Sentimento do mundo

Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade




PDF - Sentimentos do mundo


Publicado em 1940, Sentimento do mundo é a obra em que o poeta mineiro traz um olhar cuidadoso para temáticas políticas e sociais de seu tempo. Afinal, durante sua elaboração o Brasil vivia o Estado Novo de Getúlio Vargas e a Europa observava a assustadora ascensão nazista.

Publicado em 1940, Sentimento do mundo permanece, tantos anos depois, ainda um dos livros mais celebrados da carreira de Drummond. Não é para menos: o livro enfileira poemas clássicos como Sentimento do mundo, Confidência do Itabirano, Poema da necessidade - é possível que versos do livro inteiro tenham sido impressos no inconsciente literário brasileiro, tamanha é sua repercussão até hoje.

Já estabelecido no Rio e observando o mundo (e a si mesmo) de uma perspectiva urbana, o Drummond de Sentimento do mundo oscila entre diversos polos: cidade x interior, atualidade x memórias, eu x mundo. Perfeita depuração dos livros anteriores, este é um verdadeiro marco - e como se isso não bastasse, é o livro que prepara o terreno para nada menos do que A rosa do povo (1945). Por isso a ênfase, ao longo de todo o livro, na vida presente.





Sentimento do mundo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Sentimento do mundo (30)

ver mais
Falei tão mal, mas gostei de ter lido


Preciso ser sincera, a parte explicativa dos outros autores no final foi mais interessante, não porque o livro é ruim (quem sou eu pra falar mal da escrita do Drummond kkkkkkk) mas porque poesia não é meu forte. Mas como eu vou ter que fazer um trabalho sobre isso depois, vamos lá para o que consegui absorver: - Dualismo: os poemas são construídos a partir de oposição. Vida e morte, desilusão e esperança, jovem e velho, Indivíduo e coletivo. - Apelo: o poeta tentar despertar para o c...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR