Visões Perigosas

Visões Perigosas Adriana Amaral




PDF - Visões Perigosas


Em "Visões Perigosas: Uma Arque-Genealogia do Cyberpunk Comunicação e Cibercultura", a jornalista e doutora em comunicação, Adriana Amaral investiga as transformações dos diversos conceitos de cyberpunk dos anos 80 até os a metade dos anos 2000, apresentando a Ficção Científica em sua disseminação estética na comunicação e na cibercultura. A autora traça a evolução do movimento literário de gueto nos anos 80 até a sua reverberação e a presente influência nas múltiplas subculturas da sociedade contemporânea.



O livro faz um mergulho na estética cyberpunk e em seus elementos, tecendo uma trama de articulações em suas ordens distintas: literária, tecnológica, cultural, sociológica, musical e cinematográfica, através da análise das características dos diferentes períodos e correntes da Ficção Científica, do Período Clássico até o Pós-Cyberpunk. O romantismo gótico aparece como uma das forças originais que participam da gênese desse subgênero, herdeiro das distopias obscuras e da relação homem-máquina que emergiram com a Revolução Industrial.



Para além do lado "cyber", Amaral penetra nas variadas concepções da chamada atitude "punk", a partir da sua influência nas mais diferentes mídias e tecnologias de comunicação, seja na filosofia de vida e ética de compartilhamento hacker ou no estilo visual-sonoro do rock industrial e da música eletrônica soturna. Visões Perigosas apresenta um competente mapeamento do legado do cyberpunk na cultura eletrônica, conduzindo os leitores por momentos ilustrativos desse imaginário feito de carne e silício.





Visões Perigosas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Visões Perigosas (1)

ver mais
Um mapa consistente para o cyberpunk

A obra é uma adaptação da tese de doutorado da autora, Adriana Amaral, na área da comunicação no qual ela disserta sobre o Cyberpunk. Segue um caminho não linear preferindo tecer uma teia intrincada entre subculturas relacionadas a música, cibercultura, da literatura de ficção científica e no cinema. Há um bom motivo para isso: o cyberpunk é um subgênero que se faz presente em todas essas áreas. Dessa forma a autora desconstrói o conceito de cyberpunk para investigar as partes separada...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR