Rediscutindo a mestiçagem no Brasil

Rediscutindo a mestiçagem no Brasil Kabengele Munanga




PDF - Rediscutindo a mestiçagem no Brasil


É à luz do discurso pluralista emergente (multiculturalismo, pluriculturalismo) que a presente obra recoloca em discussão os verdadeiros fundamentos da identidade nacional brasileira, convidando pesquisadores da questão para rediscuti-la e melhor entender por que as chamadas minorias, que na realidade constituem maiorias silenciadas, não são capazes de construir identidades políticas verdadeiramente mobilizadoras. E essa discussão não pode ser sustentada sem que se coloque no bojo da questão o ideal do branqueamento, materializado pela mestiçagem e seus fantasmas.

Esta quinta edição do livro Rediscutindo a mestiçagem no Brasil apresenta um novo capítulo e novas considerações nas conclusões. O professor Kabengele Munanga relê seu livro e neste insere novas análises, considerando o período de vinte anos que separa esta publicação da sua primeira edição, em 1999. Esta atualização é realizada em um momento de mudanças expressivas na sociedade brasileira e no contexto das relações étnico-raciais, das políticas de ações afirmativas e da implementação das cotas, e traz as considerações do autor sobre as fraudes e as discussões sobre o colorismo. O autor interpreta essas mudanças à luz da questão da mestiçagem, considerando as suas representações e os usos político-ideológicos no Brasil do século XXI, e se posiciona de maneira pessoal, firme e contundente, como é marca da sua personalidade, do seu fazer político e do seu modo de produzir conhecimento.

Nilma Lino Gomes





Rediscutindo a mestiçagem no Brasil

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Rediscutindo a mestiçagem no Brasil (11)

ver mais
REDISCUTINDO A MESTIÇAGEM NO BRASIL – IDENTIDADE NACIONAL VERSUS IDENTIDADE NEGRA


Homens da pior qualidade invadiram esse território com sede extrativista. Assassinaram e escravizaram indígenas, paralelamente invadiram o continente Africano para uma caça brutal e sangrenta. Implementaram outras táticas, assediando e corrompendo os líderes de lá em troca de arma de fogo e outros objetos de valor. Dessa forma construíram o tráfico negreiro, atravessando homens, mulheres e criança transformados em objetos/moeda. Usurparam conhecimentos técnicos na agricultura, na...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR