Jornalismo em Tempo Real

Jornalismo em Tempo Real Sylvia Moretzsohn


Compartilhe


Jornalismo em Tempo Real


O fetiche da velocidade




O tempo do mercado financeiro dita a regra: rush or perish - a rapidez é a condição da sobrevivência, sem que, entretanto, se saiba em que sentido é preciso ser rápido. Mas o jornalismo do "tempo real" esconde a crítica e encobre a lógica do capital: ao contrário, celebra a "nova utopia tecnológica" representada pela internet e sua possibilidade de interligar o mundo com informações instantâneas e em fluxo contínuo.

Este livro propõe exatamente realizar essa crítica, tomando por base os conflitos presentes na tradicional promessa do jornalismo de dar "a verdade em primeira mão". Assim, divide o lema em duas partes para depois cruzá-las novamente, extraindo daí uma síntese que busca outra qualidade para o trabalho jornalístico. Primeiro, analisa o contexto no qual se constitui a percepção de "aceleração do tempo", que a imprensa, consolidando-se como atividade industrial, ajuda a sedimentar. Em seguida, trata dos princípios e métodos segundo os quais o jornalismo pretende cumprir o ideal iluminista de "dizer a verdade", demonstrando como esse ideal é sistematicamente traído diante das condições reais de produção - que, na era do "tempo real", funcionam de acordo com a valorização da informação instantânea. Retomando um conceito clássico da teoria marxista, expõe as implicações contidas na definição da notícia como mercadoria e conclui que a velocidade é um fetiche reproduzido sistematicamente pelo jornalismo, expresso exemplarmente num comentário de Luís Fernando Veríssimo: "vivemos num tempo maluco em que a informação é tão rápida que exige explicação instantânea e tão superficial que qualquer explicação serve".

O texto não se insere, porém, na concepção apocalíptica que permeia boa parte dos estudos críticos da chamada "sociedade da informação". Ao contrário, busca na análise das condições de produção caminhos para a recuperação do sentido de mediação da imprensa, com tudo o que ela proporciona como perspectiva de intervenção na realidade social e como possibilidade transformadora.

Edições (1)

ver mais
Jornalismo em Tempo Real

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 13
5
ranking 8
8%
4
ranking 69
69%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%