Rock Underground

Rock Underground Pablo Ornelas Rosa




PDF - Rock Underground


Neste instigante ensaio, Pablo Ornelas Rosa nos mostra como funciona a chamada "cena alternativa" do rock no Brasil.



Tomando como estudo de caso o funcionamento de um bar dedicado a shows de rock underground em Florianópolis — local que acabaria fechado por conta da truculência policial —, o autor faz uma análise precisa do comportamento de músicos, fãs e demais personagens que interagem no microcosmo da cena musical alternativa em nosso país.



O local e a cidade específicas aqui analisadas servem como retrato, na verdade, do mesmo tipo de lógica econômica e social que atravessa a cena alternativa brasileira em qualquer grande centro urbano e até mesmo em cidades do interior do país.



Músico participante da cena e sociólogo com atuação em projetos relacionados à juventude, Pablo Rosa consegue uma percepção do movimento ao mesmo tempo rigorosa e viva, como interessado direto no tema. Com isso, o que temos é um belo livro que, sem perder o rigor conceitual, é uma leitura extremamente agradável.



Como escreve Luiz Eduardo Soares, no prefácio que apresenta esse trabalho: "Os roqueiros vão curtir, os mais velhos vão recordar, os menos sintonizados com esse mundo vão ter a oportunidade de visitá-lo e os intrigados com as asperezas dos jovens, nossos novos bárbaros, vão descobrir espelhos surpreendentes, para examinar a própria intolerância."





Rock Underground

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Rock Underground (1)

ver mais


No prefácio mesmo já é dito, que para aqueles que vivenciaram essa cena, o livro será lido com saudosismo. Para quem curte rock, mas não é de Floripa, consiguirá no mínimo se relacionar com a situação. E mesmo para aqueles que o máximo que conhecem dessa 'tribo urbana' é um eventual rockeiro que cruza o seu caminho na rua e te faz virar o pescoço até não poder mais, terá a oportunidade de entender um pouquinho mais e até quem sabe, tomara, vencer um preconceito ou outro, desde que seja...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR