Dooku: Jedi Lost (Star Wars)

Dooku: Jedi Lost (Star Wars) Cavan Scott

Resenhas -

Marcelo.Araújo 10/10/2023

A irmã de Dooku
Muitos falam sobre a queda de Anakin, mas poucos se lembram que Dooku também já foi Jedi, e dos grandes, chegando a integrar o Alto Concelho.
Mas caiu, e disso podemos questionar: O lado sombrio se adquire com o tempo, ou é uma maldição de nascença? Se sim, então seria justo culpar os Sith por serem o que são?
Sobre tal devaneio sonda o livro de Conde Dooku, que cresceu como bom menino e bom padawan, mas escondia dentro de si um gatilho muito perigoso que, se acionado, o levaria invariavelmente às trevas.
E foi o que aconteceu.
Poucas pessoas associam isso, mas a verdade é que a história de Dooku e Anakin traçam paralelos de similaridade. Ambos foram surpreendentemente bondosos em suas carreiras, mas bastou que o ponto fraco fosse tocado, e suas omissas raízes sombrias se alastraram como garras demoníacas. Coincidentemente foi Anakin quem tirou a vida de Dooku, e diante dos olhos do Chanceler, Palpatine sabia que a maldição seria passada adiante, e o promissor Escolhido cairia para a escuridão.
Dooku Jedi Lost é sobre isso: A queda, simplesmente.
O ponto fraco que quando explorado, nos derruba.
E isso inevitavelmente nos faz perguntar:
Qual é o SEU ponto fraco?
Voltando ao livro, a maior parte da história é desenvolvida a partir da perspectiva de Asajj Ventress, sua então serva, que desvenda o passado do mestre através de arquivos pessoais para encontrar a irmã dele. Sobre Asajj, é revelado seu lado "mediúnico" ou mesmo demente, já que ela escuta a voz de seu falecido mestre Ki Narek, que não se sabe se é um fantasma da Força, ou apenas uma alucinação.
No mais, o livro revela as relações do Jedi caído com seus pais, seus irmãos, o patriotismo por seu planeta Serenno, as lições com Yoda como seu mestre, e os ensinamentos aos seus padawans Rael Aveross e Qui-Gon Jinn. Acima de tudo, sua longa e trágica amizade com o colega de infância Sifo-Dyas (Os inseparáveis Sifo Dyas - Dooku, que dupla!).
Não é esquecida, de maneira alguma, a frieza do primeiro contato com Lord Sidious, que já o sondava há mais de década.

site: https://maharaujoescritor.blogspot.com/2022/02/muitos-falam-sobre-queda-de-anakin-mas.html

gabrisingr 27/09/2023

Adorei o audio drama, foi narrado de maneira incrível e muito imersiva
eu queria saber mais sobre o Dooku, esse livro mostrou seu descontentamento com a ordem Jedi, mas como ele passou da sua intenção de destruir os Sith para cúmplice?
um dos personagens mais interessantes da saga, a história acrescenta detalhes e um pouco de profundidade a ele

Cachamorra 11/05/2022

Livro maravilhoso
Antes de mais nada eu ganhei o audiodrama em inglês no audible e essa foi a minha experiência. E digo que é incrível. A narrativa, o texto e a leitura. Pretendo ler o ebook no futuro, mas fiquei muito impressionado com a qualidade.

Falando do livro. Eu sempre quis saber mais a história do Conde Dooku e entender sua motivação, tudo está aqui no livro. Novos personagens são apresentados com muita qualidade, os antigos estão aqui, com uma dublagem impecável, diga-se.

O livro narra com riqueza de detalhes duas fases importantes da vida de Dooku e quando você termina vê o quanto esse personagem rico ficou de lado nos filmes e na série Clone Wars. Asaaj Ventress também está aqui e é incrível como sempre.

A narrativa é fluída, emocionante e você quase perde o sono (e o fôlego) em diversos momentos. Tem um trecho, mais pro final, que desnecessariamente o autor usa um Deus Ex Machina, mas fora esse elemento, o livro é ótimo.

Recomendo demais.

Nathan.Rafael 12/12/2021

Star Wars: Dookan - O Jedi Perdido
A História é excelente porém:
A leitura é péssima pelo estilo de roteiro dela (composta por episódios não produzidos de Clone Wars), pois é composta majoritariamente por diálogos e possui uma pobre descrição dos ambientes.
Porém com tudo isso não sobrepõe as ótimas qualidades que a história possui, como mostra a relação entre os jovens Dookan e Sifo-Dyas e mostrar a vida de Dookan como Cavaleiro Jedi abordando também um pouco da relação com seus Ex-Padawans Rael e Qui-Gon.
Se fosse adaptado para o formato de um livro normal, seria recomendável para qualquer um, como não é, é apenas recomendável para fãs Star Wars que querem saber algo a mais sobre Dookan, Ventress, Sifo-Dyas, e Qui-Gon.
Apesar de todos esses defeitos o livro recebe: 4,5

Marcelo Ricarte 09/06/2021

Sinto o lado sombrio me chamando...
Sério... Como não partir pra ele?
O cara só sofre...

A narrativa, ela muito me surpreendeu, nunca fui atraído por esse estilo de roteiro, mas depois de concluir não vejo forma melhor de contar essa história incrível, top demais.

Conhecer a história de Sifo Dias e Asajj Ventress também eh um bônus incrível...

Quanto a história principal ela se resume num cara abandonado pelo pai, mãe morre, o irmão eh um mala maluco e irmã pira na pior hora e tenta "trai-lo" e o 'duende verde' só pensa em meditar, até eu que sou mais bobo daria ouvidos pro homem encapuzado...

Sensacional.

Matheus Bonfim 26/04/2021

Maravilhosa
Esse audiodrama me fez se encantar pelo personagem Conde Dooku, deixou ele bem mais profundo, e faz a gente entender sua decaída para o lado sombrio da Força.

Dani 18/04/2021

Excelente produção do audiobook com uma boa complementação para a história de Dooku. Gostei especialmente da voz que narra a Ventress.

umbookaholic 07/04/2021

gostei demais da experiência de leitura desse livro, mas, infelizmente, acho que a história não ficou à altura do que eu 'tava esperando.

achei o ~áudio-drama EXTREMAMENTE bem feito. gostei da escolha do elenco (infelizmente a gente não pôde ter o Christopher Lee :/), gostei dos efeitos especiais e tal, mas sinto que a história é rasa (apesar de aprofundar um pouco mais o Dookan) e os diálogos são MUITO robóticos. chegou num ponto do livro em que eu quase DORMI!

dei a nota que dei por conta da experiência, msm, que foi única (parece um GraphicAudio), pq a história foi um tanto quanto decepcionante.

Lucas 02/04/2021

Uma luz no passado de Dookan
Este livro busca preencher uma lacuna na história de Star Wars, lançar luz a história de surgimento e ascensão do Conde Dookan.
É uma história bem dinâmica e muito bem contada, temos diversos momento que se passa dentro do templo Jedi em Coruscant no qual parecia muito com a escrita de Harry Potter e suas aventuras na escola de Hogwarts.

Recomendo a leitura para aqueles que são fãs da série clone Wars e dos filmes dos anos 2000. O livro traz muito contexto ao personagem, tornando a série e os filmes mais legais. Irei ler logo em seguida o livro "Star Wars: Discípulo Sombrio" que conta um episódio de clone Wars não produzido onde os jedis se juntam a Assaj Ventress para caçar Dookan após suas atrocidades de guerra.

Portanto, a leitura é fácil e rápida, trazendo um contexto maior ao Conde de Serenno e como se tornou aprendiz de Palpatine.

goodbyedarth 16/03/2021

"Eu odeio esse lugar. Eu odeio as mentiras, as decepções, o medo e o ódio. Eu o odeio e o que ele me fez fazer."
Quando conheci o famigerado Conde Dookan no episódio II achei ele Ousado, elegante e, acima de tudo, traiçoeiro. Um vilão para ninguém botar defeito, apesar de não ter um objetivo pré-estabelecido. Ganhar a guerra para o quê? Criar um império para o quê?

Felizmente esse livro apresenta a história dele, da infância até o abandono da Ordem Jedi, em um texto teatral (já que é a adaptação de um audio-book).

Houveram momentos em que senti pena dele, por ter uma cabeça blindada de negativismos e pelo orgulho grande que ele tinha de si mesmo, e não usava para atingir os outros, e ainda assim ter um final tão triste. Desde jovem, ele já era atormentado pelo lado sombrio, caminhando entre os dois lados sem se corromper por completo, até chegar onde chegou: um assassino frio, uma pessoa sem escrúpulos, vazio, sozinho e escravo do Sith.

Outros personagens queridos, como Qui-Gon Jinn, Rael Aveross, Sifo-Dyas, Yoda e Asajj Ventress, retornaram para complementar a história do Mestre Jedi que se tornou Conde e Lorde Sombrio.

Acredito que ainda tenham pautas soltas sobre a vida de Dookan que mereciam terem sido exploradas, tal como houveram momentos que poderiam ter sido tirados do livro, pois não fariam diferença alguma. Por que o Conde se voltou contra a Ordem, se tornou Sith, se ele estava bem como sucessor de seu pai? Qual a finalidade dele? Como ele usou o Sifo já desvairado na criação do exército Clônico?

Enfim, não é uma leitura necessária na compreensão dos filmes, mas é uma complementação e explicação dos caminhos que levaram o aprendiz de Mestre Yoda para o lado das trevas. Indico muito.

Boris.Battestin 22/04/2020

Livro muito bom contando mais um pedaço da história do count dooku, embora eu esperasse uma parte maior sobre a fase dele após abandonar a ordem jedi. Prá quem tiver interesse em continuidade, correto é ler esse antes de "master & apprentice" e antes de "dark disciple". O primeiro mostra a relação de qui gon jinn e rael aveross com dooku e o segundo continua a saga de assajj ventress. Então lendo na ordem fica mais fácil entender a linha do tempo e dos eventos que se sucederam antes dos fatos ocorridos nos episódios 2 e 3. Leitura fácil num estilo diferente de narrativa pois era um audiobook que virou texto. Vale a leitura.

arthurbusco 18/03/2020

audiobook