S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




PDF - São Bernardo


Obra magistral de Graciliano Ramos, S. Bernardo são as memórias de um homem que deseja se apoderar de tudo o que encontra, sem se importar com as consequências.

A fazenda S. Bernardo, em Viçosa, Alagoas, se torna propriedade de Paulo Honório, sujeito cascudo e grosseiro que narra este romance. Sua trajetória nessas terras se inicia como humilde funcionário e é transformada, anos depois, quando ele as adquire de seu ex-patrão. A passagem de empregado a empregador reverbera enormemente no narrador, que passa a ver tudo e todos à sua volta pela ótica da divisão do trabalho ― inclusive este livro.
Em texto de 1946, reproduzido nesta edição, Graciliano Ramos afirma sobre o protagonista: “um criminoso, resumo de certos proprietários rijos existentes no Nordeste. […] um tipo vermelho, cabeludo, violento, de mãos duras, sujas de terra como raízes, habituadas a esbofetear caboclos na lavoura”. Relato de um homem ambicioso, S. Bernardo é o retrato da desigualdade econômica e social de um país onde a posse da terra significa poder absoluto.

A edição conta com estabelecimento de texto de Ieda Lebensztayn, crítica literária e doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), e posfácio de Paulo Massey, professor e doutorando em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).





S. Bernardo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos S. Bernardo (4)

ver mais
LANC?AMENTOS DE LIVROS | FEVEREIRO 2024 | Ana Carolina Wagner

LANC?AMENTOS DE LIVROS | FEVEREIRO 2024 | Ana Caro

TEM QUE LER PRA UFRGS: SÃO BERNARDO

TEM QUE LER PRA UFRGS: SÃO BERNARDO

São Bernardo - Graciliano Ramos | LEITURA UFRGS 2021

São Bernardo - Graciliano Ramos | LEITURA UFRGS 20

São Bernardo (Graciliano Ramos)

São Bernardo (Graciliano Ramos)


Resenhas para S. Bernardo (491)

ver mais
Seco. Contido. Poderoso.


Tivesse eu ainda entusiasmo, faria um vídeo disto. Não tendo mais, vai esta resenha que como sempre ficará aquém do livro. Li São Bernardo na juventude; Embora reconhecendo mérito ao autor, vi frieza e distância na forma de narrar. Passaram-se anos. Fiz as pazes com Graciliano através de "Angústia", que continua meu favorito. Porém reler depois de mais de vinte anos "São Bernardo" foi uma surpresa. Primeiro: no dia que comecei, havia tentado começar outros livros: tudo soando pret...