O Erotismo

O Erotismo Georges Bataille




PDF - O Erotismo


“O sentido último do erotismo é a fusão, a supressão do limite.”
Georges Bataille

“A morte de Deus não nos restitui a um mundo limitado e positivo, mas a um mundo que se desencadeia na experiência do limite, se faz e se desfaz no excesso que a transgride […]. E se fosse necessário dar, em oposição à sexualidade, um sentido preciso ao erotismo, este seria, sem dúvida, o de uma experiência da sexualidade que liga por si mesma a ultrapassagem do limite à morte de Deus.”
Michel Foucault

Inclui posfácio "Traços de Eros" de Eliane Robert Moraes, e inéditos de Georges Bataille: "Debate sobre o erotismo"; "A significação do erotismo"; "Adição a O erotismo"; e "Projeto de uma conclusão para O erotismo".





O Erotismo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Erotismo (8)

ver mais
O excesso fundamental.


O erotismo para Georges Bataille é uma experiência marginal, na medida em que ela o aproxima da morte. Tal qual os antigos sacrifícios religiosos, a violenta experiência interior da convulsão erótica abre uma chaga e revela a carne, como excesso. Ela coloca em jogo a descontinuidade sempre provisória da vida. Obrigado a sair de si reabre-se, no ser, o abismo que a morte lhe revelou. Vemos em Sade, por exemplo, como a volúpia é mais profunda na angústia mortal. O horror consiste no reco...