O PODER METROPOLITANO EM CUIABÁ

O PODER METROPOLITANO EM CUIABÁ Otávio Canavarro




PDF - O PODER METROPOLITANO EM CUIABÁ


Na construção da nossa narrativa histórica, destacamos como objetos principais de investigação a questão da conquista e ocupação das imensas porções de terra que hoje constituem o Centro Oeste do Brasil. Conquista em sentido duplo, arrancadas dos súditos de Castela e de numerosos povos indígenas. Para tal, tivemos que trabalhar com alguns conceitos e recortes cronológicos, dentre os quais, os de “poder metropolitano” e “extremo oeste”, configuramos como os mais importantes. O conceito de poder metropolitano, por exemplo, significa no contexto, o próprio Portugal, simbólica e efetivamente, como coroa, súditos e representantes diversos com as instituições respectivas. Poderíamos dizer, em outras palavras, que se tratava da projeção do poder real, num regime caracterizado como absolutista, nos quadros do Antigo Regime. Quanto aos recortes referidos acima, privilegiamos os anos de 1727 e 1752, como balizas cronológicas maiores da narrativa, referentes às fundações das vilas de Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade.





O PODER METROPOLITANO EM CUIABÁ

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR