim, é isso.

artvgogh 12/04/2022

leitura fácil e leve. A história da greta é muito inspiradora e nos fazer ter um pouco de vergonha de nós mesmos, afinal, uma criança teve mais atitude, responsabilidade e maturidade que muitos adultos juntos (espacialmente políticos).

Que haja mais Gretas pelo mundo e que esse livro sirva de exemplo para melhorarmos como seres humanos e trazermos de volta nossa criança interior

Léa Diógenes 27/02/2022

Ótima indicação para o público jovem
Na época em que a Greta apareceu na mídia, achei surpreendente uma menina da idade dela tornar-se líder de uma causa, uma causa da qual todos nós deveríamos estar lutando. A m
aneira de expressar tão séria e raivosa ficou guardada na minha mente. Então quando vi essa biografia fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre ela. As informações me surpreenderam muito principalmente por ela ter sido diagnosticada com a síndrome de Asperger e mesmo com todas as dificuldades, ela continuou se manifestando.

Esse livro tem uma pegada jovem, na verdade, foi pensado para esse público para despertar o interesse de lutar por algo assim como greta fez e faz ainda hoje.

Gaby 27/12/2021

Eu amei esse livrooo
Serio que livro perfeito, me fez refletir sobre como estamos tratando nosso planeta e como devemos cuidar dele, pois são nossos filhos que vão estar aqui nos anos futuros! Perfeito pra todas as idades ?

Nina 19/12/2021

Amei
Ótimo para crianças e para conhecer um pouco mais de Greta, com uma escrita fácil e várias informações importantes.

Mary Melo 02/11/2021

Incrivel
Uma menina de 15 anos com tanta garra e coragem para lutar por um bem em comum, Greta e seus pais não se viram limitados pelo fato dela ter sido diagnosticada com a síndrome de aspeger ( hoje conhecida como TEA), simplesmente encararam como Greta... uma menina que queria lutar sobre questões referente ao aquecimento global. Salientando que seu primeiro contato com i tema foi na escola quando ela tinha 08 anos e isso tornou seu hiperfoco ( característica do TEA), onde fez greve e ficou sem ir para escola.