Todo DJ Já Sambou

Todo DJ Já Sambou Claudia Assef

Resenhas - Todo DJ Já Sambou

Cássia 23/10/2014

Fraco
Quando você pega um livro desses que, como o próprio subtítulo diz, se pretende a contar a história do disc-jóquei no Brasil, você espera certo cuidado tanto em relação à pesquisa como no tratamento e interpretação do material pesquisado.

Porém, Todo DJ já sambou é constituído em grande parte apenas por entrevistas. Parece que a autora não seu ao trabalho de procurar uma bibliografia para enriquecer o seu relato. Também não traça paralelo algum com a história da música eletrônica na Europa que é onde este estilo musical e suas variantes tem grande força. Talvez mais até que nos EUA porque o que é citado enfaticamente é a cena novaiorquina. Apenas. Não mostra a força que a música eletrônica ganhou em países africanos e se isto influencia ou não a cena brasileira.

Simplesmente não reserva um capítulo sequer para falar sobre a cena eletrônica dark no Brasil. E, sim, ela é importante e forte. Aghast View foi um projeto eletrônico de início dos anos 1990 que reverberou pela Europa (pra usar um argumento que ela repete ad nauseum, de forma constrangedora mesmo, em seu texto: o quanto os gringos gostam da música eletrônica brasileira). Ela sequer cita este projeto.

Faltou falar por que DJ Marky, DJ Patife e outros são tão bons. Ao invés de apenas usar o argumento de "Oh, os ingleses adoraram eles".

Mas o mais grave mesmo é se propor a relatar a história do disc-jóquei no Brasil sendo que o livro se restringe à cenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Um capítulo do livro é reservado para falar de, hum, do que acontecia em todos os outros estados.

Em suma, é um livro-reportagem que a autora publicou. Não tiro o mérito do trabalho. Como reportagem talvez até funcione bem, embora mesmo uma reportagem precise ter um nível mínimo de interpretação, de posicionamento. O argumento da objetividade jornalística não vale. Reportagem sem criticidade é um texto morto, desinteressante de se ler.

No mais, curti as fotos. Muito boas mesmo. É isso.
Jose.Rodrigues 08/06/2016minha estante
Tem algum livro que você possa indicar que aborde com mais profundidade esses pontos que não te agradaram no livro da Claudia Assef?

Cássia 28/09/2016minha estante
Infelizmente eu não conheço nenhuma obra nacional aprofundada sobre a música eletrônica no Brasil.

Claudia.Assef 19/04/2019minha estante
oi amigo, vc diz, "como assim ela nao buscou uma bibliografia". Porque não existe. é fácil criticar, minha sugestão é q vc faça um livro com esse recorte q faltou no meu. Sucesso!

Cássia 15/08/2020minha estante
Ah, que legal, a autora viu a minha resenha e comentou. Então, Claudia. Eu não tenho pretensão alguma de escrever um livro sobre música eletrônica. E não acho que isso seja argumento para invalidar os pontos que enumerei "não gostou, vá e faça um melhor". Embora possa até não haver uma bibliografia sobre o tema específico do qual você tratou, há inúmeros livros sobre música, desde biografias até obras escritas a partir de uma perspectiva mais historicizante, e é possível traçar paralelos a partir delas. A própria escassez de livros sobre o tema evidencia questões que poderiam ser abordadas. Me desculpe se meus comentários te ofenderam.

Cássia 15/08/2020minha estante
E, ah, eu sou mulher.

Rodrigo 05/09/2012

Um trabalho investigativo dos mais competentes que já vi!
Uma narrativa leve, envolvente e que te faz ler 100 , 200 páginas num só golpe! Sensacional a riqueza dos detalhes que Claudia Assef conseguiu trazer para sua obra, sem contar com a imensa simpatia da autora, que prontamente me atendeu quando lhe pedi para participar do meu TCC na Universidade. Obrigado, Claudia!!! E parabéns pela grande obra, hoje e sempre!
Claudia.Assef 19/04/2019minha estante
muito obrigada!! q bom q te ajudei no TCC. bjs

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Vivemos um momento de efervescência da música eletrônica, uma época em que os DJs brasileiros conquistam cada vez mais fãs em todo o mundo. Através de entrevistas e depoimentos em primeira pessoa, 'Todo DJ Já Sambou - uma história dos disc-jóqueis no Brasil' relata a história da profissão desde quando ela surgiu no país, com o primeiro DJ do Brasil, até os dias atuais, tratando da cultura clubber e dos principais DJs da cena eletrônica. O livro levou pouco mais de quatro meses para ser feito. Nesse período, foram mais de 120 entrevistas, 200 páginas escritas e 60 páginas de fotos e imagens, retratando esse universo. O resultado é um livro divertido e cheio de novidades - até pra quem acha que sabe tudo sobre balada.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8587193945

Guilherme 06/07/2022

Livro com breve história dos Djs
Esse livro ganhei quando fiz meu curso de DJ é um livro bem introdutório contando um pouco sobre o mundo dos djs aqui no Brasil como começou e afins