Ondas curtas

Ondas curtas Alcides Villaça




PDF - Ondas Curtas


Ondas curtas é o quarto livro de poesia do crítico, professor de literatura brasileira e poeta Alcides Villaça. Antes, vieram O tempo e outros remorsos (Ática, 1975), Viagem de trem (Duas cidades, coleção Claro Enigma, 1988) e o poema-livro infantil O invisível (34, 2011).

Villaça teve vários poemas traduzidos para o espanhol e o francês e publicados em revistas no exterior. Observa que não compõe livros; simplesmente escreve poemas, de forma assistemática, e os reúne em livros. Foi assim com este Ondas curtas, coletânea de poemas escritos ao longo dos últimos anos. Seu caráter transeunte está conotado no título, que aponta para a ambiguidade ao lembrar que curtas são as ondas de rádio que viajam muito.

Para estabelecer um mínimo de organização -- ou de simulacro dela, diz o autor --, os poemas estão dispostos em seções temáticas: Câmara de eco, Suas sombras, Playback, Notícias e Surdina. Os vínculos e o ofício do professor, o amor pela música e pela literatura, lembranças da infância, instantâneos de São Paulo, bem como amores e perdas se agrupam nessas cinco sessões à maneira de um concerto. Reunidos, os 71 poemas do livro compõem um retrato sensível da vida do poeta.





Ondas curtas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Ondas curtas (2)

ver mais
Excelente!


como toda poesia, este livro deve ser tratado com respeito e calma. muita calma. comecei a le-lo meio que por acaso... e que acaso surpreendente! Uma leitura agradável, reflexiva e cheia de metáforas sublimes. super recomendo este livro para todos que apreciam bons e ótimos poemas....