A autobiografia da minha mãe

A autobiografia da minha mãe Jamaica Kincaid




PDF -


Uma história de amor, medo, perda e formação de caráter, um relato da evolução de uma mulher negra caribenha escrito por uma das autoras mais habilidosas da literatura contemporânea.

Poderoso, perturbador e emocionante, este romance de Jamaica Kincaid conta a história de Xuela Claudette Richardson, filha de mãe caribenha e pai meio escocês e meio africano, moradora da ilha de Dominica. Sua mãe morre no parto, e a garota precisa então encontrar seu lugar no mundo sem o auxílio materno.

Kincaid conduz o leitor pela vida de Xuela com extrema habilidade literária: da casa de sua infância, onde ela podia ouvir o canto do mar, e da sala com telhado de zinco onde mora como estudante, até sua casa da velhice. Seu mundo é intensamente físico, cheirando a frutas maduras, enxofre e chuva; e ferve com sua tristeza, sua profunda simpatia por aqueles que compartilham sua história, seu medo do pai e sua solidão arrebatadora.

Com solenidade aforística, Kincaid explora todos os paradoxos desta história extraordinária, que, conclui Xuela, é ao mesmo tempo o testamento da mãe que ela nunca conheceu, da mãe que ela nunca se permitiu ser e dos filhos que ela se recusou a ter.

"Jamaica Kincaid nos brinda com uma reflexão assombrosa sobre a vida, escrita com a prosa mais bonita que podemos encontrar na literatura contemporânea."
The New York Times





A autobiografia da minha mãe

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A autobiografia da minha mãe (42)

ver mais
O DESPERTAR


O romance “A autobiografia da minha mãe”, de Jamaica Kincaid, relata, em primeira pessoa, da infância à maturidade, a vida de Xuela, “uma pessoa que nunca teve permissão para ser” e que também nunca permitiu se tornar. Marcada pela ausência desde cedo – perdera a mãe no momento em que esta a concebeu; o pai nunca lhe fora próximo –, precisou desenvolver, por meio de uma autoconsciência obstinada, estratégias de resistência em um mundo que a excluíra de todos os modos. Como não lhe b...