Da alquimia à química

Da alquimia à química Ana Maria Alfonso-Goldfarb




PDF - Da Alquimia à Química


A abordagem da autora sustenta que o desaparecimento da alquimia foi um acontecimento inevitável diante da transformação da visão de mundo que lhe dava suporte e sentido. O homem alquímico se relacionava com a natureza apoiado em uma visão vitalista e qualitativa de mundo; já o homem químico se dirige a ela com um olhar mecanicista e quantitativo. Diante desse entrocamento entre visões opostas de mundo ocorre a ruptura, e não uma evolução da alquimia à química.
O eixo desta obra está, pois, alimentado por uma proposta que pretende, nas próprias palavras de Ana Maria Alfonso-Goldfarb: "reconhecer a formação do ideário alquímico dentro da visão de cosmo que lhe serviu de base e sustentáculo, para, a seguir, poder entender, com maior clareza, por que o esfacelamento deste modelo de mundo acarretaria o desaparecimento da alquimia como uma das formas de conhecimento da natureza. Em outras palavras, nossa tentativa será a de entender quais as razões históricas mais profundas que tornam inadequada a visão da química como uma aprimoramento moderno da alquimia".





Da alquimia à química

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Da alquimia à química (1)

ver mais
Já vai tarde, Alquimia!


Nesse livro, Alfonso-Goldfarb defende com fundamentos históricos o motivo da alquimia não ter se sustentado e se tornado ciência. Segundo ela, não havia espaço para alquimia na visão científica e mecanicista que estava se formando e a nova Química de Robert Boyle encerrou de vez com a prática. Química e Alquimia não andam mais juntos e a autora faz questão de enfatizar que talvez nunca tenham realmente andado pois surgiram de formas diferentes, em contextos diferentes e encaram os fenô...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR