19º Concurso de Contos Luiz Vilela

19º Concurso de Contos Luiz Vilela Jocir Prandi




PDF - 19º Concurso de Contos Luiz Vilela


19º Concurso de Contos Luiz Vilela

O Concurso de Contos Luiz Vilela é hoje, pelo valor de seu prêmio, pela qualidade de suas comissões julgadoras e pelo prestígio que confere aos seus ganhadores, o mais conhecido e disputado concurso de contos do país. Sempre homenageando com seu nome o escritor Luiz Vilela, nascido em Ituiutaba, o concurso é uma promoção anual da Fundação Cultural de Ituiutaba, destinada a estimular a criação do conto e aberto a todos os escritores brasileiros, sejam eles inéditos ou já publicados, iniciantes ou já consagrados.

Em sua 19ª edição, entre mais de 1.400 concorrentes, foram selecionados 10, aqui publicados. Depois desse processo de seleção, os membros do júri escolheram o conto “Meu nome é qualquer um” como o grande ganhador do prêmio.

De autoria de Gustavo Fechus Monteiro, o conto é uma narrativa em primeira pessoa, em tom desabusado e cínico. A narradora é uma mulher, já com alguma idade, que vai repassando episódios de sua vida, num relato irônico que quer ser uma espécie de confissão. Embora a narrativa faça lembrar “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, a personagem, num tom de rancor, não pede nenhuma simpatia. Desnuda-se para melhor se esconder e, assim, expor o leitor ao jogo da sua própria reflexão. A beleza do conto e sua força brotam justamente dessa ambiguidade, já sugerida pelo título, “Meu nome é qualquer um”.

Somando-se ao vencedor, os outros 9 contos que integram esta antologia merecem atenção. Afinal, passaram por um difícil processo de seleção e têm a oferecer boas doses de emoção, de reflexão e de Literatura.





19º Concurso de Contos Luiz Vilela

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.