Cidade aberta

Cidade aberta Teju Cole




PDF - Cidade Aberta


Este premiado romance de estreia acompanha as caminhadas do jovem médico Julius. Aclamado pela crítica e comparado a nomes como W. G. Sebald e J. M. Coetzee, o autor traça um delicado retrato de Nova York e da solidão.

Prêmio Pen/Hemingway
Prêmio New York City Book
Prêmio Rosenthal da American Academy of Arts and Letters


A expressão cidade aberta pode referir-se a uma cidade ocupada pelo exército invasor durante uma guerra e poupada em troca de rendição. A Nova York pós-Onze de Setembro percebida por Julius, um jovem psiquiatra residente no hospital Columbia Presbyterian, carrega em si um pouco dessa atmosfera - é uma cidade de traumas não admitidos e muita solidão.

Julius faz longas caminhadas após o trabalho, como contraponto a seus atarefados dias no hospital. Além da “evocação de liberdade”, esses passeios são o motor de suas reflexões e reminiscências, pelas quais ele relembra sua história, sua infância na Nigéria, sua condição de imigrante, e também a história da própria cidade em que vive e dos habitantes dela.

Teju Cole parece transferir muito de si ao protagonista do romance - ambos são nigerianos que saíram de sua terra natal para estudar nos Estados Unidos. Além de escritor, Cole é também fotógrafo, e a observação precisa e o zelo com os detalhes parecem ser seu principal legado a Julius. Numa sucessão de meditações, informações históricas, reflexões sobre música e literatura, e nítidas descrições das paisagens urbanas - motivos que renderam a Cole muitas comparações a W. G. Sebald -, o personagem estabelece uma espécie de diário não cronológico de suas reminiscências nigerianas e nova-iorquinas.

Uma reflexão sobre história e cultura, identidade e solidão.
Colm Tóibín





Cidade aberta

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Cidade aberta (12)

ver mais
Sensível ou enfadonho?


Título original: Open City Gênero: Romance Ano de lançamento: 2011 Ano desta edição: 2012 Editora: Companhia das Letras Páginas: 320 Idioma: Português (tradução de Rubens Figueiredo) Citação: "Eu era o filho estranho, entende? Faltava às aulas para poder ir a outro lugar e ler o que eu queria, por conta própria. Assistir às aulas nunca me ensinou nada. Tudo o que há de interessante está nos livros, os livros é que me deram consciência da diversidade do mundo. É por isso que nã...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR