Antropofagia: Palimpsesto Selvagem

Antropofagia: Palimpsesto Selvagem Beatriz Azevedo




PDF -


Oswald de Andrade publicou em 1928, na Revista de Antropofagia, seu Manifesto Antropófago - híbrido de ensaio polêmico, paródia literária, manifesto filosófico, revisão histórica, panfleto de provocação, mito antropológico e roteiro fragmentado. Neste Antropofagia – Palimpsesto Selvagem então, Beatriz Azevedo procura abordar o manifesto em sua complexidade conceitual, política, formal, artística e cultural. Percorrendo seus 51 aforismos, nos quais o autor articula história, filosofia, antropologia, psicologia, economia, política, múltiplos temas e personagens, pretende-se ainda descobrir diálogos de Oswald com autores e textos, investigando as fontes por ele explicitadas (bem como sondar aquelas não aparentes), ao longo da exposição de ideias e princípios no Manifesto Antropófago. Nessa visada crítica, destacamos especialmente três pensadores que marcaram profundamente as formulações de Oswald de Andrade, a saber: Montaigne, Freud e Nietzsche.





Antropofagia: Palimpsesto Selvagem

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR