Cinema Brasileiro: Propostas para uma História

Cinema Brasileiro: Propostas para uma História Jean-Claude Bernadet




PDF - Cinema Brasileiro: Propostas para uma História


Publicado originalmente em 1979, Cinema brasileiro: propostas para uma história marcou época. Curto, ousado, original, o livro examina a presença do cinema no cenário cultural do país de fins do século XIX até os anos 1970.
Há muito tempo esgotada, a obra agora recebe edição revista e ampliada, que inclui uma coletânea de artigos publicados por Jean-Claude Bernardet ao longo dos últimos trinta anos.
Nessa história política do cinema brasileiro, o autor mostra como, durante boa parte do século XX, o Brasil foi um país sem produção cinematográfica industrial e com dificuldade de engendrar uma expressão cultural própria. No conforto de consumir cinema importado, o espectador brasileiro habituara-se a "ler" os filmes. A produção nacional surgiu do esforço de um grupo de pessoas com diferentes interesses na área do cinema e respondeu tanto ao apelo nacionalista como ao desejo de criar uma área de ação no país.
Cinema brasileiro: propostas para uma história suscita e alimenta o debate sobre cinema e política cultural, discutindo as principais características que marcaram e atravessaram a sétima arte no Brasil.





Cinema Brasileiro: Propostas para uma História

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Cinema Brasileiro: Propostas para uma História (1)

ver mais
O cinema brasileiro enquanto mercado e indústria

Indispensável para quem estuda cinema brasileiro ou quer saber mais sobre. O autor procura traçar um panorama da história do cinema brasileiro, em questões mais acentuadamente de mercado e indústria, indo do período dos primeiros filmes nacionais até a Embrafilme. Crítico, ele analisa os diversos períodos de forma não cronológica e não tem medo de tentar provar seu ponto de vista. Recomendo ler o livro com calma, pois trata-se uma leitura um pouco pesada e cansativa, mas que vale a pen...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR