Oryx e Crake

Oryx e Crake Margaret Atwood




PDF - Oryx e Crake


Nada de carros voadores ou raios verdes que desintegram pessoas e coisas. Em Oryx e Crake, novo livro de Margaret Atwood, a escritora canadense cria uma ficção científica absolutamente original, mostrando mais uma vez suas credenciais como uma das primeiras-damas da literatura mundial, vencedora do Booker Prize 2000 com O assassino cego, também lançado pela Editora Rocco.



Em Oryx e Crake, a prosa sofisticada de Atwood viaja até um futuro próximo, ainda bastante familiar, mas ao mesmo tempo estranho e bizarro para o leitor. O mundo é apresentado como um lugar pós-apocalíptico e melancólico, habitado por criaturas biologicamente modificadas e tomadas pelo vício. O narrador do romance é o Homem das Neves, um sobrevivente do antigo planeta, que um dia chamou-se Jimmy. No início da trama, ele está em cima de uma árvore, vestindo um velho lençol, lamentando a perda de sua amada Oryx e de seu amigo Crake. Os flashbacks de Jimmy acabam revelando ao leitor que ele testemunhou as experiências genéticas que ajudaram a transformar o planeta num território devastado.



Quando garoto, Jimmy vivia com os pais nos Complexos, o lugar onde moravam os endinheirados e os considerados extraordinários intelectualmente. Agora, precisa encontrar comida em um deserto infestado de insetos e assiste à destruição da Terra dos Plebeus — onde viviam aqueles que eram considerados apenas normais — por porcões e lobocães, animais criados nas experiências transgênicas do passado. Como tudo decaiu tão depressa? O Homem das Neves tenta entender junto com o leitor, enquanto a narrativa retrocede algumas décadas, até sua infância ao lado de Crake. Descobre-se que o grande amigo de Jimmy tornou-se um gênio de caráter duvidoso, cuja personalidade enigmática e ambígua é uma chave para a trama. Foi na bolha hightech de Crake que o Projeto Paradiso, responsável pela modificação da Terra, se desenvolveu. Ele e Jimmy vão formar um tumultuado triângulo amoroso com a bela Oryx, uma ex-criança prostituta que não está muito acostumada a dar ou receber afeto. A delicada relação entre os três gera um ciclo de desamor e desencontro e é um pano de fundo dramático e extremamente simbólico para a derrocada do planeta e da espécie humana.



Único ser humano a sobreviver, o Homem das Neves tem apenas a companhia dos Filhos de Crake, crianças de laboratório criadas pelo amigo. Elas o tratam como um ídolo, já que ele é o único capaz de decifrar a utilidade e o nome de objetos simples como canetas e bonés, vestígios arqueológicos do mundo "de antigamente" e que elas encontram pelo caminho. Não é por acaso que as epígrafes escolhidas por Atwood para este livro citam Jonathan Swift, autor de As viagens de Gulliver, e Virginia Woolf, de Orlando e Rumo ao farol. Com a maestria de sempre, a autora consegue conjugar uma fábula fantástica, mórbida e cheia de ação, com personagens cujo mundo interior é misterioso e uma constante descoberta.





Oryx e Crake

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Oryx e Crake (5)

ver mais
Oryx e Crake (Margaret Atwood)

Oryx e Crake (Margaret Atwood)

ORYX E CRAKE da Margaret Atwood - Pandemia viral, manipulação genética e porcões

ORYX E CRAKE da Margaret Atwood - Pandemia viral,


Resenhas para Oryx e Crake (157)

ver mais
Penso, logo existo ou destruo?


Sempre que leio uma distopia, fico um tanto apreensivo por notar diversos pontos nas histórias que são muito similares ou até mesmo iguais a situações que vivenciamos em nosso tempo. Agora adicione uma trama pós-apocalíptica que permeia o imaginário de todos nós há muito tempo; o que seria do mundo e da sociedade caso todas as instituições que os regem caíssem e a humanidade tragada para a barbárie? Esses dois elementos narrativos que nos assombram tanto são brilhantemente unidos por M...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR