Fable

Fable Adrienne Young

Resenhas - Fable

Camilla 09/11/2020

Piratas e muita ação
Nessa fantasia, temos a Fable, filha de dois piratas importantes em um mundo cercado de mar. A mãe morreu exatamente para as águas, mas Fable não consegue ficar longe delas. E é assim que ela embarca em uma aventura junto aos integrantes do navio Marigold.

Essa é uma história que foi crescendo à medida que eu virava as páginas: o início foi bem mediano mas, até o final, eu estava completamente envolvida pelos personagens e queria ler o segundo livro direto (infelizmente, só lança no ano que vem). Eu adorei a escrita, é bem acessível e adequada para a faixa etária do público-alvo (inclusive, é uma boa recomendação para aqueles que estão começando a ler em inglês, porque tem pouquíssimo despejo de informação e o mundo é bem simples de entender). Tem um romance aqui que, apesar de não ser necessário, não me incomodou.

Foi uma leitura proveitosa e que me surpreendeu bastante.

Lauraa Machado 24/02/2021

O começo é muito bom, o final é anticlimático demais
Foi a capa que me fez querer ler este livro, admito. É essa capa, aliás, que guarda uma boa parte do meu amor pelo livro. Esta e a do próximo. Além disso, só de ser sobre "piratas" e navios, eu já estava interessada. Tenho um fraco enorme por livros dessa temática e eu já amava o livro antes mesmo de comprar. Mas aí vi várias resenhas negativas e acabei ajustando minhas expectativas antes de começar a ler.

Ainda bem que eu vi essas resenhas, senão essa teria sido a pior decepção da minha vida de leitora. Pela capa e pela sinopse, eu estava esperando ficar completamente rendida pela trajetória da Fable, pelo romance e pela quantidade de ação que jurava que ia encontrar. Não é um livro ruim exatamente, eu consegui me conectar muito fácil à personalidade da Fable e seus problemas, estava constantemente torcendo por ela e pegando mais ranço de quem não a ajudava do que ela. Além disso, seu interesse romântico é bem atraente, tanto pela sua posição na história em relação a ela, como pela sua personalidade.

Além disso, a escrita da autora é muito boa e flui muito bem. Li quase que de uma vez, de tão embalada que fiquei. Estou, aliás, bem interessada em seus outros livros por isso. Mas Fable tem problemas bem complicados que eu não posso deixar de mencionar. E estou falando do livro, não da protagonista.

Os dois primeiros terços do livros são muito bons! Muito mesmo! Já estava planejando dar cinco estrelas e vir aqui contar como me disseram que eu não ia gostar e acabei amando. Mas aí o último terço começa e tudo desanda de uma forma tão absurda, que eu nunca esperaria isso de um livro escrito por uma autora profissional e experiente e publicado por uma editora grande.

Tudo que foi construído antes dessa última parte, todo o potencial do livro, de perigo, de tensão, de reviravolta, é desperdiçado completamente. Completamente! A partir de certo ponto, tudo dá certo fácil demais, não tem nenhum problema, ninguém indo contra, ninguém nem dificultando nada. No começo do livro, eu estava imaginando as coisas mais mirabolantes possíveis, porque a própria história criou esse espaço e essas ramificações para o que a Fable conhecia como verdade. Isso só me deixou ainda mais animada para ler, devorando as páginas só pela ansiedade do que eu sabia que viria e destruiria a minha vida.

Não veio nada. Nada de ruim, nada de importante, nada de difícil. Parece que o último terço foi escrito por uma pessoa bem mais nova e amadora, que faz tudo dar certo só porque tem medo de lidar com as consequências de criar problemas para os personagens. O livro não tem clímax, não vai criando tensão e crescendo até chegar a um pico, não dificulta nada na vida da Fable e nem tem alguma reviravolta com impacto o suficiente para valer o final. O único jeito de ser mais anticlimático seria se tivesse um clímax que se resolvesse fácil, mas nem isso tem. Faltavam ainda umas oitenta páginas quando eu comecei a ficar com a sensação de que tudo daria errado logo, mas nada deu. É tudo ideal e fácil demais para um livro comum, mais ainda para um livro como esse, em que a Fable já tinha sofrido e passado por coisas bem ruins.

O pior ainda foi o final, o último capítulo. A autora fez uma última tentativa desesperada de criar uma reviravolta, mas sem ter a tensão, sem ter dificuldades e problemas antes, não consegui me importar com o que aconteceu. Estava ocupada demais tentando entender como tinham deixado um livro desses ser publicado sem ao menos ter um único clímax e situação importante no final. Alguém me explica? O jeito que foi cortado nem encaixou tão bem, parece que arrancaram as últimas páginas ou dividiram um livro que não devia ter sido dividido.

Ainda vou ler o segundo, tenho algumas esperanças de que seja bom, mas já percebi que todo aquele potencial para coisas fantásticas e de tirar o fôlego que o começo tinha não será levado a lugar nenhum. Vai ficar por isso mesmo. Mas o começo ainda parece ter sido escrito por outra pessoa, então espero que a autora dele volte para o segundo livro. Quem sabe eu não me surpreenda dessa vez? A esperança é a última que morre, né?

Vihtoriabooks 10/03/2023

Terminei rm um dia ???
Fantasia de piratas e romance, FOI ISSO QUE EU PEDI!!

Não é revolucionário nem nada, mas é muito legal e gostoso ler. Mas me deixou com uma vontade de sair de barco por ai...

Os personagens são interessantes embora a protagonista tenha me irritado em um momento. Os outros gostei de todos, o pai me trás uma angústia de não sei se gosto ou não mas vou esperar pela sequência.

O romance não me incomodou em nada, mas achei meio "do nada", principalmente da parte da Fable ela quase não interage com o West até uns 60% do livro mas depois eu já tinha comprado.

O final foi ?? TOTAL! eu não tava esperando quem iria aparecer. Mal posso esperar pra ler o 2° livro.

Thais.Queiroz 05/04/2023

Maravilhoso
A história é muito bem desenvolvida, mas a autora realmente explica muito bem o mundo, mas demora a desenvolver os personagens.

Fable é abandonada pelo pai em uma ilha perigosa e cheia de bandidos assim que seu navio afunda e sua mãe morre.

O que ela passa pra conseguir sair dessa ilha é muito realista. Você sofre junto com a personagem.

O desenvolvimento dela com seu par é lento, mas você torce por eles de verdade. O problema é que a interação deles demora a acontecer e apesar de ser bem bonito quando acontece, não tem tanta descrição quanto o ambiente. Você consegue sentir até o gosto do sal na boca da forma que ela descreve o cenário, mas em relação ao casal, deixa um pouquinho a desejar. Foca pouquíssimo no casal. Não sei quanto ao segundo livro, mas pra quem curte o romance em si, não é o foco da história.

O plot twist do final te deixa em desespero para começar a ler o próximo livro, mas é previsível.

Eu recomendo e vou ler o segundo.

PS. Não sei se tem o livro em português, eu li em inglês e mesmo para quem é fluente, se você não está acostumado a ler sobre piratas, navios, enfim tudo relacionado a isso, pode ser uma leitura difícil no começo. O vocabulário é rico e as descrições são muito trabalhadas. Eu recomendo esforçar e aprender o vocabulário do início, conforme for lendo, porque depois ele se repete e a leitura flui.

Ella.Dhein 19/06/2021

TEM PIRATAS ????
? ? Nada vem de graça, Fable. Nós dois sabemos que sobreviver significa às vezes fazer coisas que te assombram."

Histórias de piratas são sempre emocionantes, mas poucos se arriscam a contá-las. Quando bem estruturadas nos fazem viajar pelos mares e me senti assim com Fable. Eu adoro mar, sempre foi minha parte favorita no planeta, as águas e as criaturas marinhas, também é uma das razões para eu amar piratas. Foi uma ótima leitura, da escrita a criação dos personagens. Foi divertido, emocionante e forte. Fable é uma ótima protagonista, a relação dela com o pai me tocou bastante, a forma como ela narra a solidão que sentiu nos últimos anos de sua vida e todos os outros sentimentos dela nos ligam a personagem de uma forma fácil. As histórias paralelas se interligam e criam uma narrativa envolvente e rápida, que cresce e cresce, sem "deixar a peteca cair". Um dos pontos fortes da Adrienne é a capacidade de contar histórias "simples" de forma fluida e bem feita. Os outros personagens também me cativaram muito. West é um ótimo personagem, uma pessoa que se importa com os outros e com a sua tripulação. Willa é divertida e durona, adorei isso nela. Hamish foi meio confuso pra mim. Paj e Auster são uns amorzinhos. Fable é uma ótima pedida pra uma fantasia rápida, intrigante e bem escrita!

"Como um pássaro cansado voando sobre o mar mais desolado, eu finalmente tinha um lugar para pousar."
Iasmim_ 26/06/2021minha estante
Você tem o PDF do livro em português?

Ana 14/08/2022

Fable
"Ele não é quem você pensa que é."

Já tava sentindo falta de livros com essa vibe de piratas (se tiverem alguma indicação, pfvr me falem) nessa fantasia, temos a Fable, filha de dois piratas importantes, sua mãe morreu para as águas e ela n consegue se manter distante delas e assim começa td a aventura. Histórias de piratas são as melhores, mas quase ngm se arrisca a contar, um dos pontos fortes da escrita da autora é como ela consegue escrever de um forma fluída e leve, o ponto negativo foi o romance de fundo (n muito bem pq foi dado em migalhas, mas pq FOI DO NADA, eu considerei eles um casal só pq tinha visto uma fanart linda, só q foi decepcionante) eu n gostei desse livro, parece q faltou alguma coisa, fiquei esperando algo acontecer o livro td e...nunca aconteceu KKKKKKKKK mas acho q merece essas quatro estrelas pq minha consciência concorda

gabi 31/03/2022

Não ligo que pareça (ou até seja) clichê. Senti coisas lendo a interação do West e a Fable, então eu vou obviamente dar 5++++ estrelas pra este (mentira, olha a nota).

Gosto de tudo que envolva o mundo dos piratas e queria que tivesse mais livros com esse tema.

julia 24/07/2023

Eu tive que fazer leitura dinâmica em algumas partes porque não conseguia lidar com o quão chato esse livro eraaaa. Muito pouco aconteceu, nenhum dos personagens foi tão bem desenvolvido e a construção do mundo poderia ter sido interessante se fosse mais complexa.

bellehn 05/09/2023

Me surpreendeu muito
Agora que eu percebi que tem duas semanas e eu não fiz essa resenha
sobre o livro: confesso que comprei o livro só pela capa(é muito linda mesmo), nem sequer li a resenha, então eu não sabia muito bem o que esperar. no início, o livro é mais devagar, introduzindo o leitor ao mundo-que é muito simples de entender- lentamente. porém, em algum momento no meio do livro, a história te prende e você se vê torcendo pela Fable e querendo sacudir os personagens pra fazer eles revelarem todos os segredos logo. ou pelo menos foi assim cmg jkkkkjkkk
é uma leitura bem fácil e fluida, ótima pra trabalhar o inglês (não entendi nada das descrições dos barcos mas ok) e pra passar o tempo entretido.
sobre o casal: gostei(sou muito trouxa pra romance), mas pra conseguir me apaixonar mesmo só com o desenvolvimento-que eu espero que tenha-do segundo livro

giglio 07/03/2022

lindo dms !
fable é uma personagem mt cativante e eu me apeguei a ela desde o começo, a história dela com o pai mexeu mt cmg e eu chorei bastante no final kkkkkk
west é um fofo e tb me emocionei mt com a história dele. acho q eles foram um casal q foi um pouco forçado no meio do livro mas td bem eu amei eles msm assim.
história incrível!

Kah 14/01/2024

Uma aventura fácil demais
Fable é um livro voltado pra temática de piratas, o que me agrada muito particularmente, mas infelizmente é a segunda vez que me aprofundo em livros voltados pra essa temática e me decepciono.

O livro vai narrar a jornada da Fable, ela é filha de dois piratas, uma mãe dragadora e um pai que é capitão e aparentemente comanda uma grande rede de comércio marítimo. O navio deles afunda quando Fable ainda é muito pequena e sua mãe acaba morrendo no processo, ela é deixada por seu pai em uma ilha (se não me engano jegali) e seu pai diz que ela deve procurá-lo novamente no futuro quando ela aprendesse a sobreviver.

Então ela engata numa jornada para encontrar o pai dela e fazer partir da famosa tripulação do Saint, ela cresce e se envolve em inúmeras confusões no intuito de adquirir mais conhecimentos. Ela junta cobre o suficiente para ser uma "carga" no Calêndula que é um navio comandado por West, o homem é ranzinza mas também vai ser o interesse amoroso de Fable na história e também o responsável por levá-la por todo o Estreito até o pai dela.

Minha opinião é que esse livro tem um enredo promissor mas ele foi executado da maneira errada, não existe clímax na história e os problemas são resolvidos muito facilmente. No fim do livro eles vão em uma missão que é aparentemente extremamente perigosa e quando chega o momento da ação simplesmente NADA atrapalha eles, nenhum obstáculo. Fiquei chateada, não tem ação e o decorrer do livro acaba sendo muito chato.

E o romance? meu deus a coisa mais aleatória possível, ela simplesmente não interage com o West metade do livro e no fim ele revela que ama ela há anos e ela simplesmente aceita e então eles estão juntos secretamente. Eu nem consegui me importar com isso porque não ouve desenvolvimento real.

final feito pra fazer o leitor querer ler o próximo, e eu irei só pra ver como acaba.

books.and.books 05/08/2022

?Piratas?
Classificação Indicativa: +12

Vocês já sabem que eu amo livro com piratas e uma outra coisa que amo também: personagens ruivas. E, por coincidência, todos os livros de piratas a personagem principal é ruiva kkkkk
Esse livro é muito viciante, cheguei em 40% em um dia só, e isso me surpreendeu com o quanto a leitura fluiu rápido.
A Fable é uma sobrevivente, e no início é bem confuso do porque ela estar na ilha, mas todo livro é confuso no início e não deixando chato já é a conta né? E o início de Fable já foi muito bom, com muita ação e informações.
Alguns informações se repetem ao longo do livro, mas não achei isso ruim, porque eu me esqueço muito desses detalhes kkkkk
Tem ação, aventura, cenas aflitas, lutas, traição e as migalhas de romance que a gente adora e sofre né? Kkkk
Não é um livro muito surpreendente, os plots são bem óbvios Kkkkkk.
Gostei da história, mas o final me deixou bem irritada e por enquanto, não tenho ânimo para começar o próximo livro.

Ka 19/01/2022

Foi um livro que me surpreendeu positivamente. Perfeito? Não. Mas realmente bem legal. Gosto do enredo e dos personagens, acredito que poderia ser melhor, mas no geral eu realmente curti.