Bandido Raça Pura

Bandido Raça Pura Fred Melo Paiva




PDF - Bandido Raça Pura


Fred Melo Paiva é dono de um dos melhores, mais versáteis e mais originais textos da imprensa brasileira. Os perfis reunidos aqui, escritos nos últimos dez anos, transitam da história oral à irreverência punk, do uso de vozes narrativas insólitas ao requinte das mais elegantes reportagens de revista.
Na primeira parte do livro, o olhar inconfundível do autor desnuda gente famosa como Oscar Niemeyer, Cléo Pires e Cauby Peixoto. Na segunda, anônimos dignos não apenas de nota como de perfil nos conduzem pelo labirinto de uma casa de swing, pelo mundo extinto do presídio do Carandiru, pela floresta cheia de onças em que um garoto ficou perdido por quase dois meses. As duas últimas partes perfilam – entre outros personagens incríveis – ratos, urubus, o Boeing Sucatão e o leilão dos bens de um famoso traficante.
Na pérola de jornalismo literário que dá título ao livro, um pit bull nos conta como ele, um potencial homicida, foi salvo pelo esporte. Em outro texto memorável, Fred relata uma enrascada do jogador Ronaldo Fenômeno num motel carioca como quem narra uma partida de futebol. Em conjunto, os 36 perfis confirmam Fred Melo Paiva como um craque do jornalismo-arte.





Bandido Raça Pura

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Bandido Raça Pura (2)

ver mais


Em “Bandido Raça Pura” Fred Melo Paiva nos brinda com 36 perfis divididos em quatro grupos: ilustres mais ou menos virtuosos; notáveis anônimos; cães, ratos e urubus; coisas supostamente inanimadas. As três últimas categorias foram as que mais me conquistaram – embora o perfil de Ronaldo Fenômeno (um dos da primeira parte), cuja história é narrada como se estivéssemos ouvindo uma partida de futebol, seja brilhante. Aliás, a maestria com que Fred explora as diferentes vozes narrativas ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR