Políticas da Inimizade

Políticas da Inimizade Achille Mbembe




PDF - Políticas da Inimizade


Ao terem fomentado miséria e morte à distância, longe dos olhos dos seus cidadãos, as nações ocidentais temem agora o reverso da medalha, num desses piedosos atos de vingança exigidos pela lei da retaliação. Para se protegerem de tais instintos de vingança, servem-se do racismo como lâmina afiada, suplemento venenoso de um nacionalismo esfarrapado.

Num mundo que ergue fronteiras de arame farpado e em que o estigma do estrangeiro se inscreve a ferro e fogo no quotidiano, Políticas da Inimizade é um lúcido ensaio sobre a hostilidade e as formas que ela assume nas sociedades contemporâneas. Retrocedendo, na senda de Frantz Fanon, à tirania dos regimes coloniais e escravagistas como semente da inimizade global contemporânea, Achille Mbembe analisa os vetores desta violência planetária, que se manifesta na ressurgência de nacionalismos atávicos, na guerra contra o terrorismo, sacramento da nossa época, e num racismo de Estado que, a pretexto da defesa da civilização, varre réstias de democracia e suspende direitos dos cidadãos. Políticas da Inimizade relembra, em suma, que seremos sempre seres de fronteira e fragmentos de uma mesma humanidade.





Políticas da Inimizade

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Políticas da Inimizade (1)

ver mais
Inimizade


(mil anos que não uso isso, mas vamos lá) Comecei e parei de ler várias vezes este livro por ser muito difícil e por necessitar de leituras prévias, mas decidi pegar pra ler esse livro firme esse mês. Como disse, "Políticas da inimizade" é uma extensão do livro "Necropolitica", por isso alguns capítulos e referência necessita de uma experiência na escrita do autor, no entanto a ideia central consegue ser entendida perfeitamente. Mbembe, trazendo de sua teoria da Necropolitica, desen...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR