Canção para ninar menino grande Conceição Evaristo

Resenhas - Canção Para Ninar Menino Grande

Tamara 27/05/2024

Não é segredo a ninguém que Conceição Evaristo tem meu coração, com uma série de livros que visibilizam protagonismo de mulheres pretas, surge então Fio Jasmim, figura central de Canção para ninar menino grande. Sempre com uma escrita que beira a poesia, o livro apresenta um homem que em um primeiro momento entendi como um legítimo Don Juan. Mas aos poucos esse homem vai aparecendo, junto de suas fragilidades, o machismo atrelado desde a infância, sexualização do homem preto, o perfumar e as complexidades da masculinidade, que subjetivam esse sujeito. No final do livro o personagem faz uma amizade, rica com Eleonara, ali vemos o menino que não pode ser o príncipe na escola, já que era negro. Vemos a potência e o belo que existe em todos. Mais um livro da Conceição que entra para os meus favoritos, já diria Jeferson Tenório ?mais um acontecimento literário?.

Mariiebomfim 27/05/2024

Um livro bom, com muita história e muito sofrimento
A autora conta a história de várias mulheres que têm como fio condutor um único homem (Fio Jasmin) e um trilho de trem.

A forma como essa mulher escreve é sensacional. É um livro simples, mas cheio de histórias. Do jeito que só Conceição Evaristo consegue.

Natália Carolina 26/05/2024

Viva Conceição
Conceição nunca decepciona.

Este livro é incrível!!! Não tenho palavras para descrever a grandiosidade do que Conceição é capaz de fazer com as palavras.

Neste livro Conceição nos apresenta fio Jasmin, um homem negro e sua complexa sexualidade, assim como as mulheres com quem fio Jasmin tem relações. Um homem preto é o protagonista e o galã desta linda história que deve ser lida por todas e todos.

Daianex 24/05/2024

Nossa que livro absurdo, eu comecei a ler com muita expectativa e sem saber o que esperar da narrativa, não sabia nada do que esperar além de elser uma boa leitura.

Passei algumas boas páginas me sentindo incomodada com a escolha da representação feita nas mulheres da obra, sendo quase sempre escolhas de figuras passivas e quase dependentes da figura do protagonista.

Por fim entendi que a mensagem é justamente essa, é uma viagem pela mentalidade e pela construção da virilidade masculina de Fio Jasmin, uma construção que não passa pelo afeto e nem pela compreensão.

Fio Jasmin passa quase a vida toda sem conseguir perceber seu próprio vazio e seu papel na vida das dezenas de mulheres que ele passou. Não é uma história pra inocentar o personagem de sua culpa pelos acontecimentos e sim pra se refletir sobre o processo de construção da moral e da individualidade masculina, tentando em algum ponto pensar na particularidade desse processo para os homens pretos.

Railza.Albuquerque 24/05/2024

Canção para ninar menino grande
Esta é a história de Fio Jasmin e das mulheres que fizeram parte de sua vida.

Nas narrativas dessas mulheres, percebemos Fio Jasmin como um homem atraente, sedutor, mas emocionalmente distante, cujo único objetivo é satisfazer seus próprios desejos.

Ele carrega consigo as cicatrizes de sua infância, e mais tarde se percebe como um homem vazio e angustiado.

Por meio dessas histórias, Conceição evidencia as marcas do patriarcado na vida dos homens e como isso afeta suas relações com as mulheres e consigo mesmos.

gevicente 24/05/2024

Esse livro foi o meu primeiro contato com a Conceição Evaristo e adorei. É muito bem escrito, lírico e bem construído. É um ótimo livro para debater várias questões.

As personagens femininas desse livro são ótimas adorei conhecê-las, não é um livro que só fala do Fio Jasmim e suas conquistas, as personagens femininas tbm tem sua importância na composição do livro.

Maria 23/05/2024

Um bom livro. Uma boa escrevivência. Como tudo que Conceição escreve!

Ler esse livro é rememorar história de pessoas que conhecemos. E se não conhecemos, ouvimos sobre elas.

Conceição tem uma capacidade de escrita-ouvido bonita. E esse trabalho, é um pouco do que ela já vem escrevendo, contando, assuntando, escrevivendo.

Dani 23/05/2024

Leitura de Março do Leia Mulheres de Jundiaí/24

Saí do encontro gostando ainda mais do livro. Gosto como a Conceição faz desse romance quase que um livro de contos, pois as histórias são fragmentadas por essas mulheres que estão no caminho de Fio Jasmin.
Percebo um livro que parece ter esse homem como protagonista mas evoca na verdade a história dessas mulheres que o fazem protagonista.

Amanda 23/05/2024

Ouvi o audiobook e só me deu mais vontade de ler o livro físico, pois tem muitas passagens delicadas e importantes, daquelas que só absorvemos mesmo depois de ler e reler.

Gostei muito da estrutura do livro. Por mais que conte a história de Fio Jasmin, para mim o foco é a rede de mulheres que passam e dão forma à vida dele.

laura solzinho 22/05/2024

Canção para ninar menino grande
Eu adoro a escrita da conceição evaristo, é bem poética e cheia de metáforas.
essa história fez eu pensar bastante sobre masculinidades e como alguns homens podem passar a vida inteira sem olhar pra si mesmos, sem refletir, sem questionar.
mulheres também, óbvio. todos nós poderíamos só baixar a cabeça e seguir o papel de gênero estipulado para nós desde o nascimento.
várias reflexões

tai.mobi 21/05/2024

Sejamos Tina ??
Me peguei pensando que uma das coisas que eu mais amo na escrita da Conceição é o fato dela tratar dos maiores absurdos da humanidade de forma quase lírica.
Até li um parágrafo desse livro pra minha psicóloga pra que ela entendesse do que eu tratava. E chegamos a conclusão que talvez esse seja o efeito da escrevivência.
Sabia do que se tratava por acompanhar a carreira da dona Conceição e amá-la absurdamente. Mas finalmente entendi. Só agora, mas entendi.
Essa mulher é grande demais pro tempo que vivemos.
Que bom poder estar viva no aqui e agora e poder reverenciá-la.

Cláudia 21/05/2024

Fio Jasmin, um assistente de maquinista que viaja pelas cidades encantando diversas mulheres, apesar de ser casado e ter filhos. O livro apresenta uma série de encontros de Fio Jasmin com mulheres marcantes, cada uma afetada de maneira distinta por suas ações. Esta narrativa é um mosaico de experiências afetivas e traumáticas que discutem temas como solidão, afeto, e a busca por identidade e aceitação.

Ao longo do livro a gente entende que a história é mais sobre a vida das mulheres que cruzaram o caminho dele, do que sobre ele, assim como em dado momento, entendemos o motivo dele agir como age, sendo apenas um corpo e um rosto belíssimo, sem nada de sentimentos por nenhuma delas, entendendo os traumas, entendo a atitude, mesmo sem concordar.

Não é o tipo de livro que normalmente gosto, a escrita é linda, mas mesmo assim, não foi um livro que me prendeu!

Paula1735 20/05/2024

Viciante!
Eu achei que iria ficar entediada quando percebi o formato do livro mas quanto mais eu lia mais eu queria ler, terminei a leitura em 3 dias!!!!!
simplesmente gostoso de ler, a escrita de conceição é linda, como se fosse alguém sussurrando baixinho no nosso ouvido. fechei a última página e senti minhas canelas e meus braços arrepiando, perfeito!

nat 19/05/2024

Pra refletir pro resto da vida!
Estou receosa de escrever uma resenha, me sinto incapaz de descrever o que senti ao ler um punhado de histórias tão bonitas. na orelha do livro, Valter Hugo Mãe dá o seu pitaco e diz "[...] não é possível que Conceição Evaristo seja capaz de fingir pessoas tão profundas e delicadas com quem queremos encontrar, queremos casar" e eu compartilho desse sentimento. me senti numa roda com todas essas mulheres me contando cada causo seu. muito, muito tocante!

esse foi o meu primeiro contato com Conceição Evaristo e estou ansiosa para conhecer mais.

Melissa 18/05/2024

Resolvi começar o ano com essa leitura (que guardei estrategicamente para quando precisasse de um livro hipnotizante). Ler Conceição Evaristo sempre é uma escolha acertada. Gostei muito.