Pensamento e Ação

Pensamento e Ação Florestan Fernandes




PDF - Pensamento e Ação


Um testemunho da experiência da redemocratização brasileira na década de 1980, o livro Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo, de autoria de Florestan Fernandes, ganha agora nova edição, dentro da coleção de obras reunidas do intelectual sob a coordenação de Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora do Departameto de Sociologia da USP. O momento não poderia ser mais oportuno. A intensidade dos atuais acontecimentos políticos confere imensa atualidade às reflexões de um dos mais importantes sociólogos brasileiros.



Pensamento e ação, publicado em 1989, pouco depois de promulgada a nova carta constitucional, é uma reflexão sobre o Partido dos Trabalhadores feita pelo intelectual e pelo cidadão. Trata-se de coletânea de material variado produzido durante a campanha eleitoral e o exercício do mandato de deputado: artigos de jornal redigidos entre 1984 e 1988, entrevistas, discursos, boletins da sua campanha eleitoral, debates parlamentares dos quais Florestan participou, diálogos com militantes do PT e um ensaio que faz o balanço dos dilemas enfrentados pelo Brasil ao final da década de 1980.





Pensamento e Ação

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Pensamento e Ação (1)

ver mais
Lembrem o que escrevi


"Pensamento e Ação" é uma coletânea de artigos, entrevistas e manifestos datados da campanha de Florestan para a Constituinte e de seu primeiro mandato como deputado do PT. Misturam desânimo com determinação, esperança com dúvidas, entusiasmo pelo partido com seguidas advertências sobre seus rumos. Difícil dizer se, hoje, o mestre ainda teria exatamente as mesmas posições, mas ao contrário de seu aluno FHC, não teria por que se arrepender do que escreveu. ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR