Trabalhadores

Trabalhadores Sebastião Salgado

Resenhas - Trabalhadores

Elaine cris 18/12/2021

Aula de PB
Mee lembro quando pequena ver reportagens da serra pelada e a busca sobre o ouro, ver o imenso local e os homens sujos de lama.
Este livro mostrar em imagens o que foi esta esta época, fui ver a exposição sobre estas obras e tem imagens de como está hoje e o trabalho que o fotógrafo realizou na região para reflorestar o local.

Rommel 26/10/2012

Imagens falam mais que palavras
Até os que não são amantes da arte da fotografia sabem reconhecer a grandeza desse livro. Aqui não estão retratadas as belezas do mundo moderno, mas sim a continua exploração do homem pelo homem, através do trabalho humano mais primitivo de todos, o trabalho braçal. Um trabalho hercúleo do homem contra a natureza em condições indescritíveis.
Como poucos, Sebastião Salgado, fotógrafo renomado mundialmente capta momentos cotidianos desses homens e mulheres que a despeito da dureza do trabalho árduo são flagrados em momentos de estranha beleza.
Assim como Atlas que na mitologia grega foi condenado por Zeus a carregar o mundo nas costas, esses trabalhadores carregam grande parte do peso do mundo sem sequer terem consciência disso e muito menos da força que possuem.
Conforme relatou Gabriel García Marquez em sua resenha a essa obra, "esse livro é a fotografia da humanidade".

Marcos Bassini 04/03/2009

Preto e branco em cores.
O grande fotógrafo não é o que congela seu objeto numa imagem perfeita. É o que petrifica quem observa a sua foto, este sim, capturado por ela. Pois naquele instante, mágico, o observador percebe: nenhuma das palavras que disser fará frente às milhares que gritam através do retrato em cores reais que Sebastião Salgado faz desse nosso planeta preto, branco e, principalmente, cinza.