As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle Stuart Turton

Resenhas - As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

Thais645 28/10/2021

Um dos melhores livros que já li
A história é fantástica. No começo pensei que era apenas uma história de mistério a la Agatha Christie, mas é muito mais. E o final, totalmente inesperado e surpreendente, e ao mesmo tempo magnífico. Super recomendo!!!

Dudu 15/12/2021

Enredo interessante e muito criativo. Daria uma ótima série!

A história, por vezes, é meio confusa, pois os detalhes são explicados durante o decorrer dos eventos.
Não há introdução ou preâmbulo.
Somos jogados à trama junto com o personagem principal e vamos descobrindo os detalhes ao mesmo tempo em que ele os descobre.

Alto clima de mistério e forte apelo investigativo.

Gostaria de uma uma continuação, não dessa mesma história, mas do universo apresentado pelo autor.

Andreia Santana 03/12/2023

Estreia promissora de um britânico que certamente lia Agatha Christie na adolescência
Um homem acorda sem memória e convencido de que uma mulher de quem ele só lembra do primeiro nome foi assassinada no ermo de uma floresta. Esse é o ponto de partida de As sete mortes de Evelyn Hardcastle. Lançado em 2020 pela Dublinense e já enviado pela TAG Experiências Literárias, é um dos melhores livros de mistério e suspense que li nos últimos anos. A trama é bastante complexa, intrincada e bem amarrada, cheia de camadas.

Mistura o clássico dos livros de assassinato no melhor estilo Agatha Christie, com uma pegada Doctor Who, com viagens no tempo, e pitadas da série de sci-fi da Netflix, Altered Carbon. O protagonista precisa habitar oito corpos diferentes para solucionar o mistério e cada um dos seus hospedeiros tem uma personalidade diferente, ora cativante, ora repulsiva.

Lembra ainda o emblemático e angustiante episódio Urso Branco, dos primórdios de Black Mirror, pois questiona o limite tênue entre justiça e vingança.

Outras referências importantes são a série alemã Dark, a icônica The Twilight Zone (muitas obras que exploram viagens no tempo e elementos sobrenaturais bizarros bebem nessa fonte inesgotável de inspiração) e o filme Nine Knifes Out (Entre facas e segredos, no Brasil).

É o livro de estreia do autor, o jornalista britânico Stuart Turton, que não economiza na imaginação e desenvolve uma história sem linearidade. O leitor, tal qual o protagonista, encontra um quebra-cabeças desmontado e com peças faltando e tem de ir montando tudo na sequência certa, na imaginação, enquanto tenta desvendar quem é o assassino da história.

O livro, além de prender a atenção do começo ao fim, vai lançando fatos novos e personagens que, de início, parecem ser aleatórios, mas que se encaixam cirurgicamente a cada nova descoberta do protagonista e do leitor.

Essa possibilidade de enxergar a história pelo ponto de vista do confuso personagem principal, que vai ganhando consciência de cada ato e suas consequências na base da tentativa e do erro, é um grande trunfo de As sete mortes de Evelyn Hardcastle.

Os plots também tem excelentes sacadas, mas a leitura precisa ser atenta para pegar as sutilezas escondidas em cada virada da história. Não dá para acreditar em soluções óbvias. Trata-se de uma narrativa bem saborosa para leitores que gostam de decifrar enigmas inteligentes e desafiadores.

O exemplar que eu li - É a edição de mercado da Dublinense, possível de acessar gratuitamente e de forma legal na BibliOn. Está disponível para venda na Amazon e em livrarias digitais. A edição especial da TAG está esgotada na loja oficial do clube. Mas dá para encontrar na Estante Virtual.

Ficha Técnica:
As sete mortes de Evelyn Hardcastle
Autor: Stuart Turton
Tradutor: Hilton Lima
Editora: Dublinense, 2020
480 páginas
*R$ 66,80 (livro físico, novo, na Amazon, versão do mercado editorial); entre R$ 23 e R$ 25, usado, na Estante Virtual (versão da TAG)
*Pesquisa em 03/12/2023

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

TCN 08/04/2020

Fantástico
Que mistério ! Lembrando vagamente o universo de "As quinze vidas de Harry August" esse livro cria um mundo onde chegar a resposta do mistério é questão de vida ou morte. Assustador de tão misterioso. Com uma leitura simples e rápida, o livre te apaixona logo nas primeiras páginas. Eu amei!

Djamila.MagalhAes 23/04/2020

Ehh
Esse gênero literário não é o meu favorito, me peguei muitas vezes querendo saber o final da história para terminar logo do que a me envolver com a narrativa.
Foi uma boa experiência no sentido de experimentar uma leitura diferente e sair da minha zona de conforto.

Laura 22/08/2020

Espero ler sempre livros bons como esse
Fazia tempo que eu estava precisando ler um livro muito bom, que me deixasse acordada de madrugada para poder acabar de ler. Esse thriller é o melhor que eu já li até hoje ouso dizer. O trabalho e a criatividade que o autor teve por trás desse livro é muito grande e é algo perceptível em cada capítulo que você lê. Cada detalhe desse livro foi pensado muito bem, e cada personagem foi muito bem construído. A mensagem que está por trás desse livro é muito bonita, mesmo assustando de vez em quando. Eu estava enrolando muito para ler esse livro, mas valeu cada minuto investido nele.

Renata 31/03/2020

Este é um daqueles livros que prendem o leitor! Mas não desde o início. O início é um pouco confuso, e acho que essa confusão inicial é proposital, pois ela fecha com a confusão vivida pelo próprio personagem principal. De qualquer modo, demorei quase 100 páginas pra pegar o ritmo e entender bem a dinâmica da história. Mas também, depois que isso aconteceu, li o livro em, praticamente, 3 dias!
A premissa do livro é muito legal: um homem precisa desvendar um assassinato e, a cada dia, ele acorda no corpo de um personagem diferente para reviver o dia do assassinato e tentar desvendar o mistério. Além da viagem no tempo, a cada dia ele vai descobrindo as regras desse jogo. Há muitas reviravoltas e surpresas, algumas delas um tanto forçadas (como era de se imaginar).
Achei a história diferente e quase toda bem construída (o final deixa a desejar, na minha opinião).
Indico a leitura!
skuser02844 31/03/2020minha estante
Sua resenha me fez querer ler o livro.

Iasmin 14/06/2021

Olha eu esperava bem mais. Porém conheço pessoas que acham esse livro muito foda, talvez eu não tenha gostado muito porque tô enjoada de livros de mistério.

Darlan 18/04/2020

Um thriller (parcialmente) bem feito
Por vários momentos eu tive vontade de criticar a extensão do livro, 475 páginas, porém não consegui, pois definitivamente não é um livro de enrolação, cada capítulo não deixa de trazer sua contribuição importante para a história, o que é algo a ser pontuado levando em consideração o que se pode encontrar por aí.
É muito perceptível que a partir de certo ponto a história passar a ser um tanto apressada. Claro que o autor pode simplesmente ter escolhido esse caminho, por mim tudo bem, mas é como se ele estivesse se utilizando de recursos de bastidores para resolver a trama já bem intrincada a certa altura, trazendo mais personagens à história com poucos argumentos ou sequer qualquer explicação prévia.
Por fim, o golpe final na cabeça do leitor, uma reviravolta que TRANSFORMA a história em.. algo jamais imaginado, afinal de contas a proposta inicial do livro traz a mente do leitor um gênero específico. Eu não achei ruim, mas que pareceu um artifício para facilitar a conclusão da história isso é inegável.
Por fim eu acho que é um bom livro sim, que diverte bem e que não desaponta mesmo com esse final maluco, pois não se pode criticar todo o trabalho bem feito do autor em intrincar bem a trama por conta disso.
Recomendo sim.

teus 11/03/2022

Essa obra me prendeu completamente do início ao fim e me tirou de uma longa ressaca literária.
Um mistério incrível, que vai se desemaranhando de uma forma heterogênea ao decorrer da história.
Ver as peças se encaixando nessa linha cronológica confusa é muito bom.

Leticia Souto 02/03/2020

Nada menos que incrível
Li esse livro duas vezes e não mudou nada na minha percepção. Nas duas vezes me surpreendi com a inteligência do Stuart Turton.

Trama, EXTREMAMENTE bem bolada. Todos os detalhes se encaixam de um jeito tão perfeito que apenas anos de planejamento poderiam fazer isso.

Personagens maravilhosos e inteligentes. O crescimento de cada um é notorio à medida em que a leitura avança, deixando a história ainda mais interessante.

Maravilhoso, recomendo para todo mundo que tiver a chance de ler.

"O amanhã poderá ser o que eu quiser, o que significa que, pela primeira vez em décadas, posso aguardá-lo com expectativa."

João Luiz CF 27/06/2021

Excelente obra de mistério...
Superou minhas expectativas. Tinha visto algumas resenhas negativas a respeito, e portanto, estava receoso em começar este livro. Felizmente, tive uma ótima experiência com esta obra.
Chegando no final, eu me perdi um pouco nos detalhes, afinal, depois de reviver em sete corpos diferentes o mesmo dia, eu já não lembrava exatamente, em minúcias, as ações dos outros personagens em seus respectivos horários do dia.
Mas tirando isso, achei surpreendente o rumo da história, a resposta do mistério de quem matou Evelyn Hardcastle.
Recomendo esta experiência para qualquer entusiasta de mistérios!

Carolina.Santana 26/06/2020

Eu amei a maneira que a história é conduzida, é o tipo de mistério que ninguém consegue resolver sozinho. Ficava criando várias teorias e todas estavam erradas.

Carla 23/06/2023

É isso?
Só conclui por curiosidade, queria conhecer o final e como o autor ia resolver a trama que construiu.

Fiquei frustrada. Muitas e muitas páginas para construir uma trama intrincada, cheia de personagens com personalidades bem desenvolvidas, mistério, um vai e vem temporal para, em poucas páginas finais, desvendar a trama, desenrolar alguns fios e deixar muito em suspenso.

A história é bem interessante, mas esperava um desfecho a altura dos demais capítulos: surpreendente.

As pontas soltas que foram deixadas assim de propósito só refletiu, para mim, falta de criatividade e, até mesmo, preguiça do autor em não aprofundar o mundo alternativo que construiu.