Trabalhadores

Trabalhadores Sebastião Salgado

Resenhas - Trabalhadores

Marcos Bassini 04/03/2009

Preto e branco em cores.
O grande fotógrafo não é o que congela seu objeto numa imagem perfeita. É o que petrifica quem observa a sua foto, este sim, capturado por ela. Pois naquele instante, mágico, o observador percebe: nenhuma das palavras que disser fará frente às milhares que gritam através do retrato em cores reais que Sebastião Salgado faz desse nosso planeta preto, branco e, principalmente, cinza.

Rommel 26/10/2012

Imagens falam mais que palavras
Até os que não são amantes da arte da fotografia sabem reconhecer a grandeza desse livro. Aqui não estão retratadas as belezas do mundo moderno, mas sim a continua exploração do homem pelo homem, através do trabalho humano mais primitivo de todos, o trabalho braçal. Um trabalho hercúleo do homem contra a natureza em condições indescritíveis.
Como poucos, Sebastião Salgado, fotógrafo renomado mundialmente capta momentos cotidianos desses homens e mulheres que a despeito da dureza do trabalho árduo são flagrados em momentos de estranha beleza.
Assim como Atlas que na mitologia grega foi condenado por Zeus a carregar o mundo nas costas, esses trabalhadores carregam grande parte do peso do mundo sem sequer terem consciência disso e muito menos da força que possuem.
Conforme relatou Gabriel García Marquez em sua resenha a essa obra, "esse livro é a fotografia da humanidade".

Elaine cris 18/12/2021

Aula de PB
Mee lembro quando pequena ver reportagens da serra pelada e a busca sobre o ouro, ver o imenso local e os homens sujos de lama.
Este livro mostrar em imagens o que foi esta esta época, fui ver a exposição sobre estas obras e tem imagens de como está hoje e o trabalho que o fotógrafo realizou na região para reflorestar o local.