1822

1822 Laurentino Gomes




PDF - 1822


Edição ampliada e comemorativa pelo bicentenário da Independência

Obra traz capa dura e ensaios de Heloisa Murgel Starling, Jean Marcel Carvalho França e Jurandir Malerba

Quem observasse o Brasil em 1822 teria razões de sobra para duvidar de sua viabilidade como nação soberana. De cada três brasileiros, um vivia em regime de cativeiro. O medo de uma rebelião dos escravos tirava o sono da minoria branca. O analfabetismo era geral. De cada dez pessoas, só uma sabia ler e escrever. O isolamento e as rivalidades entre as províncias prenunciavam uma guerra civil, que poderia resultar na fragmentação territorial, a exemplo do que já ocorria nas vizinhas colônias da América Espanhola. Ao voltar para Portugal, no ano anterior, o rei dom João VI havia raspado os cofres públicos. O novo país nascia falido. Faltavam recursos para sustentar uma guerra contra os portugueses, que se prenunciava longa e sangrenta.

Este livro, agora apresentado aos leitores em edição ampliada e comemorativa do bicentenário da Independência, mostra como o Brasil, que tinha tudo para dar errado em 1822, acabou por se viabilizar e se consolidar por uma notável combinação de sangue, sacrifício, acasos, improvisos e senso de oportunidade de suas lideranças – em especial do mineralogista e professor José Bonifácio de Andrada e Silva – naquele momento de grandes sonhos e perigos. Ainda assim, passados duzentos anos, muitas das perguntas e dúvidas de 1822 permanecem sem resposta, a desafiar o futuro dos brasileiros.





1822

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos 1822 (1)

ver mais
Conheça o livro

Conheça o livro


Resenhas para 1822 (498)

ver mais
Carta ao autor


Brasília, 10 de novembro de 2010. Prezado Laurentino Gomes, Espero que possa perdoar minha ousadia em me dirigir a você para comentar minha leitura do seu último livro. Trata-se, claro, do 1822. No qual você se digna a relatar como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil um país que tinha tudo para dar errado. Antes de mais nada, aceite minhas sinceras e merecidas congratulações pela sua obra. Não falo, é evidente, a...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR