Dicionário da Maçonaria

Dicionário da Maçonaria Joaquim Gervásio de Figueiredo




PDF - Dicionário da Maçonaria


Neste dicionário, o Maçom terá uma fonte condensada e cristalina de informações sobre a sua Arte, e o investigador profano poderá obter urna visão mais justa e completa da Maçonaria, em tomo da qual seus desafetos gratuitos têm levantado as mais falsas, absurdas e torpes acusações. Durante os últimos dois séculos e meio, que marcam a era da Maçonaria especulativa, cresceu e diversificou-se tanto a cultura geral do mundo, ê ampliou-se de tal modo a literatura maçônica, que um Dicionário moderno, cioso de prestar informes autênticos e imparciais, não pode ignorar esse progresso iluminador. Ao contrário, tem que o admitir e registrar, e mesmo adaptar-se, se o que realmente visa é ser um órgão informativo verídico e atualizado. E isto que o estudioso desde logo verá nestas páginas. Na Maçonaria subsistem três fatos capitais que ninguém mais pode ignorar: l°) a sua remota origem nos famosos Mistérios que constituíram outrora a glória do Egito, da Grécia, da Pérsia, da Assíria, da Palestina, de Roma e de outros centros culturais de importância; 2°) a introdução de muitas alegorias, lendas e personagens bíblicas em seus ritos, cerimônias e histórias, 3° ) o sentido mais místico-filosófico do que histórico de seus ensinamentos tradicionais. Daí por que o Dicionário registra com grande relevo essa parte e a enriquece de citações de textos, e ao mesmo tempo mostra o grau de parentesco da Maçonaria com os maiores monumentos filosóficos e religiosos que já empolgaram ou ainda empolgam os povos civilizados. Uma valiosa particularidade deste Dicionário, com o intuito de cultivar no Maçom o espírito de estudo comparativo dos ritos, cerimônias e alegorias de sua Ordem, e mesmo de outras tradições religiosas ou filosóficas correlatas, foi a adoção de indicações remissivas no fim do verbete, quando julgadas úteis ou necessárias. Outro fato, que neste fim do século XX todos têm de reconhecer, é a feliz e eficiente atuação que o elemento feminino tem exercido na Maçonaria, principalmente continental, desde o século XVIII, bem como a crescente e brilhante influência e atuação que a mulher vem exercendo nos mais conspícuos setores de atividade no mundo na política, na ciência, na filosofia, na arte e no espiritualismo em geral, na guerra e na paz, assim como na administração pública e nas organizações sociais mais diversas. Por isso, e por ser mais que justo, este Dicionário consigna um verbete de certa amplitude (não tio grande quanto merecena) à Maçonaria Feminina. Trata-se, pois, de um livro que, sem dúvida, será bem acolhido por qualquer estudioso sedento de conhecimentos sérios.





Dicionário da Maçonaria

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR