O coração do mundo

O coração do mundo Peter Frankopan

Resenhas - O coração do mundo

Acacio 31/05/2024

A rota do mundo
Peter Frankopan faz um trabalho minucioso ao nos transportar por eras encarando o coração do mundo bombeando continuamente sangue e riqueza a todos os povos.

Livro com passagem do tempo linear - você não vai se perder na evolução dos capítulos - montando junto com o leitor seu ponto de vista.

Pegando desde Alexandre, passando por Hinos, chineses e beduínos até Osama Bin Laden, Frankopan dificilmente constrói heróis e vilões na sua narrativa. O personagem principal são as variações da Rota da Seda e a criação de identidade do Leste.

O único pecado - que não desmerece em nada essa obra - é a pouca quantidade de mapas para referência.

Reccanello 02/04/2024

O coração do mundo e sua principal artéria!
Que livro fantástico! Numa época em que os trabalhos históricos tem-se tornado cada vez mais específicos quanto a assuntos, locais e períodos de tempo (o que não é ruim, de forma alguma), ler uma obra que abrange séculos, continentes e várias culturas é um verdadeiro alento. Nela, Peter Frankopan nos apresenta uma nova perspectiva sobre a história global, centrada na inequívoca importância da chamada Rota da Seda como elo entre diferentes civilizações, tendo como um de seus principais méritos a crítica à narrativa eurocêntrica tradicional: argumenta o autor que foi (como ainda é, de fato) a Eurásia, e não a Europa, o palco principal da história, devido à interconexão proporcionada pelas rotas comerciais. Essa perspectiva descentralizada permite uma visão mais completa e abrangente do passado, demonstrando como o comércio, a cultura, a religião e a política fluíam ao longo desses caminhos, conectando civilizações e moldando o próprio curso da história do mundo, numa abordagem que, mais ampla e interdisciplinar, contribui para uma compreensão mais profunda da complexa teia de relações que caracterizou o passado e, nada surpreendentemente, está criando nosso futuro.
===
Apesar da complexidade do tema, o autor apresenta os fatos históricos de maneira clara e envolvente, numa linguagem acessível e com uma narrativa dinâmica que tornam a leitura agradável e informativa, mesmo para leitores menos familiarizados com a história da Eurásia. Todavia, e como sói acontecer com obras do gênero, há sempre um "senão": no caso, o livro por vezes parece sugerir que a geografia determina inexoravelmente o curso da história, subestimando a atuação humana; mas essa visão é suplantada pela análise da obra como um todo, sem trazer maiores problemas.
===
Enfim, é uma obra inovadora e importante que contribui significativamente para a compreensão da história global, sendo uma leitura essencial para qualquer um interessado em entender o passado e o presente da Eurásia e do mundo.

Mel 23/02/2024

Rota da seda
Extraordinário livro sobre as rotas da seda desde a antiguidade até os tempos atuais, passando pelos maiores acontecimentos históricos, incluindo as duas grandes guerras. Recomendo demais a leitura!

dnascif 04/10/2023

Livro muito completo, pra quem gosta do assunto é um prato cheio, leitura agradável e prende, interliga muitos assuntos que pensamos não ter conexão

Cris.Aguiar 20/07/2022

EXCELENTE!
Um livro bem escrito no quesito informação e também envolvimento. É como se você tivesse aula com seu professor predileto.

Linguagem simples, informações suficientes para não ser demais nem de menos e nessa trama Peter vai fazendo o encontro do Oriente com Ocidente em uma nova perspectiva demonstrando a confluência entre culturas, religiões e claro enconomia e poder.

Partimos da Rota da Seda antiga e ao final, acabamos em uma demosntração da nova Rota da Seda em sua origem.

Recomendadíssimo!

Jorge 03/02/2022

Mandatório para Fascinados por História e Geopolítica.
Quando visualizei este livro à venda, foi instantâneo, a sua temática me fascinou, e mesmo que tenha achado o preço caríssimo na livraria (e estava caro mesmo), eu sabia que deveria comprá-lo, como um presente. Sabia que valeria a pena!
Poucas leituras podem ser tão satisfatórias e compreensivas para um fascinado pela História. E na minha humilde opinião, não existe tema mais grandioso do que este.
Não imaginei que seria possível absorver o quadro da história das civilizações desde a Antiguidade até os tempos atuais de maneira tão imersiva e completa. A compreensão de temas desde as conquistas de Alexandre, o Império Persa, O advento do Cristianismo, a Insurgência Árabe, as Cruzadas, a Peste Negra, e tantos e tantos outros, que seriam muitos para citar.
Ainda mais, pode-se concluir que o grande responsável pela ascensão e queda de grandes impérios ao longo da história (embora pareça óbvio) foram os recursos naturais (a receita por eles gerada). Grandes viradas como a descoberta das Américas e dos poços de petróleo no Oriente Próximo guinaram o eixo do mundo para essas regiões (ou seus capatazes).
Uma das melhores leituras da minha estante, e agora, com certeza, um favorito.

NicholasJade 20/01/2022

Não tão descolonial assim
Apesar de ser vendido como um livro que combate a visão ?eurocentrada? da história, eu não esperava grandes coisas uma vez que o autor é um estadunidense.
Ou seja, tirou a visão ocidental deixando apenas a visão ocidental.
Todavia, o livro detalha de uma maneira interessante (se vista com senso crítico e mantendo em mente que é um estadunidense narrando) os acontecimentos que nossa educação básica (e ouso dizer que a superior também) tem dos acontecimentos mundiais, exibindo uma perspectiva dos desdobramentos na Ásia.
O livro também conta com excelentes referências, e é válido para quem deseja conhecer um pouco mais da história global com um enfoque na Ásia, mas não chamaria o mesmo de um ?aprofundamento? na história.
Barbara.Straparava 07/08/2023minha estante
só uma correção, o autor é britânico não estadunidense

Ju Ragni 25/11/2021

Muita lucidez na análise
Um livro que traz um olhar importante sobre a história dessa parte do mundo que o autor chama de coração. Seus povos e sua integração com o Ocidente, e como o olhar do mundo sempre esteve voltado para suas riquezas naturais e sua posição geográfica, que permitia as ligações entre os países dominantes em cada época e suas fontes de riqueza. O autor mostra o retrato de cada momento histórico através de cada rota que nomeia, desde a antiguidade até nossos tempos - o ataque de 11 de setembro, por exemplo, é mencionado no capítulo "A rota da tragédia", e nos ajuda a entender um pouco mais a confusão que é essa parte do mundo e a participação que o Ocidente teve nisso. Muito interessante, um livro para consultar sempre.

AleixoItalo 27/07/2021

Uma vez eu li que é criminoso o professor que faz da física chata, concordo e digo o mesmo da história. A jornada da humanidade é magnífica, é nossa história e de como nossos antepassados nos trouxeram aqui.

‘O Coração do Mundo’ é uma verdadeira epopeia de deuses e heróis, de impérios e pessoas comuns. Aqui acompanhamos a civilização tendo como roteiro a famigerada “Rota da Seda”. Ao contrário do senso comum de que seja uma estrada física com trajetos bem definidos, a Rota da Seda é todo intercâmbio comercial e cultural que existiu entre o Ocidente e Oriente, partindo da China até o Oriente Médio e mais tarde captando outras regiões periféricas do planeta.

A obra conta a história da Eurásia, desde as fundações do império Persa no século VI a.C. até as crises no Oriente Médio do século XXI. O desenvolvimento da narrativa é cronológico, mas o autor separa os capítulos de acordo com os principais produtos intercambiados, o que temos são “várias rotas da seda”: rotas de matéria-prima, escravos, ouro, moedas, religiões, ideologias, guerras, etc... Mas é possível dividir o livro em 3 grandes estruturas distintas: as rotas das religiões; dos impérios marítimos, que só daí transformaram a Europa no centro do mundo; e por fim as rotas do pós guerra, que colocaram os EUA no cenário mundial e desenharam a geopolítica atual.

Como nos clássicos ‘Sapiens’ e 'Armas, Germes e Aço', é a vez de Peter Frankopan narrar uma das mais belas e sucintas histórias da humanidade, das andanças do homem durante os séculos, focando na e desenvolvendo o enredo do embate ideológico eterno entre Oriente x Ocidente.

‘O Coração do Mundo’ é uma delícia, um livro sobre o grande jogo de xadrez que é a trajetória do homem, onde impérios se digladiam por um espaço no tabuleiro, sacrificando seus peões no processo e onde religiões e ideologias são usadas como ferramentas poderosas. A história de uma espécie peculiar em busca de recursos e cuja força motriz é a ganância!
jota 18/05/2022minha estante
Vim pra cá depois do seu comentário sobre o Harari. Parece mesmo muito interessante. Anotado!

carolmureb 02/07/2021

E, afinal, não é a Europa o "coração do mundo", ainda que se sinta assim. O coração do nundo, berço de grandes civilizações, culturas, ciências, religiões é a região da Mesopotâmia, Pérsia... Oriente Médio e Extremo Oriente, com a rota da seda. Que livro incrível! Chega até a derrubada das Torres Gêmeas, Saddam Hussein e Bin Laden, revelando as motivações mais profundas e os fatos que, relacionados, ocasionaram todos esses eventos e "criaram" esses personagens históricos. É um livro para quem quer conhecer "o outro lado da história" e alargar horizontes de compreensão, além de superar a farsa de "mocinhos defensores da democracia" e "retrógrados que suprimem liberdades" - sim, há muito além disso.
"A história foi distorcida e manipulada para criar uma insistente narrativa, na qual a ascensão do Ocidente era não só natural e inevitável, mas uma continuação do que havia ocorrido antes" p.19.
"É fácil moldar o passado num formato que nos pareça conveniente e acessível. Mas o mundo antigo era muito mais sofisticado e interligado do que costumamos imaginar" p.46.
"É irônico, portanto, que, embora Constantino tenha a fama de ser o imperador que lançou as bases da cristianização da Europa, nunca se mencione que houve um preço a pagar por sua adoção da nova fé: ela comprometeu de forma espetacular o futuro do cristianismo no Oriente. A questão era se is ensinamentos de Jesus Cristo que haviam se firmado profundamente na Ásia
seriam capazes de sobreviver a esse grande desafio" p. 66.
"A grande ironia, portanto, era que, embora a Europa experimentasse uma gloriosa fase áurea, produzindo uma arte e uma literatura florescentes, e avançasse no esforço científico, era forjada na violência " p. 290.
"Não foi coincidência que a guerra mundial e o pior genocídio da história tiveram suas origens e execução na Europa; foram os últimos capítulos de uma longa história de brutalidade e violência " p. 291.

Homerogoncalves 16/09/2020

História critica
O livro faz uma reconstituição da História, desde a antiguidade até os dias atuais. Uma leitura crítica e muito rica sobre a relação entre oriente e ocidente que construiu as bases da modernidade e ainda repercutira no futuro da civilização global.

Gustavo Mahler 13/09/2020

Profético
Resenha - Coração do Mundo ( Peter Frankopan).

Se hoje eu tivesse que citar um oráculo para assuntos do mundo econômico e geopolítico, certamente seria Peter Frankopan. Peter tem o tipo de análise que gosto, ou seja, análise que não são superficiais. Talvez a minha veia científica exija isso em cada leitura que faço. Ideias complexas sendo rebaixadas em termos simplistas levam tanto ao erro quanto ao viés crítico.

É assustador como algumas pessoas esbravejam ideias errôneas em relação aos mais diversos povos e etnias sem se dar o ínfimo trabalho de entender o porquê de certas guerras ou mesmo ataques covardes ? como os da Al-qaeda. Tudo está intrinsicamente ligado a uma teia de jogos políticos, muito acima das ideias superficiais de cunho religiosos que muitos pregam. No âmbito dos negócios não há religião, todos são apenas a prova cabal do ateísmo e do que é de fato a natureza humana. Isso não é de hoje. Como citado no livro, o estratagema político global é um motor que vem moldando a civilização desde o advento dos povos sedentários e florescimento da agricultura.

Em 2040, muitos irão desejar ter lido este livro em 2020.