O Duplo

O Duplo Fiódor Dostoiévski




PDF - O Duplo


O Duplo é um dos primeiros livros escritos por Dostoievski, que revela já o estilo próprio desse autor que tem o seu auge nos chamados grandes romances, como Crime e Castigo, O Idiota, Os Possessos e Os Irmãos Karamazov.

Neste pequeno livro, Dostoievski revela já toda a sua arte na escalpelização psicológica completa de um personagem, fazendo sentir na nossa própria pele todas as suas questões, angústias e comportamentos, como só ele sabe fazer.

Neste romance, Dostoievski, a partir do retrato de um funcionário público da época, com as suas pequenas ambições e invejas, cria um duplo desse mesmo personagem e coloca-o a interagir com ele, assumindo esse personagem (duplo) um comportamento quase complementar dele próprio, rivalizando com ele e ridicularizando-o em todas as ocasiões em que tal se proporciona.

Desta forma, o personagem, através dele próprio ou do seu duplo, interage com a sociedade onde se move(m), expondo a nu todas as subtilezas do relacionamento e influências dentro dessa mesma sociedade.





O Duplo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos O Duplo (3)

ver mais
O DUPLO - Fiódor Dostoiévski (1846)

O DUPLO - Fiódor Dostoiévski (1846)

EP #013 | O Duplo, de Dostoiévski | Leitura de Dostô em Ordem Cronológica

EP #013 | O Duplo, de Dostoiévski | Leitura de Dos

Resenha - O Duplo

Resenha - O Duplo


Resenhas para O Duplo (199)

ver mais


Dostoiévski trabalha com personagens miseráveis, humilhados, pobres, com poucas perspectivas de uma vida melhor. Golyádkin é um personagem que, talvez, poderia ascender na vida, não fosse sua loucura e mediocridade como pessoa. Seu duplo nada mais é do que uma projeção do que ele gostaria de ser: desenvolto, bonito, falante, persuasivo. E é justamente esse desejo de ser diferente ? retratado pelo seu duplo ? que o leva para mais fundo nesse poço e o afoga em paranóias....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR