MARACANÃ

MARACANÃ Luiz Antonio Simas




PDF - MARACANÃ


Complexo, contraditório, colonizado por interesses políticos dos mais questionáveis, por interesses econômicos dos mais nefastos, o Maracanã tem sua história revisitada por Luiz Antonio Simas a partir das memórias e usos das pessoas comuns.

Desdentados, mauricinhos, operários, doutores, macumbeiros e cristãos compõem a rica história da produção do “Maraca” como “encarnação do mito de convívio cordial da cidade do Rio de Janeiro”, ao mesmo tempo enganador e afetuoso, nas palavras do autor.

Através de um texto leve e criativo, o imaginário popular e a história social se cruzam em um relato sobre o monumento que forjou o Brasil que conhecemos. Bom observador da fé do brasileiro, Simas promove reflexões com a originalidade intelectual que consagrou suas duas dezenas de livros.

Sem dispensar a qualificada literatura brasileira sobre o futebol, Simas recria o olhar sobre esse fenômeno. Tudo isso com método científico: a “observação participante” nos balcões dos botequins, nos trens do subúrbio, nas filas das bilheterias, nos isopores dos ambulantes e onde mais o futebol se manifestasse para além da arquibancada e da geral.

Uma obra especialmente importante para aquela pessoa que, por algum motivo, não teve a sorte de ser arrebatado pela paixão futebolística.





MARACANÃ

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para MARACANÃ (9)

ver mais
O Maracanã não existe mais!


O livro de Simas passeia pelos diversos contextos que o gigante de concreto presenciou na cidade carioca. Desde o período anterior a sua construção, passando pelos momentos de sua inauguração sem a obra estar completamente pronta, passando pela apoteose dominical que as torcidas proporcionavam. O Maracanã se transformou em símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil por conta dos seus frequentadores. A busca pela fresta de felicidade em meio ao suposto ar de livre acesso. Lugar para todos? ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR