O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Greg 06/01/2021

Esplêndido
Não tenho palavras para descrever este livro, diferente do filme que vemos a história por fora o livro nos mostra todos os acontecimentos pelos olhos de uma criança de oito anos, vemos tudo pela inocência e ingenuidade de um menino, de uma criança pura que não vê a maldade do mundo e isto é o mais incrível deste livro, sentir-se como uma criança(caso você já tenha idade) e ver o mundo com outros olhos.
Digo-lhes que chorei bastante com este livro.

Rutinha100czs 12/04/2021

Todos os livros que remetem a cenários da guerra me deixam muito tocada, pensativa. Esse é um livro triste, mas que vale a pena ser lido.

Amorempaginass 09/05/2021

Li em 2018, é um livro que recomendo muitoooo...
A amizade que é construída é linda e emocionante.

Tiago.Guedes 26/01/2024

Amizade e uma completa inocência
A história de Bruno e Shmuel é um lembrete constante da importância da tolerância, da compaixão e da amizade. É um grito contra a indiferença e o ódio, e um apelo para que nunca esqueçamos os horrores do passado.
Ao ler "O Menino do Pijama Listrado", fui transportado para um tempo e lugar que jamais esquecerei. A história de Bruno e Shmuel me tocou profundamente e me fez refletir sobre a importância da amizade, da compaixão e da esperança, mesmo em tempos sombrios.

Adilson Souza 04/04/2021

Livro muito bom, com riqueza de detalhes. Praticamente igual ao filme, porém tem mais detalhes o que no mantém focados na leitura.
Sara_rss 04/04/2021minha estante
Nunca li mas vi o filme e chorei horrores, se o filme é bom imagina o livro!!

Weslei.Barbosa 13/04/2021minha estante
Lindo esse livro

Goulart 05/05/2021

sem dúvidas foi o único livro que eu me lembro nitidamente em chorar em quase toda a história, porque é uma história triste mas é totalmente necessária

Luiza.Vassallo 07/12/2022

Emocionante ??
Tudo que envolve 2GM pega demais. Livros e filmes dessa temática existem para nos lembrar de como uma guerra é feia e como essa em especial foi um dos maiores extermínios de seres humanos, da maneira mais fria e cruel possível.

O menino do pijama listrado faz isso ao pegar algo inocente como a amizade de duas crianças e nós lembrar dessa dor que tantos passaram.

Um dos livros e filmes que mais chorei na vida. A adaptação é excelente e mostra, de um jeito um pouco diferente mas tão doloroso quanto, o final triste, mas necessário dessa obra. Um dos melhores que já li.

Catharina.Teixeira 14/04/2020

A inocência do personagem é encantadora e é um dos meus livros favoritos da vida apesar de ter me feito sofrer

iza 27/07/2020

Livros com essa temática sempre são impactantes e esse não ficou pra trás. Muito bom. A adaptação para o cinema também foi muito boa e fiel ao livro.

Cida Zientarski 24/03/2022

É uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno. E cedo ou tarde, chegará com Bruno a uma cerca. Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.
Esta obra fala sobre um momento histórico muito importante e difícil para o mundo todo, a Segunda Guerra Mundial, e mesmo diante desse cenário tão cruel e de tanto sofrimento, um belo e nobre sentimento surgiu entre duas crianças, a amizade, mostrando que o mundo precisa ter muito mais dessa inocência, de um coração puro.

Contudo, é o mundo que vai tornando-as pessoas adultas duras e maldosas. Bom seria se cada um mantivesse um pouco da pureza das crianças. O mundo teria um pouco mais de paz.

É uma ótima leitura para todas as idades. Lógico que as crianças vão precisar de auxílio para os fatos históricos, para algumas expressões, mas a essência, o sentimento da amizade, isso certamente tocará a alma de cada um. Espero que gostem de ler! Eu gostei, pois é uma ótima reflexão.

Cito algumas frases do livro que realmente tocaram o meu coração:
“Se certas pessoas ao menos percebessem o efeito que este lugar está tendo sobre todos nós.”
“Às vezes há coisas na vida que temos de fazer e não temos escolha a respeito delas.”
“Acho que o melhor a fazer seria esquecer tudo isto e simplesmente voltar para casa. Podemos considerar que valeu como experiência.”
“Algumas coisas estão lá, cuidando da própria vida, esperando para serem descobertas.”
“O dom da amizade é algo que poucos possuem.”
“O passado é o passado.”

