Sartre

Sartre Jean-Paul Sartre




PDF - Sartre


Seleção de textos por José Américo Motta Pessanha.
Consultoria da introdução por Marilena de Souza Chauí.

1. O existencialismo é um humanismo [1946] :::
Inicialmente uma conferência, este opúsculo permite a Sartre rebater as objeções de marxistas e católicos à ética existencialista. O filósofo mostra o sentido que possui a tese de que “a existência precede a essência”, caracterizando o existencialismo não como um individualismo a afirmar a solidão da consciência e a propor uma liberdade de pura arbitrariedade, mas, ao contrário, como um humanismo que une liberdade e responsabilidade, escolha e compromisso social.

2. A imaginação [1936] :::
Marcado pela influência da fenomenologia de Husserl, Sartre discute o estatuto da imagem e a natureza da imaginação. Passa em revista as concepções dos vários sistemas metafísicos e dos psicólogos empiristas; analisa o imaginário segundo Bergson e discute o associacionismo de Taine. Apoiando na noção fenomenológica de intencionalidade, mostra que a imagem não está na consciência, mas é um certo tipo de consciência, é um ato e não uma coisa: é consciência de alguma coisa.

3. Questão de método [1960] :::
Publicada inicialmente como uma primeira parte da Crítica da Razão Dialética, esta obra discute as bases do projeto filosófico da última fase de Sartre: relacionar marxismo e existencialismo, fazendo da “compreensão da existência o fundamento humano da antropologia marxista”.





Sartre

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Sartre (31)

ver mais
Coletânea de textos.


Livro: Os Pensadores - Sartre Coletânea dos seguintes textos: 1 - O Existencialismo é um Humnismo (1946) 2 - A Imaginação (1936) 3 - Questão de Método (1960) "O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo. [...] De início, o homem é um projeto que se vive a si mesmo [...] o primeiro passo do existencialismo é de pôr todo homem na posse do que ele é de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência." (Existencialismo ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR