O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Thamiris.Treigher 26/05/2021

??
Sempre quis ler esse livro porque me emocionei bastante quando vi o filme.

John Boyne tem uma escrita leve que me encantou e envolveu bastante, por isso já quero ler outros livros dele. Apesar de sua escrita leve, entretanto, esse livro tem como cenário o pesado tema do Holocausto.

A história é apresentada pelo ponto de vista de Bruno, filho de um importante soldado nazista. A família morava em Berlim e precisa se mudar para um lugar perto de um campo de concentração.

Bruno não tem noção do que significa tudo aquilo, não entende o que são os campos, o que as pessoas fazem lá dentro e porque todos são extremamente magros, pálidos, com olhares tristes e vestem pijamas listrados.

Em suas explorações ao redor da nova moradia, Bruno conhece Shmuel, um menino judeu que nasceu na mesma data que ele: 15 de abril de 1934. Shmuel, no entanto, está do outro lado da cerca do campo de concentração. E assim, todos os dias, eles se encontram para conversar, diante daquela cerca que separa mundos tão opostos. Bruno, escondido, leva comidas para o amigo, que está sempre faminto e cada vez mais magro.

A amizade os une de uma forma linda e sincera... E não há mais o que eu possa falar, pois precisa ser lido. É uma história emocionante e que mostra a beleza de uma amizade infantil, cercada de inocência. Prepare os lencinhos!

"Bruno sentiu um impulso de abraçar Shmuel, apenas para mostrar-lhe o quanto gostava dele e como fora bom conversar com ele durante o ano que passara ali.

Shmuel também sentiu um impulso de abraçar Bruno, apenas agradecer-lhe pelas incontáveis gentilezas, e pela comida que trazia de presente, e pelo fato de que iria ajudá-lo a procurar pelo pai"

iza 27/07/2020

Livros com essa temática sempre são impactantes e esse não ficou pra trás. Muito bom. A adaptação para o cinema também foi muito boa e fiel ao livro.

Juliav 26/11/2021minha estante
É incrível como o John Boyne nos livros dele sempre faz que a criança principal seja uma tapada, tipo o bruno que vivia o nazismo diariamente e não fazia ideia do que era, sendo que o pai dele era do alto escalão.

Thais 26/11/2021minha estante
Em resposta a Juliav: sim, com certeza! Acho que no fim ele quer passar aquela ideia de criança ser ingênua demais para captar as coisas, mas acaba que fica totalmente incoerente!

Laura Almansa 26/09/2022

Adiei essa leitura por anos, já sabia o final devido ao filme (que por sinal nunca tive coragem de olhar), ganhei o livro pois gosto de livros sobre a segunda guerra mas esse em especial, por tratar de crianças, nunca me encorajou a ler. Resolvi essa semana pegar para ler e me surpreendi com uma narrativa de um menino de 9 anos, me envolvi na leitura e em como foi apresentado o cenário. A inocência do Bruno é o que deixa a leitura mais dolorida

Mah269 29/11/2023

A intolerância só morre quando o homem for extinto
Um pedaço de história e comoção para disfarçar os diálogos chatos e repetitivos. Três coisas; primeira, não consigo entender como uma criança de nove anos que mora em Berlim, com um pai tenente, tendo recebido o próprio Hitler na sua casa e a série de acontecimentos após a mudança, não entender a situação pelo qual passava no momento. Segunda, o final, para mim, foi realmente surpreendente, por mais que a morte do Shmuel fosse algo já previsível, a do Bruno também foi inesperada, aliada essa ?inocência?. Terceira, o final seria melhor sem o comentário final: ?Claro que isso tudo aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo. Não na nossa época?, tem certeza? É só ligar a televisão e assistir ao jornal, a intolerância só morre quando o homem for extinto.

Depois de refletir um pouco sobre o livro percebi que a maioria das pessoas julgam o comportamento do Bruno, já que ele já possui certa idade para compreender determinados assuntos e mesmo assim não entende ou simplesmente não quer entender. Acontece que todos nós somos ou já fomos um Bruno, controlados por um governo de poucos que decide o que devemos saber ou não e isso se deve ao fato da perda do senso crítico na atualidade. Nos últimos tempos, temos estado à deriva do que os outros ditam para nós e esquecemos que a nossa maior arma contra a massificação é a verdade, e a verdade é a informação. Onde não há informação, há ignorância e no final, o preço a ser pago por ela é muito alto.

LisboaPB 14/04/2020

O filme é bem parecido com o livro. Que final...

Tamara Ferraz.As3Artes 10/02/2023

Uma história muito tocante
Uma história muito tocante. Já tinha visto ao filme antes de ler. O livro tem algumas partes diferentes. Então dá para ler do mesmo jeito. O livro tem uma escrita fácil e simples, o que torna a leitura rápida. É uma obra maravilhosa e com uma estética bem bonita. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível. Super recomendo a leitura.

michele. 19/05/2021

essa história é tão curtinha e gostosa de ler a forma como algo tão horrível é retrado da perspectiva de crianças sabe? eu chorei em varias partes ao ver a inocência e bondade dessas crianças pra enxergar um mundo tão horrível, e o final acabou comigo demais, meu livro é todo manchado de choro!!!

Gabriel.Chiquito 11/05/2022

Comecei essa leitura achando que ficaria muito triste, mas não foi o que aconteceu. Ao invés disso, eu fiquei surpreso com a sutileza do autor ao usar a inocência de Bruno para construir suas críticas e deixar a história aparentemente leve, mas com uma parte subjetiva pesada que precisa de um pouco da interpretação das entrelinhas pelo leitor para poder ser vista.

Apesar disso, é um livro simples, de linguagem fácil e bem rápido de se ler; uma ótima leitura.

Evandro.Junior 09/05/2020

Tocante? Comovente? Tudo isso e mais um pouco.
Recomendo, super recomendo.

O toque humano, a sensibilidade da história, a simplicidade da relações entre os personagens, tudo isso faz desse livro um dos melhores.

Para os leitores mais sensíveis a leituras vai ser difícil não derramar algumas lágrimas.
O livro é pequeno, a história e curta, mas ... O final... A perspectiva... A mudança de paradigma...uau.

fbianco_ 02/12/2021

Lindo e trágico, recomendo super
Vemos muitos relatos sobre as crianças judias, mas quase nunca da criança alemã e como foi imposto pra ela, como foi explicado? Ela realmente sabe o significado disso tudo ou só fazem o que mandam?
Bruno era um menininho curioso, saiu para explorar aos arredores de sua nova casa, morava perto de um holocausto e não sabia nada sobre, fez amizade com Shmuel um menininho judeu. A partir daí surge uma amizade linda e pura, muito além de alemão e judeu (em meio a uma guerra).
Simplesmente maravilhoso a mensagem que nos trás, além de trágico...
Mas achei que faltou um pouco no final, foi tão bem escrito e rico em detalhes e quando chegou ao final, me parece meio vago, sabe? Esperava mais, mesmo assim um livro incrível.
Leitura rápida e fluída!

Dani 09/05/2020

Que livro!!!
Há muitos anos desejava ler esse livro, mas por algum motivo sempre deixava pra depois... há meses comprei e aproveitando a quarentena resolvi ler, adorei o tipo de escrita, leve como uma criança mesmo. Já esperava o desenrolar da história mas achei muito fiel à época, zero defeitos.

Grailson 17/04/2022

Não me acabei de chorar, nem de sofrer com esta leitura, como a maioria diz, provavelmente por ter assistido ao filme muitos anos antes, mas ainda assim é um bom livro.
A simplicidade da linguagem e o modo como os horrores do holocausto, vão sendo descritos a partir da perspectiva e inocência de uma criança, é algo incrível e poderoso.
Talvez não seja o melhor livro para se usar como referência a segunda guerra mundial, mas com toda certeza, é uma obra de muito valor.

carol 12/03/2021

eu gostei mto desse livro, apesar de ter uma história mto triste. eu acho q foi mto bem escrita, e por ser de vista de um menino de 9 pra 10 anos, percebemos coisas q o próprio não entendia ou não via, pq só deixa a história bem mais pesada. eu já tinha assistido o filme então já sabia oque acontecia, e é bem fiel ao livro, apesar que o final é um pouco mais dramático. acho que todo mundo tinha que ler este livro para ter conhecimento do q acontecia. e tbm é um ótimo livro introdutório pra alguém que quer ler mais livros que retrata a ?mesma? história, como Anne Frank