Leviatã

Leviatã Thomas Hobbes


Compartilhe


Leviatã (Folha Os Pensadores #29)





O “Leviatã”, publicado em 1651, durante o período de consolidação do estado-nação, foi considerado o marco teórico do absolutismo, regime no qual governante e governo se tornam indissociáveis, acumulando um poder acima da sociedade. Esta vinculação do texto ao regime político hegemônico na época mascara um aspecto revolucionário da obra de Hobbes, presente na ideia que o poder emana dos homens e não de Deus, como pregava a tradição.

Hobbes descreve um estado de natureza no qual todos são livres, mas estão dominados pelas paixões e ameaçados pela guerra de todos contra todos, o que inviabiliza a convivência. Um pacto, na forma de contrato social, torna possível a paz e o progresso, ao transferir para o estado e o soberano a função de reger com base em leis que visam ao bem comum.

Desta forma, Hobbes autentica o poder como um organismo, como um todo que ultrapassa a soma das partes, e predefine as formas de governo, representativas ou autoritárias, que surgiram depois.

Filosofia / Política

Edições (22)

ver mais
Leviatã
Leviatã
Leviatã
Leviathan

Similares

(50) ver mais
A Dignidade da Legislação
O Príncipe
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
O Príncipe

Resenhas para Leviatã (71)

ver mais
Lista de Livros: Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil,
on 24/12/13


“O que imaginarmos será finito. Portanto não existe qualquer ideia, ou concepção de algo que possamos denominar infinito. Nenhum homem pode ter em seu espírito uma imagem de magnitude infinita, nem conceber uma velocidade infinita, um tempo infinito, ou uma força infinita, ou um poder infinito. Quando dizemos que alguma coisa é infinita, queremos apenas dizer que não somos capazes de conceber os limites e fronteiras da coisa designada, não tendo concepção da coisa, mas de nossa própria... leia mais

Estatísticas

Desejam508
Trocam30
Avaliações 3.8 / 1.184
5
ranking 29
29%
4
ranking 35
35%
3
ranking 29
29%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

51%

49%

denis.caldas
cadastrou em:
05/05/2022 05:59:31
Albert
editou em:
04/06/2022 08:38:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR