Os Funerais da Mamãe Grande

Os Funerais da Mamãe Grande Gabriel García Márquez




PDF - Os Funerais da Mamãe Grande


Coletânea de contos lançada em 1962 na qual o colombiano Gabriel García Márquez (1928) exercita-se na combinação entre o banal e o maravilhoso que iria marcar algumas de suas obras-primas. A história que dá título ao volume e o encerra, não apenas se passa em Macondo como prepara a prosa densa e extraordinária de "Cem anos de solidão" (1967).

Nos contos deste livro, uma das primeiras obras de García Márquez, respira-se o ar de Macondo: nas flores embrulhadas em jornal trazidas pela mãe do ladrão para a cova do filho; na singular cena do dentista que extrai o dente de um dos homens mais poderosos da região; no sumiço das bolas de bilhar, crime que movimenta toda a cidade em busca do cruel vilão; no esplendor da gaiola de Baltazar, encomendada e depois recusada por um coronel, santificando seu criador; na tristeza da viúva Montiel, que vive abandonada; na melodia dos pássaros que morrem e de ratos dizimados, e, finalmente, nos esplendorosos funerais da poderosa Mamãe Grande, honrados pela presença do Presidente da República e de Sua Santidade, o Papa. Os funerais da Mamãe Grande é a mistura do trivial e do fantástico, é a trágica monotonia da vida de aldeia cortada por relâmpagos de fatalidade que jogam luz inesperada e estranha sobre a alma das pessoas – é a densa humanidade e a mestria artística do grande escritor colombiano. Nos oito contos deste livro Gabriel García Márquez faz uma viagem sentimental por sua cidade natal, sem deixar de lado um olhar crítico sobre a sofrida realidade social, a pobreza da terra e o domínio dos coronéis.





Os Funerais da Mamãe Grande

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Os Funerais da Mamãe Grande (69)

ver mais
Os funerais da Mamãe Grande


Este foi o meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, Gabo para os mais íntimos, e, aos trancos e barrancos, eu gostei. Consegui lê-lo em meio a correria de TCC para fazer um seminário também na correria, então pode ser que em outro contexto eu poderia ter apreciado mais. . O livro na verdade são 8 contos que se passam na cidade de Macondo, a mesma cidade de Cem anos de solidão. Nesses contos, vemos de tudo: chuva de pássaros mortos, vestígios da ditadura, machismo, racismo e o f...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR