Cartas para minha avó

Cartas para minha avó Djamila Ribeiro




PDF - Cartas para minha avó


Um relato memorialístico pungente e sensível sobre ancestralidade, feminismo e antirracismo na criação de filhos.

No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.

A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.





Cartas para minha avó

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Cartas para minha avó (2)

ver mais
CARTAS PARA MINHA AVÓ - Djamila Ribeiro (Resenha)

CARTAS PARA MINHA AVÓ - Djamila Ribeiro (Resenha)

Clube de Leitura + Cartas para minha avó #As3Artes #ClubedeLeitura #cartasparaminhaavó

Clube de Leitura + Cartas para minha avó #As3Artes


Resenhas para Cartas para minha avó (238)

ver mais
Não consegui parar de ler


Antônia, Erani, Djamila e Thulane. 4 gerações que são aos poucos contadas em formas de maravilhosas cartas que Djamila escreve para sua avó Antônia. Ela conta memórias de sua infância, adolescência, episódios de racismo, do difícil casamento de sua mãe Erani, de suas lutas para chegar à universidade e, mais que isso, lá permanecer. Ela conta à sua vó também sobre a gestação e o nascimento de Thulane, sua filha e sobre o maternar. As cartas vão se tecendo, se completando, confesso que q...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR