A Última Música

Resenhas - A Última Música

borgeslivia 14/03/2017

A Última Música
Bom dia leitores!
Livro de hoje: "A Última Música"
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito

Esse é o livro do Nicholas Sparks que mais gostei até hoje. É uma ótima leitura e vale muito, muito a pena ler, pois ele foge um pouco dos outros do autor que são sempre quase a mesma coisa 💛💛💛
Verônica Miller está a três anos sem conversar com o pai, pois está chateada, mas sua mãe decidiu que seria melhor ela e seu irmão, Jonah, passarem as férias de verão na casa dele, na Carolina do Norte. Com isso, Ronnie nega qualquer tipo de aproximação com o pai e pensa em voltar escondida antes para Nova York. Porém, é nessa viagem que ela vai descobrindo o verdadeiro significado de amizade, amor, compaixão e nunca mais será a mesma garota de quando chegou.
Muita coisa acontece na praia de Wrightsville!
A história é recheada com acontecimentos inusitados, amigos de verdade, pessoas perigosas, segredos, ajudas, músicas, dores e muitos momentos de amor.
"Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão - A Última musica demonstra, como Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração" -Ed. Novo Conceito
Super indico!!!!
Também acho o filme uma gracinha!!

site: https://www.instagram.com/_entreler/
Luana 04/04/2017minha estante
Gosto muito deste livro?

Tamyres 01/02/2011

Se eu fosse fazer uma pergunta para o Nicholas Sparks, ela seria: Dá pra parar de me fazer chorar? (porque será?)
Mas uma vez, ele consegue escrever um livro emocionante. Não é atoa que se tornou meu autor predileto.

Nicholas escreve sobre a vida de uma garota problemática que vai contra sua vontade passar o verão com seu pai. Lá encontra aquele se se torna o amor da sua vida, Will ( aaaaah o Will! ) um jovem mecânico "barra" voluntário do aquário. Também passa por várias situações, sendo elas boas e ruins.
A história não é em torno do romance dos dois, como pensei. Fala mais sobre família, os acontecimentos de Ronnie, porém as partes dos dois são cenas muito lindas de se imaginar.
Os capítulos são separados pelos nomes dos personagens, não todos, sendo eles: Ronnie, Steve, Will e Marcus. Isso não atrapalha de forma alguma, pelo contrário, o faz ver os diferentes pontos de vista dos personagens.
É uma leitura fácil e rápida, a história vai acontecendo e quando você viu, já foi 50 páginas. Comigo foi assim.

Eu chorei (o que não é surpresa nenhuma! Também não vou falar a parte em que chorei, quem ler, creio que vai chorar na mesma parte - ou não - ), a mensagem que Nicholas passa no livro, é maravilhosa.
O perdão, o amor, a dor, a família, são expostas por ele de uma forma cativante e surpreendente...

Continuação aqui: http://resenhaecultura.blogspot.com/2010/12/resenha-ultima-musica-nicholas-sparks.html
Bah 10/02/2011minha estante
Também chorei nessa parte, é muito linda. *-*

Douglas P Da Silva 06/08/2010

trecho de como pensava a irmã Will. Achei interessante!
“Há garotos que crescem achando que vão se firmar em um futuro distante, e há outros que estão prontos para se casar assim que conhecem a pessoa certa. Os primeiros me deixam entediada, principalmente porque são patéticos; e os outros, francamente, não são fáceis de encontrar. Mas é nos sérios que estou interessado, só que leva tempo para encontrar alguém assim, e por quem eu também me interesse. Quer dizer, se a relação não consegue sobreviver no longo prazo, por que é que vou investir meu tempo e minha energia em algo que não vai durar?”.
Silvia 22/05/2012minha estante
Chorei horrores, lindo este livro.

mea1 31/01/2022

a ultima música
Se fosse para eu descrever esse livro em uma palavra seria perdão.
livro mt bom, Nicholas não decepciona nunca
mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Lai 04/12/2021

O livro é muito bom, porém há muitos conflitos na escrita. O final foi bem clichê, mas acabei gostando.
Quase parei a leitura por causa da Ronnie e do Marcus, mas depois aprendi a não ligar muito.
O livro não me foi muito chamativo, e não criei grandes laços com os personagens, mas fora isso é muito bom.
Mari 04/12/2021minha estante
Eu tenho esse livro, mais tipo quando eu olho me dá uma preguiça kakak

Oade0 02/02/2022

já havia assistido o filme várias vezes e amava, então resolvi ler o livro e cara, me surpreendeu! são tantos detalhes, coisas que são sensacionais, e o capítulo 36 mano? q q foi aquilo?! meu capítulo favorito. Um grande ensinamento sobre perdão, amor e fé ?? eu amei!
mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Dominique 23/10/2010

Lindo e emocionante!
Quando Verônica Miller ou Ronnie é obrigada a ir para Wilmington Beach, na Carolina do Norte, para passar o verão com o pai, Steve, não poderia imaginar as transformações e as experiências que sofreria naquele lugar. Cheia de mágoa e rancor, ela deixa claro para seu pai que não quer nenhuma aproximação com ele, que o odeia por ter se separado de sua mãe e abandonado a família. Ao contrário de Ronnie, seu irmão, Jonah, cheio de saudades do pai, recebe com alegria as férias e com sua alegria de criança contagia a casa e a vida de Steve.

Steve é um homem pacato, pianista e ex-professor de música, ele vive sozinho na sua casa de praia, onde passa o tempo entre o piano e a janela de vitral da igreja local. Um homem com fortes príncipios cristão, ele encontra alento nas palavras da bíblia e nos conselhos que seu melhor amigo, o pastor Harris lhe dá. Ansioso por reencontrar seus filhos, que não via há três anos, ele não se deixa abalar pelas farpas que sua filha mais velha lança quando se vêem, pelo contrário, com muita sutileza e pequenos gestos cheios de amor, ele tenta demonstrar o quanto ela é especial para ele.

Acostumada as noitadas em Nova York e a galera da escola, Ronnie logo se enturma com a contraditória Blaze, uma jovem igualmente revoltada com a separação dos pais e, por isso, encontra "alento" nos braços de Marcus, um rapaz violento e agressivo. Porém, o que ela não esperava é que Marcus fosse se interessar por ela, despertando um ciúme feroz em Blaze, que para vingar-se, coloca alguns CD's na bolsa de Ronnie, simulando um roubo e causando assim, sérias complicações na justiça para a menina.

Transtornada com os últimos acontecimentos sua tábua de salvação é o pai, que apesar de saber que a filha aprontou muitas em Nova York, acredita em sua palavra, quando ela diz não ter sido a autora do roubo. A partir daí, podemos assistir a aproximação de pai e filha, afastados pelo destino, mas unidos novamente pelo amor.

Ronnie não somente se reaproximará do pai, mas também se apaixonará pela primeira vez pelo gatinho Will, um rapaz gentil e inteligente. Com a chegada de tão primoroso sentimento, ambos também são tocados pelo amor e descobrem um no outro a motivação que precisam para modificar suas vidas.

O que são palavras para descrever esse livro? Nada! Como eu assisti ao filme antes de ler o livro, eu fiquei um pouco impressionada com a fidelidade que o diretor teve ao adaptar a trama. Já na metade do livro, a fidelidade antes tão visível no filme, torna-se opaca, mediante a tão sensível narrativa. Comparado ao livro, o filme torna-se, infelizmente, superficial. Porém, vale a pena a ser assistido, pois apesar dessa comparação que fiz, o filme também é muito bom, com uma trilha sonora apaixonante.

Cada capítulo do livro é destinado a um personagem e assim podemos ter a perspectiva de determinado momento pelos olhos deles. É impossível não se familiarizar com eles e suas motivações. Se no início do livro, achamos Ronnie uma jovem chata e mimada, logo depois, nos apiedamos dela, pois a única coisa que ela quer é o amor do pai e tê-lo de volta em sua vida. Ambos nutriam um amor único pela música e todos os dias, pai e filha tocavam e compunham juntos. Era uma relação que somente eles poderiam entender. Quando ele se afasta com a separação, uma parte imprescídivel de si mesma, que nem mesmo Ronnie sabia existir, é arrancada. Para tapar aquele buraco, ela enche-se de revolta e brutalidade, mas no fundo, é apenas uma menina desesperada, querendo explicações. A reconstrução de sua vida é algo maravilhoso de se testemunhar.

O mais interessante é que nenhum personagem é perfeito e todos possuem segredos e experiências pelas quais se envergonham, porém, o melhor é vê-los crescer com esses defeitos e tentar acertar uma vez mais. Os momentos em que Steve fala sobre Deus e sua procura por ele, é de indescritível beleza. Somente um personagem demonstra ser totalmente puro de coração, que é Jonah, irmão de Ronnie. O menino é simplesmente encantador, puro, alegre e fiel.

Nem sei se conseguiria expressar tudo o que senti com esse livro. Passei dois dias chorando muito com as últimas páginas e ao escrever essa resenha meus olhos estão cheios de lágrimas. Termino esse post com a sensação de inacabado. Esse livro não é para ser contado e, sim, para ser sentido. Com certeza, ele está na minha lista Top Ten 2010.

Veja mais: http://www.livrosfilmesemusicas.com.br/2010/09/ultima-musica-de-nicholas-sparks.html

Cadu 30/06/2010

O Melhor
Eu não esperava tudo isso deste livro. Eu pensei que o livro seria mais uma daquelas criticas ao novo "estilo" adolescente atual; mas não foi isso. A cada momento, o livro se identifica mais com o leitor, pois apresenta mais de uma narrativa de personagens totalmente diferentes.
A cada momento, a história fica mais emocionante, a cada momento, se entra em um universo em que muitos de nós quer nunca ver, o verdadeira realidade. E, por fim, a cada momento o livro fica mais excitante.
Totalmente Recomendo!
Chorei muito no livro... :(
Nota: 5

minseo 25/05/2024

Gostei da Hannah Montana com referência bíblica
Achei bem legal o lance do casal, a referência que fazem da fé e do perdão?mas so acho que o pai dela poderia ter ido bem depois né, ela ja tinha aprendido a lição e tal. No geral eu apenas gostei.

Diana 18/06/2010

Um livro muito especial.
Os pais de Ronnie se divorciaram há três anos, seu pai foi viver em uma pequena cidade costeira e ela vive com sua mãe Kim e o irmão de dez anos, Jonah em Nova York.

Magoada, cortou qualquer relação com o pai, culpando-o pela separação. Desde então, se tornou a típica adolescente rebelde, do tipo que só usa roupas escuras, faz mechas roxas no cabelo e se mete em confusões para o desespero de sua mãe. Até que é obrigada a passar as férias de verão com o irmão na casa do pai.

Steve, o pai de Ronnie, é um famoso ex-pianista que dedicou toda sua vida à carreira e isto acabou custando-lhe o casamento e a distância dos filhos que tanto ama.

Logo de cara, Ronnie rejeita Steve e hostiliza qualquer gesto afetivo da parte dele. Mas nem sempre o relacionamento deles foi assim, ao contrário, desde criança ela compartilhava com o pai o amor pela música e herdou o talento dele para tocar piano. No entanto, como rejeita o pai, ela também desenvolveu aversão pelo instrumento.

Decidida a abandonar tudo e voltar para Nova York, ela conhece Will, o jogador de vôlei mais popular da cidade. Eles se tornam amigos e a amizade acaba se transformando numa forte paixão.

Com paciência Steve vai conseguindo derrubar as barreiras emocionais de Ronnie e ela descobre o homem incrível que é seu pai.

Mas o destino é implacável e Ronnie terá que amadurecer rápido para suportar a maior dor de sua vida.

O que torna um livro especial em nossa vida?

Para mim, um livro se torna especial quando toca minha alma. Inegavelmente, isto ocorre quando me identifico emocionalmente com a história.

O livro de Nicholas Sparks se tornou muito especial pra mim.

Ler A Última Música foi uma experiência profundamente emocional. Uma espécie de catarse. O livro mais emocionante que já li.

Mesmo agora, enquanto escrevo estas palavras, relembro e me emociono novamente.

A história de Ronnie e seu pai trouxe lembranças e me comoveu como nenhum outro.

Mais do que isto, A Última Música me deu a oportunidade de reviver emoções e, de certa forma, trouxe conforto para meu coração.

O livro de Nicholas Sparks é uma história sobre amor, perdão e amadurecimento...

Amor em todas as suas formas: o amor pela música, a intensidade do primeiro amor e o amor sublime entre pais e filhos.
O perdão mais difícil... perdoar a si mesmo, aceitar suas limitações e seguir em frente.
E o amadurecimento que vem quando temos que enfrentar as inevitáveis perdas da vida.

Não posso escrever mais porque revelaria spoilers importantes, mas compreendo as atitudes de Ronnie e sei como é ter que amadurecer rapidamente para suportar dores jamais sentidas e, ao mesmo tempo, ser forte para tentar confortar as pessoas que mais amamos.

A Última Música é um livro que emociona, toca a alma e aquece o coração.

Se tivesse que escolher uma trilha sonora para a história, além da música belíssima tocada no filme, seria Pais e Filhos do eterno Renato Russo. Especialmente o refrão que resume tudo o que Nicholas Sparks expressa em seu livro.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã,
Porque se você parar pra pensar, na verdade não há..."

Vanessa Meiser 13/06/2010

E-M-O-C-I-O-N-A-N-T-E !!!
É difícil falar de um livro de Nicholas Sparks sem embaçar os olhos, sim, porque é impossível não chorar com uma história escrita por ele e, este livro não é diferente, na verdade, estou com a sensação de que será ainda por muito tempo o melhor livro que eu já tenha lido, simplesmente o mais lindo de todos. Não é fácil também eu terminar um livro chorando sem conseguir me controlar, mas com "A última música" aconteceu. É emocionante demais.
Ronnie é uma personagem muito forte e que com apenas 18 anos precisa vivenciar diferentes fases na sua vida que vão desde a filha modelo à rebelde inveterada, e tudo isto, por causa de uma imensa mágoa em relação à separação dos seus pais que, ela acredita ser unicamente por culpa dele, porém, um simples e indesejado verão ao lado do pai que Ronnie evita qualquer contato há 3 anos ( desde a separação) muda totalmente e para sempre a sua vida.
O autor, nesta obra trouxe a tona todos as suas características já presentes em outras histórias suas, como por exemplo, ressentimentos, mágoas, tristezas, situações mal resolvidas, cartas cheias de sentimentos e emoções e principalmente, amores profundos e verdadeiros.
O livro é surpreendente e incrivelmente, extraordinariamente lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"Eu nunca deixei de te ama, Ronnie. E nunca deixei de pensar em você. Mesmo que o verão tenha acabado." Pág 383

Cris 19/03/2011minha estante
Já ouvi falar demais nesse livro, tenho que ler...

Nanda 02/10/2011

A Última Música.
Eu me surpreendi com esse livro, nunca pensei que fosse tão intenso e tocante. Mas eu deveria saber que o meu querido Nicholas Sparks não iria me decepcionar.

Si 28/06/2010

A última música
Esse livro é tocante! Mostra coisas como arrependimento, amor, compreensão, aceitação!
Ronnie é uma típica adolescente, cheia de conflitos internos. Sofre pela separação dos pais, agindo sem noção, pois fica horas fora de casa, sai sem avisar e nunca chega no horário determinado. Fica três anos sem falar com seu pai, que julga ser o culpado pela separação. No verão, sua mãe diz que seu pai quer que ela e seu irmão vão passar esse período com ele, numa cidade litorânea, no interior. Ela não da idéia e vai brigando com sua mãe o caminho todo. Lá chegando, ignora seu pai, que mesmo sendo maltratado não deixa de demonstrar todo o amor que sente por ela. Se envolve com pessoas erradas, mas num dia, conhece o belo Will, rapaz forte, popular, jogador de vôlei de praia. Sua vida muda quando é acusada de roubo. Seu pai em nenhum momento a culpa, pelo contrário, acredita que ela não fez nada. Com essa atitude, ela muda seu modo de agir. Mas ainda não suporta a idéia de tocar piano com seu pai. A história vai se desenrolando de forma emocionante; descobertas são feitas e Ronnie amadurece muito. Até que ela volta ao piano, num momento decisivo!

Ligia Paulino 21/09/2012

A Última Música - Nicholas Sparks
Fiquei conhecendo sobre o Livro também no twitter, vários e vários elogios então eu não podia deixar de comprar, ( ele e Querido John eu comprei na mesma época.)

Esse não foi o primeiro livro do Nicholas que li. Confesso ele sabe como cativar o seu leitor, em todos os livros que já li dele, ou melhor comparado ao outro livro que vi dele Querido Jonh, não sei dizer em qual chorei mais, acho que foi em Querido John.

Já assisti a adptação de dois livros de nicholas e que para mim ficaram ótimos, foram: "Diário da Nossa Paixão, e Um amor para recordar" onde não é novidade chorei também...

Os dois mais atuais lançamentos do autor foram adpitados para filme, mas eu ainda não asssisti.. Estava ansiosa para assisti, mas quando fui ver, já tinham sido lançados aqui no brasil e já sairam de cartaz (pessoa atenta eu né?) agora é esperar chegar em DVD para assistir os dois.

Continuando, vamos falando do livro não é? Nicholas Sparks veio para arrasar com essa linda história do primeiro amor, é uma lição de vida e tanto , não só a respeito do amor, mas para a nossa vida familiar. Tomar a decisão correta mesmo que no momento muito dificil da sua vida, ele transforma o que se passa no nosso dia – dia em algo extraordinário, que nos faz dar valor a vida, aos simples momentos que são tão lindos e importantes na nossa vida que as vezes deixamos passar.

Não nego que realmente me emocionei bastante com o livro ( não parava de chorar - fato.), e ate o momento fico imaginando, lembrando do que li, e refletindo a respeito de tudo o que ele tenta nos passar através da leitura, bom sem mais delongas, antes que eu conte a historia toda do livro, vou ficando por aqui, e conto que simplesmente amei o livro agora ele se encontra com os favoritos.

Link da Resenha lá no blog: http://www.ligiaeseumundo.com/2010/07/resenha-ultima-musica-nicholas-sparks.html

Etiene 22/07/2010

A ultima música
Confesso que a primeira observação que tenho dizer sobre esse livro é Não vejam o filme antes. Mas se você achar que não precisa e não tem problema, tudo bem veja o filme, mas por sua conta e risco.
Eu, infelizmente, vi o filme antes de ler o livro e felizmente eu posso dizer que o livro é fabuloso, não que o filme não seja, mas o livro revela muito mais sobre os personagens e os desenvolve bem mais também, principalmente Steve, o pai de Ronnie e a própria Ronnie que apesar de ser bem irritante em algumas partes, você observa que no fundo ela é uma pessoa legal.
Meu personagem favorito no entanto é Jonah, o irmão de Ronnie que ao mesmo tempo é tão pueril e tão adulto que você simplesmente fica encantada com as atitudes dele.
Não posso esquecer de falar de Will, claro, o rapaz que conquista Ronnie, ele é fofo, lindo e encantador para dizer o minimo. Confesso que gostaria de saber um pouco mais dele, acho que foi o personagem que menos gostei do desenvolvimento, existe desenvolvimento, mas achei um pouco raso em comparação ao de Steve.
Não sei porque me identifiquei muito também com Steve, adorei o personagem, quis ser igual a ele em vários momentos.
Como todo o livro de Nicholas Sparks, resguarde seu coração para os últimos capítulos pois eles são de você se debulhar em lágrimas, pelo menos foi isso o que aconteceu comigo.
Por fim - LEIAM. Vocês não vão se arrepender.

guiiback 21/08/2011minha estante
to louco pra ler esse livro!! Esse e Querido John!!
você escreve muito bem!