Vamos discutir como a oralidade se constitui nas nossas práticas sociais cotidianas a partir das diferentes situações de comunicação, nas variadas mídias, eletrônicas e impressas. As reflexões propostas perpassam os diferentes gêneros discursivos, quer sejam artístico-literários quer sejam textos para estudo e pesquisa ou, ainda, textos que circulam na vida pública. Assim, esta disciplina oferecerá subsídios para o seu trabalho na etapa inicial da educação básica, seja na atuação direta em sala de aula ou na gestão escolar.
Na Unidade 1, intitulada Linguagem e oralidade, você terá acesso às diferentes concepções de linguagem e verá como a relação que estabelecemos com a linguagem não é mecânica, tampouco simples, mas acontece por identificação. Essas reflexões iniciais o ajudarão a entender as particularidades da oralidade e da escrita, assim como as influências de uma modalidade na outra, considerando que a oralidade é prática social que se apresenta a partir de diferentes gêneros textuais, inclusive os midiáticos. Nesta unidade, você também estudará as variedades linguísticas e como elas afetam o modo como falamos e escrevemos, bem como refletirá a respeito do preconceito linguístico que se instala a partir da identificação dos sujeitos com os diferentes modos de se produzir textos orais e escritos.
Essas discussões serão estendidas até a Unidade 2, Oralidade, que tratará da definição de oralidade e apresentará os elementos fonéticos e fonológicos da língua e tudo o que constitui a oralidade: os marcadores conversacionais presentes na fala, as entonações, as repetições, as pausas e os truncamentos. Já na Unidade 3, Manifestação da oralidade, você terá acesso aos diferentes modos de comunicação, às diferentes mídias e, consequentemente, às diferentes linguagens presentes nos mais variados e múltiplos gêneros de discurso que circulam em nossa sociedade.
A Unidade 4, Oralidade e ensino, será o canal para você relacionar todas as discussões propostas nas unidades anteriores às práticas de ensino, entendendo como a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica consideram a oralidade para a formação da criança na prática social e na relação com o digital.
Agora é com você! Venha refletir sobre as práticas de linguagem que acontecem nos diferentes contextos e nas situações sociais orais. Aproveite este livro e organize o seu aprendizado.
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