O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

Marcos N. 24/05/2024

Reli esse ano...
... como processo de luto por Ziraldo. Continua uma obra-prima.

Tocou-me gostosa e intimamente a parte em que Maluquinho teve "algumas" namoradas...

LetAcia.Carvalho 24/05/2024

Leitura infantil
Li apenas pela faculdade, analisar os livros infantis, e meu Deus que livrinho lindo, entender a história leve para as crianças, os desenhos simples e interativo, a brincadeira com as palavras, a falar de forma simples assuntos sérios.
Bom demais, Ziraldo sendo extremamente genial.

Mah â 20/05/2024

??
O que posso dizer? Clássico, o melhor da infância.
Acredito que todos já viram o menino maluquinho em provas, ícone infantil.

Thais.Weida 20/05/2024

Outro livro que me transporta para minha infância li na escola e depois tive que comprar pra deixar de lembrança a história é fofa também e contada com cuidado e detalhes fofos.

Maria19672 12/05/2024

Aa a infância
Eu e as minha amigas começamos a ler esse livro na escola, e eu amo ler esse tipo de livro assim do nada por que é um tipo de livro que no meu dia a dia normal eu nunca teria, e ler livros infantis automaticamente me faz me lembrar de minha infância que foi muito parecida com a do menino maluquinho, então é muito bom, eu amei
Elenice 12/05/2024minha estante
Eu amo livros infantis, apesar dos meus 41 anos.????

Maria19672 12/05/2024minha estante
é bem isso msm kkkk

Gehark 25/04/2024

Simplesmente Ziraldo né.
Não tem nem o que comentar aqui, quando eu era criança ganhei o livro de presente do Ziraldo e assinado pelo próprio e ele se tornou o livro mais especial pra mim. Fora que é uma leitura engraçada e muito casual/família, e eu amo livros assim.

Guilherme2611 25/04/2024

Muito bom, demonstra a inocência e energia da criançada brasileira. Consegue prender o leitor, através das aventuras do menino Maluquinho.

Nath 21/04/2024

Relatos de uma infância bem vivida
Livro fofo, leitura fácil. Com certeza leria com a minha filha de 6 anos, mas vou deixar para mais tarde pela presença da palavra "transa" duas vezes no texto e que, sendo sincera, não achei significado cabível no dicionário.

Jéssica 21/04/2024

Este foi o primeiro livro que eu li do Ziraldo. Ele traz uma mensagem incrível assim como todos os livros deles. (Eu chorei no final)

Will 17/04/2024

Uma nostalgia honesta
Ziraldo era grande pela simplicidade de seus traços e texto. Uma historinha ingênua e infantil como essa, respingada de momentos maduros (poucos, é verdade, mas muito certeiros) ressaltam sua qualidade e reverberam sua maturidade. E, no fim, a loucura nada mais é que viver bem a vida!

Mari.Butrico 15/04/2024

Muito maluquinho
Muito maluquinho e esse menino.

Com todas as peripécias faz com que voltemos a nossa infância.

Neste livro momentos de risadas em sala de aula pude compartilhar.

Muitos se identificaram, muitos ainda me fizeram acreditar que criancices ainda existem ???

Dango Yoshio 14/04/2024

Sejamos todos maluquinhos!
Já conhecia o personagem, óbvio, já tinha visto o filme e as várias referências a ele, mas nunca tinha lido o livro. E que preciosidade esse texto do Ziraldo.

Sensível, divertido e emocionante. Um lembrete pra sermos mais maluquinhos nesse mundo tão sério.

Luciano Luíz 12/04/2024

A primeira vez que li O MENINO MALUQUINHO do ZIRALDO, não lembro com exatidão, mas foi em 1984 ou 1985, quando tinha entre 6 e 7 anos. Ou como se dizia antigamente, quando eu usava calças curtas. Durante todo esse tempo eu relembrava do livro. O mais interessante é que algumas frases e ilustrações jamais desapareceram da memória. É como se eu ainda estivesse naquele passado distante vendo e lendo com nitidez.
Então queria reler para saber se eu ia sentir algo diferente, se o livro tanto em suas palavras quanto em imagens realmente continuava sendo tão bom. Só que a gente vai deixando umas coisas de lado e assim 40 anos passaram. Naquela época o livro ainda era, digamos mais ou menos recente.
Essa semana resolvi voltar no tempo e a minha opinião é a seguinte: em questão de visual o livro continua maravilhoso. Com aquele traço dinâmico e convincente. O olhar do personagem passa com facilidade todas as suas emoções: alegria, tristeza, as traquinagens, dúvidas, medos e por aí vai. Realmente um trabalho de respeito.
No quesito história é também caprichado, pois a rotina do menino aliada a seus sentimentos lhe convence de que ele é real e vive mesmo sua vida rodeado das coisas boas e más.
O vocabulário é bom, possui palavras que há 44 anos (quando foi publicado pela primeira vez) eram mais comuns na vida das pessoas. Hoje algumas dessas palavras são consideradas ofensivas por uns e outros. Ou devido a cabeça repleta de merda dos adultos que veem maldade em tudo. E sem contar que há também referências ao regime militar de uma forma bem humorada.
Enfim, pra mim é um livro que emociona, pois quando eu era criança entendi pouco dele. Apenas o que era mais simples como algumas brincadeiras e o futebol. Agora depois da releitura senti pena do menino em algumas coisas, principalmente quando há uma separação na família. O pai prum lado, a mãe pra outro e ele ali no meio e depois sentado num canto com aquela carinha de quem pouco ou nada tá compreendendo do que tá ocorrendo.
No meu entendimento O MENINO MALUQUINHO não é exatamente apenas um livro infantil, mas também destinado a um público mais velho, e não me refiro a adolescentes e sim aos adultos. Porque ali vemos uma história de vida de alguém que tá passando por coisas que muita gente do mundo real passou e passa. A criança pode entender algumas coisas (como eu entendi) mais simples, mas o livro em si é uma obra que vai além. Pode ser lido por todos os públicos de todas as idades, mas a gente só tem uma visão completa depois que os anos passam.
Outra coisa curiosa é que a vida do menino maluquinho já não é mais a vida das crianças reais. Nem todas mais brincam na rua ou jogam bola, até porque nas ruas dependendo do lugar é mais perigoso a diversas circunstâncias. Mas o que mais vejo quando ando pelas ruas ou vou ao mercado, são crianças, a maioria ainda bebês de colo, com smartphones nas mãos. Os pais acham bonito, pensam que seus filhos vão virar gênios da tecnologia ou influenciadores, mas a verdade é que estão apenas barrando parte de uma coisa não volta mais. Criando adultos infantilizados que não conhecem limites de quaisquer coisas.
Ah, reler o Menino foi voltar também em parte à minha vida de criança. O Ziraldo morreu há poucos dias e eu em todos esses anos prometendo a releitura. Há outros livros com personagens geniais do autor: Pererê, Julieta (a menina maluquinha), a professora, etc., mas é aqui onde a coisa realmente começa para não mais ter fim. Pois fica sempre contigo.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Loony 09/04/2024

Eu decidi adicionar aqui na minha estante todos os livros do Ziraldo, que me acompanharam com tanto carinho e zelo durante a infância. Todas as memórias que tenho deles são repletas de felicidade, aprendizado, alegria e principalmente amor. Um amor que cresceu e cresceu pela leitura, pela imaginação e pelo inusitado. Gratidão, Ziraldo.