Viventes das Alagoas

Viventes das Alagoas Graciliano Ramos


Compartilhe


Viventes das Alagoas





No conjunto de crônicas Viventes das Alagoas, obra póstuma lançada em 1962, o autor denuncia a miséria em regiões outrora prósperas, terras aráveis entregues a animais, e uma população minguada, que às vezes vegeta em lastimável abandono.

-

Viventes das Alagoas é um livro reunindo crônicas, ensaios e outros textos de Graciliano Ramos, publicado em 1962.

A maior parte dos textos foi escrita por Graciliano para diversos jornais e revistas a partir de 1937, logo depois de sua experiência como preso político do Estado Novo. Já morando no Rio de Janeiro, colaborou com O Cruzeiro, Cultura Política (na seção Quadros e costumes do Nordeste, da qual foi retirado o maior volume de crônicas de Viventes), Diário de Notícias e A Tarde.

Completam o livro relatórios que Graciliano Ramos redigiu quando era prefeito de Palmeira dos Índios, substituindo a linguagem burocrática por uma observação irônica da administração pública.

Literatura Brasileira

Edições (6)

ver mais
Viventes das Alagoas
Viventes das Alagoas
Viventes das Alagoas
Viventes das Alagoas

Similares

(5) ver mais
Cartas
Linhas tortas
Viagem
Histórias Agrestes

Resenhas para Viventes das Alagoas (5)

ver mais
Viventes das Alagoas
on 4/3/12


Os mais sérios problemas do sertão discutidos em contos. Fala-se desde as festas carnavalescas à miséria e a seca que sofrem o povo de alagoas. Bastante descritivo, completamente descritivo, o autor não economiza no final da obra, ao trazer uma carta da administração pública ao Governador do Estado, com os orçamentos e as aplicações nos serviços prestados àquele povo. Lampião é muito recordado. Não lampião, o indivíduo, mas ao lampionismo referindo todos os que sucederam suas barbáries... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam3
Avaliações 3.8 / 80
5
ranking 18
18%
4
ranking 49
49%
3
ranking 31
31%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Marcos
cadastrou em:
08/10/2015 15:55:52
rafae]b]montenegro]f]
editou em:
09/09/2019 18:51:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR