As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle Stuart Turton

Resenhas - As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

Ale 16/12/2023

Sensacional
O livro trás a estória de um homem que todos os dias acorda no corpo de outra pessoa para descobrir o assassino de Evelyn Hardcastle, filha do dono da casa onde está acontecendo uma festa, os hospedeiros são convidados dessa festa. A estória é instigante e você se vê transportado em todos os momentos e nos mistérios que cercam todos os convidados da festa. O desfecho é sensacional e inusitado.

Andreia Santana 03/12/2023

Estreia promissora de um britânico que certamente lia Agatha Christie na adolescência
Um homem acorda sem memória e convencido de que uma mulher de quem ele só lembra do primeiro nome foi assassinada no ermo de uma floresta. Esse é o ponto de partida de As sete mortes de Evelyn Hardcastle. Lançado em 2020 pela Dublinense e já enviado pela TAG Experiências Literárias, é um dos melhores livros de mistério e suspense que li nos últimos anos. A trama é bastante complexa, intrincada e bem amarrada, cheia de camadas.

Mistura o clássico dos livros de assassinato no melhor estilo Agatha Christie, com uma pegada Doctor Who, com viagens no tempo, e pitadas da série de sci-fi da Netflix, Altered Carbon. O protagonista precisa habitar oito corpos diferentes para solucionar o mistério e cada um dos seus hospedeiros tem uma personalidade diferente, ora cativante, ora repulsiva.

Lembra ainda o emblemático e angustiante episódio Urso Branco, dos primórdios de Black Mirror, pois questiona o limite tênue entre justiça e vingança.

Outras referências importantes são a série alemã Dark, a icônica The Twilight Zone (muitas obras que exploram viagens no tempo e elementos sobrenaturais bizarros bebem nessa fonte inesgotável de inspiração) e o filme Nine Knifes Out (Entre facas e segredos, no Brasil).

É o livro de estreia do autor, o jornalista britânico Stuart Turton, que não economiza na imaginação e desenvolve uma história sem linearidade. O leitor, tal qual o protagonista, encontra um quebra-cabeças desmontado e com peças faltando e tem de ir montando tudo na sequência certa, na imaginação, enquanto tenta desvendar quem é o assassino da história.

O livro, além de prender a atenção do começo ao fim, vai lançando fatos novos e personagens que, de início, parecem ser aleatórios, mas que se encaixam cirurgicamente a cada nova descoberta do protagonista e do leitor.

Essa possibilidade de enxergar a história pelo ponto de vista do confuso personagem principal, que vai ganhando consciência de cada ato e suas consequências na base da tentativa e do erro, é um grande trunfo de As sete mortes de Evelyn Hardcastle.

Os plots também tem excelentes sacadas, mas a leitura precisa ser atenta para pegar as sutilezas escondidas em cada virada da história. Não dá para acreditar em soluções óbvias. Trata-se de uma narrativa bem saborosa para leitores que gostam de decifrar enigmas inteligentes e desafiadores.

O exemplar que eu li - É a edição de mercado da Dublinense, possível de acessar gratuitamente e de forma legal na BibliOn. Está disponível para venda na Amazon e em livrarias digitais. A edição especial da TAG está esgotada na loja oficial do clube. Mas dá para encontrar na Estante Virtual.

Ficha Técnica:
As sete mortes de Evelyn Hardcastle
Autor: Stuart Turton
Tradutor: Hilton Lima
Editora: Dublinense, 2020
480 páginas
*R$ 66,80 (livro físico, novo, na Amazon, versão do mercado editorial); entre R$ 23 e R$ 25, usado, na Estante Virtual (versão da TAG)
*Pesquisa em 03/12/2023

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Lah 01/12/2023

Quem matou Evelyn Hardcastle?
Já no começo eu fui surpreendida. Claro, dizia na sinopse que ele acordava todo dia como uma pessoa diferente, mas o que a gente descobre é que o protagonista não tem nenhuma memória de antes disso. Ele não sabe nem o que tá fazendo na mansão Blackheath. É um mistério pra ele e pra nós (nem tanto na verdade. A gente sabe que ele tem que descobrir quem matou a Evelyn Hardcastle hihihi). E cada vez que o personagem dorme, ele acorda como outra e, que temos próprios problemas e olas próprias memórias.
Gostei muito dessa história. É uma história diferente de mistério. Fazia tempo que eu não lia nada assim, mistério com viagem no tempo e tudo mais. E ne surpreendi bastante com as revelações (lá no final tem um plot twist que eu não vi que tava vindo). Com certeza uma das melhores leituras que eu fiz em 2023. Recomendo demais!
?????

Isabela.Martinez 19/11/2023

Mds que livro longo e cansativo.
Muito arrastado. Não havia a necessidade de 500 páginas.
Nk começo estava muito interessada, mas o meio é tão chato e o final tão confuso e sem sentido.
O autor criou esse mundo bizarro e não explicou nada. Só jogou uma coisas aqui e ali para causar impacto, mas parece que teve preguiça de explicar o resto.

Nadja Maria 16/11/2023

Confuso!
Eu achei a história muito inteligente e interessante, mas tem muita informação e muitos detalhes, que deixa tudo muito cansativo! As cenas são revividas todos os dias de pontos de vista diferentes, não sei com o autor não se enrolou pq é confuso!

Ana 12/11/2023

Gostei do livro se mudar o final
Peguei esse livro pq ele tinha uma proposta legal, bem vibe de filmes como "Knifes out". O começo é um pouco arrastado mas a medida q vc começa a entender aa possibilidades q a história tem parece q a leitura engata.

Eu li ele depois de uma ressaca enorme, e devorei ele em 2 dias. Gostei bastante da premissa mas o q me desapontou foi o final. Senti as conclusões meio tiradas do nada, um pouco sem pé nem cabeça...

Rodrigo.Souza 12/11/2023

Só em livro mesmo?
Precisei de um mês inteiro para ler esse livro com calma e absorver toda a confusão que ele apresenta (uma confusão deliciosa!).
esse livro é uma mistura de ilha do medo com black mirror + um plot twist MUITO LOUCO.
o personagem principal no fim se revela um santo kkkk acho que ninguém da vida real faria o que ele fez (talvez os santos fariam), mas acho que foi essa atitude que me fez amar ainda mais o livro. ver que pelo menos na ficção é possível ter fé na humanidade.

obs: essa resenha só vai fazer o mínimo de sentido pra quem leu kkkkk.

Amanda3808 04/11/2023

Não sei por onde começar a explicar a perfeição desse livro. Recomendo que todo mundo leia, o que o autor fez aqui é majestoso. Melhor do ano

Tayná 27/10/2023

Leitura muito empolgante mas não curti o final. Não gostei da explicação da existência de Blackheath e da ligação de Aiden com Anna. Por não ter gostado dessa revelação, o final foi bem arrastado para mim.

Amanda.Ripoll 26/10/2023

Incrível!
Já dou início dizendo que amei o livro do começo ao fim.

O enredo é muito interessante, deixando o leitor preso e fritando os neurônios em boa parte da obra, tudo vai se construindo de uma forma bem única.

Eu, como uma grande fã de suspense e investigação, criei mil teorias que foram caindo por terra no desenrolar das páginas. E pasme, o plot é uma doideira! Com certeza passou longe do que eu imaginei.

A leitura não é tão rápida devido a forma que os fatos são apresentados, mas vale cada minuto.

Indico 100%, principalmente aos leitores que gostam desse tipo de conteúdo, assim como eu. Mas já vou logo avisando: vc vai ficar confuso. É inevitável, mas não desista! A leitura vale muito a pena e é bem mais profunda do que parece inicialmente.

Contém gatilhos como pressão psicológica, agressão, homicídio e suicídio.

lav 24/10/2023

No início, o enredo pareceu muito legal e diferente, de fato, a estória é peculiar, nunca li nada parecido, entretanto, acaba se tornando muito confuso.
Muitas vezes me perdi na história, além disso, o livro é muito denso, descritivo de forma demasiada.
Gostei bastante do Plot Twist, mas não achei tão bem construído e faltou explicações em diversas coisas.

dany 20/10/2023

Faz um tempão que eu li, mas queria fazer uma resenha curtinha pq acho q esse livro merece.

geralmente não me interesso mto por suspenses, mas esse aq me fisgou completamente por causa da trama extremamente diferente de tudo que já tinha visto por aí.

NUNCA tinha lido nada parecido, achei a proposta do livro incrível e foi mto bem desenvolvido.

o final não foi minha parte favorita, mas isso não tira o esplendor do livro, que é único e muito criativo.

Natalia917 09/10/2023

8 dias. 8 Hospedeiros. 8 chances.
O livro é tão grande que poderia falar horas dele, então vou dar uma resumida.
Os únicos pontos negativos que eu achei foram alguns diálogos que pareceram mais um interrogatório do que uma conversa despretensiosa(mas foram poucos) e o modo como a personalidade da personagem foi mostrada no final, a construção até lá foi boa mas n senti tanta coisa com ela(como pena e raiva) como senti com os outros, achei ela mt superficial. Também não curti mt a história de vida dos 2 antes de Blackhealth, não acho q alguém possa ser perdoada desse jeito, por mais que anos tenham se passado.
Mas o livro num todo é ótimo, vc fica confuso na maior parte do tempo o que pode te irritar, mas no final vc vai ser recompensado. Todas as pontas são amarradas, até as mais inúteis. Vc tb consegue imaginar e sentir todos os personagens como pessoas reais, o que torna a história mais envolvente e enlouquecedora.
Pensei que ia largar no começo, mas amei como esse livro me surpreendeu e envolveu, não gosto nem de pensar como eu poderia ter tido a chance de nunca conhecer ele já que minha amg pegou da avó dela e me deu pq achou "minha cara". Foi uma surpresa maravilhosa, merece muito o 4,5/5 ?.

zize 07/09/2023

Decepcionante
Talvez eu tenha criado expectativas demais para esse livro. Ele já estava na minha lista de desejo há tanto tempo e esse ano eu finalmente pude ler ele e acho que a experiência não poderia ter sido pior. Demorei exatamente 2 meses para conseguir finalizar essa leitura, e nem foi por falta de tempo ou vida corrida não, porque eu li paralelamente a ele vários outros livros. Eu só tinha preguiça de continuar a história mesmo. A mas então por que eu não abandonei? Por que eu não gosto de abandonar livro, eu queria mesmo finalizar essa leitura para descobrir todo o mistério e ver como o autor ia fechar essa história e, sinceramente, foi bem ridículo, bem mnhé, tipo, é isso mesmo, sério?! enfim?

- spoilers -

A leitura foi bem desgastante, o livro é grande, tem quase 500 páginas e é uma enrolação sem fim, e ele ?resolve? o grande mistério nas últimas páginas de forma super corrida e jogada, mas nem liguei muito porque eu tava contando os minutos já para finalmente terminar de ler isso, só queria pontuar né porque fica bem (?). O autor cria ali toda uma narrativa de troca de corpos e viagem no tempo para desvendar um assassinato e blá blá blá para no fim o personagem estar em uma espécie de prisão (??? o que foi péssimo, porque ele nem se deu ao trabalho de explicar isso melhor) onde ele mesmo se enfiou para se vingar de uma criminosa que matou a irmã dele, só que o mundo e a vida que ele fazia parte antes de ir para BlackHeart não é explicado, nem falado nada sobre tá ligado, e pior, eles saem juntos de BlackHeart como se o passado não importasse nada e fossem pessoas 0km, aí enfim, não gostei. Agora pra exemplificar o negócio que eu falei de ele não explicar, tipo, quando o médico da peste vai lá falar com o Aiden e explica quem é a tal Anna, olha o que ele diz: ?Ela foi líder de um grupo que semeou destruição e morte por metades as nações do mundo?, ?Os homens de Annabelle Caulker vieram a noite e levaram Juliette de sua casa. Executaram seu marido com uma única bala na cabeça? aí tipo assim o mano me lança uma dessas e fica só por isso, eu queria saber que tipo de organização e grupo era esse sabe, desenvolva. Ele foi lá fez um livro cheio de nó um monte de história se cruzando, toda hora um plot novo para quando chega O PLOT ele simplesmente só jogar assim, sem grandes explicações. Sério, foi bem decepcionante. Acho que talvez ele tenha querido inovar demais e ficou entediante, por que eu já pensava ?ai lá vem mais um plot? e depois de tantas coisas você vai ficando de saco cheio, de verdade.

Outra coisa que eu queria falar é que esse livro é muito muito confuso mesmo, a quantidade de personagem é muito exagerada (porém entendível) e todos eles têm uma importância significativa pro desenvolvimento da história, então assim, não tem como descartar. Eu pelo menos toda hora me confundia sobre quem era quem, quem fez o que e quem conhece quem (e a minha demora para ler piorou isso) mas aos poucos fui ali tentando me encontrar. Foi difícil mas em um certo momento acho que deu certo. Acho que também devido a essa quantidade absurda de personagem fica impossível você se apegar e ter algum sentimento com qualquer um deles, e não ter sentimentos que te fazem torcer e querer acompanhar a jornada dos personagens dificulta realmente a manter a leitura agradável. O livro tem alguns capítulos mais envolventes e interessantes, mas a maioria foi chato mesmo. Quando cheguei em mais ou menos 53% do livro eu achei que ele ia dar uma alavancada e ficar mais envolvente, mas isso passou rápido e foi embora. O livro começa bem sim, mas depois ele decai.

Mas tenho elogios a fazer também, não só de críticas negativas vive essa leitora aqui kkkk. O autor sabe sim criar uma atmosfera de suspense e terror que te dão uns medinhos, aquele arrepio nos braços. Quando o médico da peste apareceu a primeira vez eu achei bem perturbador, o cara do canto escuro da sala? foi bem sinistro sim. Isso vou ter que elogiar. E também acho que os personagens foram bem construídos, mesmo eu não tendo criado nenhum tipo de laço com nenhum, e os cenários também (mas as vezes descritivo até demais).

Tenho para mim que essa história funcionaria muito melhor numa série (e olhe lá), em livro realmente não rolou. No fim das contas o livro não me prendeu, ficou cansativo e chato para caramba, definitivamente não vale o tempo que despendi para ler isso, o que é uma pena porque eu queria muito ter gostado. Frustrante.

Frank.Gonzalez 03/09/2023

A morte de Evelyn Hardcastle precisa uma solução . Três escolhidos tem que achar o assassino enquanto jogam um jogo que se repete interminável . Cada día é uma oportunidade diferente num corpo novo , uma oportunidade de resolver o enigma e escapar da mansão Blackheath.

Este suspense ambientado numa mansão georgiana, mistura o gótico, o mistério e a ficção científica numa receita que te deixa com o gosto de ter lido uma obra prima . Escrito de forma elegante , de a poucos , deixando saborear cada acontecimento como uma iguaria rara .

Uma obra que seria um sucesso no audiovisual , mas que na leitura se leva todos os méritos possíveis .

Minha reação : ??