Vanessa 26/10/2021

Eu fico com a pureza das crianças
Livros que são narrados a partir do ponto de vista de crianças sempre me ganham o coração. Portanto, O Menino do Pijama Listrado já me tinha desde o início.
Nosso protagonista Bruno vê tudo o que acontece de maneira tão simples e inocente que um leitor desavisado levaria um pouco de tempo até perceber do que tudo aquilo se trata. Por conta do seu vocabulário infantil, a pronúncia de certas palavras mudam dificultando assim o seu reconhecimento: Führer vira Fúria, Auschwitz vira Haja-vista...
E é alí, em Haja-Vista, no meio da guerra, do ódio e do caos, que uma amizade improvável surge. Improvável para os adultos, nunca para crianças. Afinal, elas sequer entendiam o que acontecia. O mundo era simples demais na cabeça delas, simples do jeito que deveria ser.
Durante todo o livro quis guardar Bruno e Schmuel em um potinho, mas ao final vi o quanto meu desejo era de mau gosto. Ambos mereciam ser levados pela mão a um parque para brincarem livres. Livres. Sem potinhos, sem cercas, sem prisões, sem soldados, sem fanáticos. Livres do jeito que deveria ter sido. Do jeito que deveria ser.

"Apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la." ??

Samira 27/02/2022

A força de uma amizade
Já tinha lido esse livro a anos atrás então nem lembrava com riqueza de detalhes de alguns pontos dessa história.
Bruno nosso protagonista é um menino que mora com sua família em Berlin tem uma vida comum de todas as crianças apesar de ter um pai com um trabalho diferente dos seus amigos da escola o que na verdade ele nem sabe direito do que se trata.
Mas tudo na vida dele vai mudar quando ele volta pra casa e se dá conta que eles estão de mudança para um lugar completamente desconhecido.
E a história vai se dividir em dois momentos o da mudança e chegada nesse lugar que a princípio não vai ter nada que chame a atenção de Bruno ali e ele só vai pensar que eles devem voltar pra casa o quanto antes.
Num segundo momento ele vai fazer amizade com um menino que é totalmente diferente dele ao mesmo tempo que é muito igual e assim ele vai acabar se afeiçoando mais ao lugar por conta dessa grande amizade que vai surgir entre eles.
É uma história bem triste e marcante que vamos ver uma das fases mais problemáticas da história com a simplicidade do olhar de uma criança.

Thamiris.Treigher 26/05/2021

??
Sempre quis ler esse livro porque me emocionei bastante quando vi o filme.

John Boyne tem uma escrita leve que me encantou e envolveu bastante, por isso já quero ler outros livros dele. Apesar de sua escrita leve, entretanto, esse livro tem como cenário o pesado tema do Holocausto.

A história é apresentada pelo ponto de vista de Bruno, filho de um importante soldado nazista. A família morava em Berlim e precisa se mudar para um lugar perto de um campo de concentração.

Bruno não tem noção do que significa tudo aquilo, não entende o que são os campos, o que as pessoas fazem lá dentro e porque todos são extremamente magros, pálidos, com olhares tristes e vestem pijamas listrados.

Em suas explorações ao redor da nova moradia, Bruno conhece Shmuel, um menino judeu que nasceu na mesma data que ele: 15 de abril de 1934. Shmuel, no entanto, está do outro lado da cerca do campo de concentração. E assim, todos os dias, eles se encontram para conversar, diante daquela cerca que separa mundos tão opostos. Bruno, escondido, leva comidas para o amigo, que está sempre faminto e cada vez mais magro.

A amizade os une de uma forma linda e sincera... E não há mais o que eu possa falar, pois precisa ser lido. É uma história emocionante e que mostra a beleza de uma amizade infantil, cercada de inocência. Prepare os lencinhos!

"Bruno sentiu um impulso de abraçar Shmuel, apenas para mostrar-lhe o quanto gostava dele e como fora bom conversar com ele durante o ano que passara ali.

Shmuel também sentiu um impulso de abraçar Bruno, apenas agradecer-lhe pelas incontáveis gentilezas, e pela comida que trazia de presente, e pelo fato de que iria ajudá-lo a procurar pelo pai"

K.S2 12/01/2021

Bem raso,mas diferente
A estória principalmente no final fica muito rasa, terminando muito repentinamente,ter visto o filme antes tbm tira todo o charme da leitura, já que o livro não tem muito a mais para acrescentar, mas num todo é uma estória bem singular e importante num todo.