Somnium 109

Somnium 109 Ademir Pascale
Alexandre Lobão




PDF - Somnium 109


SOMNIUM é uma publicação oficial on-line do CLFC - Clube de Leitores de Ficção Científica - Brasil (www.clfc.com.br) SOBRE A EDIÇÃO 109, julho de 2014: Ela completará 85 anos em 21 de outubro. Ursula Kroeber Le Guin , a autora que tão bem retrata em seus escritos a pluralidade de ideias e visões de realidade, enxergando e descrevendo com naturalidade o caráter multifacetário da sexualidade e dos credos políticos, filosóficos e religiosos. Por intermédio de sua escrita elegante e criativa, Le Guin muitas vezes nos conduz a comunidades e/ou situações utópicas, nelas inserindo aspectos antagônicos que nos convidam a refletir sobre as sociedades reais. Implícita nas tramas tecidas por nossa homenageada, a incansável (e admirável) busca pela compreensão, respeito e cooperação entre os seres. Ursula é uma colecionadora de prêmios literários e convites para palestras, uma mestra das letras que continua arrebanhando fãs ao redor do mundo.
Então... Como não homenageá-la em suas Bodas de Girassol com a vida, com este mundo repleto de criaturas que ela sente prazer em analisar e que compreende tão bem?
Ursula Le Guin será aqui homenageada pelos seguintes textos (e respectivos autores): Mulheres sabem escrever: como Ursula Le Guin transformou o papel feminino na literatura de gênero (Cláudia Fusco); Le Guin — Dados Biográficos (João Campos); Verdade é uma questão de imaginação: devir, rizoma e A mão esquerda da escuridão (Luana Barossi); Os Despossuídos, um dos clássicos da FC (Dario Andrade); Resenha: Floresta é o Nome do Mundo (Edgar Indalecio Smaniotto); Do Outro Lado do Sonho, uma crítica (Marcello Simão Branco); Reflexão sobre o conto “The Ones Who Walk Away From Omelas” (Luís Filipe Silva); Resenha: Expulsos da Terra (Ricardo Guilherme dos Santos).
A homenagem a Le Guin será precedida pelos tradicionais contos de autores nacionais. Nesta edição, teremos trabalhos de Ademir Pascale, Alexandre Santos Lobão, B. B. Jenitez, Cláudio Villa, Frodo Oliveira, Lúcio Manfredi, Ricardo França e Tibor Moricz. Façamos uma breve apresentação destes trabalhos:
• Variável da Imponderabilidade (Tibor Moricz): Em um futuro no qual a distância que separa as classes sociais é levada a extremos e as mulheres são destituídas dos mais básicos direitos, um político experiente busca ser reeleito. Ele está confiante em uma nova vitória, mas... E se houver um segundo turno?
• Projeto Mulah de Tróia XDII (B. B. Jenitez): Encerrando um ciclo da série PMT, este conto passeia pelo complexo labirinto mental do protagonista, no interior do qual temas científicos e questões existenciais mesclam-se a bem-humoradas alusões a autores, obras e premiações em múltiplos universos (até o Prêmio Argos foi lembrado!).
• Reprodutores (Frodo Oliveira): Uma mulher abre as portas de sua casa para uma espécie de profissional do sexo. Assim que se veem, ambos se admiram e compartilham uma romântica sensação de dèja-vu. Há um segredo escondido em suas mentes, uma trama da qual foram vítimas e que tentarão desvendar.
• Finalidades e Destinos de Acervos Ocultos (Ricardo França): Mortes, mistério e ação numa expedição ao berço da civilização. A exploração resulta na descoberta de um artefato que alberga energias incomensuráveis, uma joia cobiçada que coloca em risco a integridade física do cientista que a encontrou.
• Asas (Alexandre Lobão): Martelli está diante de uma aposentadoria precoce e compulsória. O motivo é a chegada do DT-Eye, uma IA capaz de solucionar crimes com incrível rapidez e que substituirá todos os investigadores de sua Unidade. A menos, é claro, que o obstinado protagonista consiga provar que o cérebro humano ainda pode superar as inteligências artificiais.
• A Esfera (Ademir Pascale): Antes da formação de nosso Universo, seres muito avançados em conhecimentos e tecnologias já habitavam outros rincões. Verdadeiros deuses, dentre os quais se destacava o deus-menino Ramurak. Uma criança e seu brinquedo, ambos muito além de nossa capacidade de compreensão.
• A Captura da Capitã Escarlate (Cláudio Villa): Ação e aventura numa trama de piratas. A corsária Colleen pode estar em sérios apuros. O motivo: o temido Farid Al Mithal teria partido em seu encalço e, ao que parece, conseguira capturá-la. Mas... Seria assim tão fácil subjugar a famosa Capitã Rosa Escarlate?
• A Chave do Conhecimento (Lúcio Manfredi): A bela manhã contrasta com o desânimo de João Ricardo, recém-despertado de mais uma noite intranquila. Ele tenta compreender o mundo e sua ruína pessoal. O corpo está exausto, mas a mente, questionadora, trabalha incansavelmente. Está à procura de respostas, necessita obter explicações. Uma jornada em busca de conhecimento.

Acredito que Le Guin, caso soubesse de nossa homenagem, ficaria feliz em participar desta edição, vislumbrando a enriquecedora possibilidade de compartilhar seus universos e aprender com universos estrangeiros. A troca, o aprendizado, o entendimento do Outro, do Diferente. A apresentação de pontos de vista bem estruturados, mas também a flexibilidade de dar boas vindas às convicções divergentes. Enfim, a Sabedoria.
“É da própria natureza da ideia a necessidade de ser comunicada: escrita, falada, realizada. A ideia é como a grama. Anseia por luz, gosta de multidões, prolifera por cruzamento, cresce mais para ser pisada.” (Os Despossuídos, Círculo do Livro, página 70).
A capa, produzida por Marcelo Bighetti (responsável também por todo o trabalho de diagramação interna e tratamento de imagens do Somnium), foi baseada na ilustração “City Angels”, uma criação do artista Frank Hong.





Somnium 109

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.