Fédon (ou Da Alma)

Fédon (ou Da Alma) Platão




PDF - Fédon


Segundo Alfred Whitehead, a filosofia ocidental não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão. Talvez ele tenha exagerado um pouco, mas nem tanto assim: seja para concordar ou discordar, fato é que boa parte dos filósofos do Ocidente iniciaram sua jornada filosófica justamente por Platão. E é justamente em Fédon, ou Da Alma, que temos ao mesmo tempo o ápice e a melhor introdução possível ao seu pensamento. Em Fédon, somos apresentados ao chamado Mundo das Ideias e ao conceito de transmigração das almas, que podem sim seguir para o além-vida, o Hades, mas que também podem retornar, para aprenderem, vida após vida, a se tornarem melhores e mais sábias. Ao final desta verdadeira obra-prima, ainda temos a memorável disposição de Sócrates diante da morte iminente, o que já antecipava o próprio estoicismo.

Para esta tradução, contamos com a experiência de Rafael Arrais, celebrado tradutor de obras como Meditações de Marco Aurélio, o Manual para a Vida de Epicteto e Filosofar é Aprender a Morrer, com ensaios selecionados da obra de Montaigne.





Fédon (ou Da Alma)

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Fédon (ou Da Alma) (1)

ver mais
FÉDON OU DA ALMA - PLATÃO (AUDIOLIVRO/AUDIOBOOK)

FÉDON OU DA ALMA - PLATÃO (AUDIOLIVRO/AUDIOBOOK)


Resenhas para Fédon (ou Da Alma) (74)

ver mais
O Adeus


Através da narrativa de Fédon vemos o que teria sido a última conversa de Sócrates. Há com Símias e Cebes o debate sobre origem da alma, sua suposta imortalidade baseando-se na lógica dos contrários e a atitude virtuosa para com a morte. Este último ponto mais interessante. Nele Sócrates deixa claro por que o filósofo não deve temer a morte, mas pelo contrário, almejá-la. Tendo como base a visão de Sócrates (ou Platônica?) na qual os sentidos nos dão uma versão inexata da realidade, li...